Em semana de lançamento do (muito aguardado e não menos polémico) Football Manager 2026, nada como associar o tema a um dos jogadores-revelação mais surpreendentes da nossa Liga, Sidny Cabral. O jovem cabo-verdiano (com bilhete marcado para o próximo Mundial) chegou sem grande alarido à Amadora no Verão mas cedo “apitou” no radar do nosso Antunes, sendo que findas 10 jornadas já “apita” por todo o lado, mesmo sem recurso aos dados, sobretudo após o “hat-trick” frente ao Casa Pia, destacando que falamos de um… lateral.
[ Sidny Cabral já “apitava” bem cedo, nos alertas GoalPoint ]
#AntunesResponde | Agora sim, o pedido certo: Assistências Esperadas + (diferença entre Golos Marcados e Esperados), por jogador (top-20 + último da lista):
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 9, 2025
4.07 🥇 Trincão 🇵🇹 (SCP)
4.03 🥈 Clayton Silva 🇧🇷 (RAFC)
3.55 🥉 Sidny Cabral 🇨🇻 (CFEA)
3.33 ◉ Alfonso Trezza 🇺🇾 (ARO)… https://t.co/3ELmAzTL8Q pic.twitter.com/rDgI32Nyxz
Sidny Cabral sob os holofotes
Afinal quem é Sidny Cabral, o Jogador da Semana GoalPoint da décima jornada? Sidny é filho de pais cabo-verdianos mas nasceu em Roterdão e começou a jogar futebol no Twente. Ainda nos sub-21 transferiu-se para os suecos do Helsingborgs, mas não ficou muito tempo, passando depois pelos alemães do Erfurt e recentemente no Viktoria Köln, do terceiro escalão germânico. Clubes modestos que não esconderam o seu potencial dos “olheiros” do Estrela. No início da época 2025/26 transferiu-se para o Estrela da Amadora, a custo-zero e tem dado cartas na nossa Liga desde então, com um dos laterais com melhores indicadores na prova.
[ O statscard da época de Sidny na Liga até ao momento ]

Nesta altura leva quatro golos e duas assistências, sendo o lateral mais goleador do campeonato. A sua qualidade nota-se na forma como parte para cima dos adversários sem medo, qual extremo, apoiado numa boa técnica e potência física que aplica com a mesma qualidade, quer no flanco direito, quer no esquerdo. E ainda é o marcador das bolas paradas do Estrela, já com tentos de grande penalidade e livre directo.
[ O grande golo de livre que marcou ao Alverca ]
Nestas dez jornadas, Sidny tem acumulado alguns indicadores estatísticos impressionantes, entre laterais com mais de 450 minutos disputados na Liga (metade do total possível), em especial ofensivas, as quais passamos a escalpelizar:
Melhor marcador entre laterais, com quatro tentos, contando ainda com duas assistências;
Peso grande nos golos do Estrela da Amadora, contribuindo para 50% dos tentos (G+A) apontados pelos homens da Reboleira consigo em campo (valor mais alto entre laterais);
Quinto lateral (primeiro fora dos três “grandes”) com mais acções com bola na área contrária por 90 minutos (2,4);
[ Acções com bola de Sidney nas na áreas contrárias ]

Lateral com mais remates por 90 minutos (2,6);
Lateral com mais remates de bola corrida por 90 minutos (1,2);
[ Todos os remates de Sidny na Liga até ao momento ]

Segundo lateral com mais passes para finalização (1,7), atrás apenas do bracarense Leonardo Lelo;
Quarto lateral com mais ocasiões flagrantes criadas (0,4);
Lateral com mais cruzamentos de bola corrida (5,9), com excelentes 29,3% de eficácia;
[ Os cruzamentos de Sidny Cabral ]

Quarto lateral com mais conduções progressivas (2,6) e terceiro com mais conduções super progressivas (0,6);
[ Conduções progressivas (à esquerda) e super progressivas de Sidny ]




