A equipa da 2ª Jornada da Liga 23/24

-

A segunda jornada da Primeira Liga voltou a trazer golos, eficácia ofensiva e dificuldades para os “três grandes”, que acabaram por resolver os problemas, com maior ou menor aflição, e dominam o “onze” GoalPoint Ratings da semana, com cinco elementos. Destaque também para dois do sector mais recuado de um Famalicão que foi “encostado”, mas somou um ponto.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 2

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-2-Primeira-Liga-202324-1-infog

Luiz Júnior 7.0 

O Famalicão foi muito pressionado em casa ante o Moreirense, em jogo praticamente de sentido único, e o guardião brasileiro foi fundamental para o nulo final, com três defesas um golo evitado (defesas – xSaves) e três cruzamentos recolhidos.

GoalPoint-2023-08-21-Famalicao-Moreirense-Home-Luiz-Júnior-Primeira-Liga-202324-MVP

Bruno Wilson 6.9 

Jogo louco em Vizela, com quatro golos, futebol de ataque e muito trabalho para Bruno Wilson, que além de dois remates e 91% de eficácia de passe (68 certos em 75, ambos máximos), acertou as seis entregas longas, realizou cinco variações de flanco e acumulou dois bloqueios de remate.

GoalPoint-2023-08-20-Vizela-Arouca-Home-Bruno-Wilson-Primeira-Liga-202324-MVP

Kialonda Gaspar 7.5

O central angolano foi o principal responsável pelas dificuldades ofensivas do Benfica, terminando com 16 acções defensivas, entre elas dois cortes decisivos e nove alívios (valor mais alto da ronda).

Otávio Ataíde 7.0

A pressão do Moreirense em Famalicão obrigou Otávio a trabalhos redobrados. Ao todo acumulou incríveis 17 acções defensivas, com destaque absoluto para seis bloqueios de remate (!), quatro intercepções e até um corte decisivo. Estupendo.

GoalPoint-2023-08-21-Famalicao-Moreirense-Home-Otávio-Ataide-Primeira-Liga-202324-MVP

Gonçalo Borges 7.2
MVP do #FCPSCF

Entrou apenas aos 67 minutos, mas a tempo de ser decisivo. O jovem ala fez por justificar mais tempo de jogo com uma exibição fulgurante e decisiva. Primeiro caiu no flanco esquerdo e deu outra vida ao ataque portista, mas foi na direita que assistiu Marcano para o 2-1 final. Borges criou, ainda, duas ocasiões flagrantes, cinco passes para remate (máximo da jornada em menos minutos que outros concorrentes), cinco cruzamentos (dois eficazes), quatro passes progressivos e 24 acções com a bola.

João Marques 7.6
MVP do #EPFRAFC

Excelente triunfo “canarinho”, sob a batuta do médio de 21 anos. João Marques fez uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização, um passe de ruptura e ainda acumulou quatro acções defensivas no meio-campo contrário e outros tantos desarmes. É o único jogador da Liga com tantas eleições MVP como jornadas disputadas.

Orkun Kökçü 8.4
MVP do #SLBCFEA

Que jogo do médio turco, a mostrar, finalmente, todas as credenciais que levaram o Benfica a gastar muito dinheiro na sua contratação. Além de três remates, todos de fora da área, criou duas ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização (máximo, do jogo e da jornada), realizou um passe de ruptura, 17 progressivos (máximo da jornada) e cinco super progressivos, acumulou o máximo de acções com bola (109), além de quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três bloqueios de passe.

Nélson da Luz 6.9
MVP do #VSCGVFC

O Vitória soma e segue só com triunfos e Nélson da Luz foi a estrela do dérbi com o Gil Vicente. O extremo entrou aos 73 minutos para revolucionar o jogo, marcar um excelente golo e acertar 15 dos 16 passes realizados.

Rafa Silva 8.4

A parte final do jogo de Rafa justifica a nota alta. O extremo fez o 2-0, ainda acertou no ferro, realizou seis remates, dois enquadrados, três passes para finalização, acumulou nove acções com bola na área contrária, recebeu 22 passes progressivos, fez quatro conduções progressivas e duas super progressivas. A ocasião flagrante desperdiçada impedem uma nota mais elevada.

David Neres 8.2 

Na primeira parte na Luz já se sentia que este seria um jogo para Neres, mas este só foi lançado aos 69 minutos. Tempo suficiente para destruir por completo a defesa dos da Reboleira, com duas assistências em quatro passes para finalização, apenas um passe falhado, três dribles completos em cinco, cinco conduções progressivas e três super progressivas.

Paulinho 8.6 MVP semanal 👑
MVP do #CPACSCP

Uma noite para mais tarde recordar, mais uma neste arranque de Liga. Autor de dois golos – já tinha sido decisivo na ronda inaugural -, o dianteiro soltou as “amarras” e tem aproveitado a chegada de Gyökeres para se mostrar na plenitude de todas as suas qualidades e marcar golos. Marcou primeiro numa excelente finalização (num lance em que estava em posição irregular, mas que apenas foi esclarecido no final do encontro) e não perdoou na fase de maior aperto. Pelo meio, desperdiçou duas ocasiões flagrantes que acabaram por ter “peso” na nota final. Somou cinco remates (três enquadrados), sete passes progressivos, 38 acções com a bola (quatro no interior da área adversária) w duas conduções progressivas.

Outros jogadores à porta do “onze”

Samu (Vizela) 7.6

Clayton Silva (Casa Pia) 7.2

Ángel Di María (Benfica) 7.2

Wenderson Galeno (Porto) 7.1

Alan Guimarães (Moreirense) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 2ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA PORTUGAL 23/24 | J2SUMGPRMVPPASXG
1-2
2-1
2-4
1-4
2-0
2-0
2-1
2-2
0-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.