AINDA não foi desta que o FC Porto acabou com a maldição sempre que defronta clubes ingleses. Rezam os números que em 23 deslocações a solo inglês, os “azuis-e-brancos” contabilizam 20 derrotas e apenas três empates. Na noite desta terça-feira, os portistas foram eliminados pelo Arsenal, num duelo em que voltaram a exibir-se de forma personalizada, organizada e corajosa. A equipa não abalou quando Trossard empatou a eliminatória, deixou os líderes da Premier League quase sempre desconfortáveis e com os nervos em franja. A resistência dos comandos de Sérgio Conceição perdurou até aos castigos máximos, altura em que Wendell e Galeno viram Raya agigantar-se e “roubar” o sonho dos quartos-de-final ao conjunto lusitano. O Arsenal não chegava aos quartos-de-final há 14 anos.
Suor, organização, coragem e… castigo máximo!
Durante 40 minutos, o FC Porto deu sequência ao que tinha feito no duelo no Dragão, anulou os principais pontos fortes do Arsenal – as combinações entre Ben White e Saka, as incursões de Rice ou os lances de bola parada “made in” laboratório de Arteta -, depois disso, os da Invicta começaram a soltar-se para o ataque, ao minuto 22, Evanilson viu Raya roubar-lhe a glória, pouco depois, o guardião espanhol voltou a estar atento e cortou um centro perigoso de Galeno.
🇪🇺 23' | 🏴 Arsenal 0-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Gunners entraram melhor mas dragões responderam com 4 remates nos últimos 7 minutos!#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/DBJdKD2lKn
Sem ideias e amarrado às teias lançadas por Sérgio Conceição, o emblema londrino colou-se ao génio de Martin Ødegaard. O médio norueguês descobriu uma linha de passe que desmontou a defensiva contrária e assistiu Trossard para o golo que empatava a eliminatória.
🇪🇺 41' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Trossard empata tudo!
Belga já estava a ser o melhor em campo e aproveita um grande passe de Ødegaard#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/hzr5kZEiHW
Trossard a empatar a eliminatória
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 1 x 0 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/ozqDoQD623
O internacional belga era a peça com maior relevo nesta fase com um GoalPoint Rating de 7.4. Além do golo, orquestrou três passes para remate, contabilizou 21 acções com a bola, dois duelos conquistados, cinco perdidos e três acções defensivas. Nos “azuis-e-brancos”, João Mário era quem tinha a melhor nota, um GoalPoint Rating de 5.5.
🇪🇺 INTERVALO | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
🔵 Dragão começou bem e com bola
🔴 Futebol envolvente dos gunners fez estragos
🟡 Jogo com algum equilíbrio#UCL #AFCFCP #ChampionsLeague #ChampionsEleven pic.twitter.com/5HVSK8sIJK
🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
GoalPoint Ratings #FCP @ 45’
🥇 João Mário 🇵🇹 5.5 🔝
🥈 Wendell Borges 🇧🇷 5.4
🥉 Alan Varela 🇦🇷 5.4
🔻 Otávio Ataíde 🇧🇷 4.6#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/aBklYVkurc
A formação portuguesa serenou os ânimos nos balneários e regressou para a segunda etapa com personalidade, subiu o bloco e foi rondado o alvo sem, no entanto, criar lances perigosos.
🇪🇺 55' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Em 55 minutos o FCP já ultrapassou a sua média de passes longos em jogos desta Champions
Leva 41, com apenas 19 eficazes#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/g4HN8LKfsC
Paulatinamente, os anfitriões começaram a ter mais a bola e dominaram a fase seguinte, Ødegaard ainda festejou aos 67 minutos, mas o lance foi anulado por falta de Havertz sobre Pepe. Três minutos volvidos, Francisco Conceição conduziu um contra-ataque e obrigou Raya a intervenção apertada. Na recta final, os “gunners” fizeram de tudo para carimbarem o acesso aos quartos-de-final, mas Diogo Costa foi enorme aos 83 e 84 minutos.
DIOGO COSTA 🔥
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 1 x 0 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/mWfoXmjrkU
Com tudo empatado, a eliminatória ganhou um período extra. Trossard continuava a ser o melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.6. Na turma portista, Wendell exibia-se com um remate, 11 duelos ganhos, sete recuperações de posse e 15 acções defensivas – máximo da noite – e um rating de 6.5.
🇪🇺 90' | 🏴 Arsenal 🆚 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
🔵 Dragão bate-se de igual para igual e vai a prolongamento
🔵 #FCP perigoso nos contra-ataques
🔴 Gunners pressionaram no final
📊 Ratings e Stats em https://t.co/QZuwKyufuG #UCL #AFCFCP #ChampionsLeague #ChampionsEleven pic.twitter.com/YYSfkXUagQ
🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
GoalPoint Ratings #FCP @ 90’
🥇 Wendell Borges 🇧🇷 6.5 🔝
🥈 Alan Varela 🇦🇷 5.9
🥉 Francisco Conceição 🇵🇹 5.9
🔻 Otávio Ataide 🇧🇷 4.4#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/0Zz01WuLF2
A primeira parte do prolongamento passou num ápice. Taremi tirou as medidas à baliza, mas o remate saiu ao lado e a partida voltou a aquecer após um empurrão de Havertz a Sérgio Conceição.
O Havertz não veio para fazer amigos 😨
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 1 x 0 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/ZMxnkSWEU6
Não obstante o cansaço, o FC Porto demonstrou coesão, organização, coragem e sangue-frio, frieza atestada na forma como Otávio cortou um remate de Saka na área. A eliminatória continuou empatada e tudo ficou por resolver na marca dos 11 metros. Na conversão das grandes penalidades, Ødegaard abriu o “score”, Pepê não tremeu, Havertz bateu a oposição de Diogo Costa, Wendell rematou com força, mas Raya adivinhou o lado defendeu e ainda contou com a ajuda dos ferros. Saka colocou os ingleses na dianteira, Grujić deu vida aos “dragões”, Rice acertou com o alvo e Raya voltou a superiorizar-se, desta feita ao deter a tentativa de Galeno.
O Arsenal festejou a passagem aos “quartos”, ao passo que o FC Porto caiu de pé na capital inglesa. Nesta fase da prova milionária, os portistas nunca venceram um duelo fora de portas, somando dez derrotas e quatro empates.
Raya herói em Londres
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 1 x 0 @FCPorto (4-2 a.p.)#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/rWimoPW1G2
[ O Porto esperou pelo Arsenal e lançou velozes contra-ataques ]
MVP GoalPoint: Leandro Trossard 👑
Durante os mais de 150 minutos que durou esta eliminatória, o belga foi o único elemento a encontrar o antídoto para ultrapassar a muralha portuguesa. O dianteiro destacou-se com um remate, quatro passes para remate, cinco cruzamentos (três eficazes), 33 acções com a bola, três das quais na área contrária, venceu três duelos, perdeu sete, sofreu duas faltas e atingiu as 11 perdas de bola. Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.6.
🏴 Arsenal 🆚 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Melhor do #FCP (até agora)? ⭐️#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR #RatersGonnaRate
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Arsenal
David Raya 7.6
O espanhol foi o herói da noite para os londrinos com duas grandes penalidades defensivas no desempate. Terminou o jogo com três defesas e 24 passes certos em 30 tentados (eficácia de 80%).
Saka 7.0
Vai ter pesadelos com a sombra de Wendell. Apesar da feroz marcação do brasileiro, o extremo inglês teve o mérito de nunca ter desistido e concluiu o jogo com quatro remates, uma ocasião flagrante criada, 14 passes progressivos recebidos (máximo da noite), 11 acções com a bola na área (mais um recorde), venceu 11 duelos, perdeu dez, acumulou cinco conduções progressivas, dois dribles eficazes em cinco feitos, 29 perdas de bola, seis desarmes sofridos e quatro faltas sofridas.
🇪🇺 120' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Os principais duelos do jogo nos 120 minutos
Agora vêm os duelos com os guarda-redes#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/w3Brp7rbzw
Ben White 6.8
Bom jogo do defesa polivalente, autor de um remate, quatro passes progressivos, 108 acções com a bola, cinco recuperações de posse, 15 perdas e dez acções defensivas.
Destaques do Porto
Wendell 6.7
Atravessa um excelente momento de forma, tendo apenas pecado nesta eliminatória no castigo máximo que falhou. Foi o “polícia” de Saka e saiu de cena com um remate, 14 duelos ganhos, oito perdidos, sete recuperações de posse, 17 perdas de bola e espectaculares 19 acções defensivas.
🏴 Arsenal 🆚 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Tal como na 1ª mão, Wendell Borges 🇧🇷 foi o melhor do FCP e ganhou a maioria dos duelos, mas perdeu talvez o mais importante, com Raya#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Vv1pCW0hSO
🇪🇺 72' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Wendell lidera em:
🔸 Desarmes: 6
🔸 Intercepções: 5
🔸 Recuperações posicionais: 6
🔸 Duelos ganhos: 10
🔸 Dribles eficazes: 2#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/i9T6v8OtET
Alan Varela 5.9
Traído por uma lesão muscular na fase final da segunda parte. O argentino voltou a ser o esteio portista com seis recuperações de posse, quatro perdas, oito acções defensivas e apenas três passes falhados em 29 feitos.
Francisco Conceição 5.9
Nunca se escondeu e foi uma importante válvula de escape, a defender, foi uma boa “muleta” para a linha defensiva. O camisola “10” registou três remates, 100% de eficácia em 11 passes realizados, 26 acções com a bola, cinco das quais na área contrária, três duelos ganhos, sete perdidos, quatro conduções progressivas, três super progressivas, três recuperações de bola e duas perdas.
🇪🇺 90' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Francisco Conceição perdeu apenas 2 vezes a bola em 90 minutos e 25 ações#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/B1NS3ADPEo
João Mário 5.8
Responsável por um passe para remate, oito duelos conquistados, três perdidos, três conduções progressivas, cinco recuperações de bola, oito perdas e três desarmes sofridos.
Pepe 5.7
No dia em que se tornou no jogador mais velho, com 41 anos e 26 dias, a marcar presença num jogo dos oitavos-de-final da Champions, esteve num bom plano com seis acções defensivas, uma falta sofrida, sete recuperações de posse, dez perdas e dez passes falhados em 46 realizados – eficácia de 78%.
Pepe 🍷 41 anos de idade, muitos anos de Champions 😏
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 0 x 0 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/WyKBntZkL3
🥊 Jogos entre Porto 🇵🇹 e Arsenal 🏴 foram os 2 com mais faltas nesta edição da #ChampionsLeague
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
No total foram 74 faltas, 36 no Dragão e 38 no Emirates!#UCL #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/e6x3naCATy
Galeno 5.6
Um dia após ter sido chamado por Dorival Júnior para os próximos compromissos da selecção brasileira, o “senhor Champions” protagonizou um remate, quatro cruzamentos – apenas um eficaz -, 49 acções com a bola, oito duelos conquistados, nove perdidos, três recuperações de bola e 21 perdas da posse.
Diogo Costa 5.6
Esteve em foco no período de maior ascendente do Arsenal, terminou o encontro com três defesas e 12 passes falhados em 53 realizados (eficácia de 77%). Não conseguiu defender nenhuma das quatro penalidades cobradas pelos jogadores dos “gunners”.
🇪🇺 55' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Em 55 minutos o FCP já ultrapassou a sua média de passes longos em jogos desta Champions
Leva 41, com apenas 19 eficazes#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/g4HN8LKfsC
Evanilson 5.2
Muito rematador, com quatro tentativas, pecou no momento da finalização. Venceu sete duelos, perdeu seis, totalizando 34 acções com o esférico.
Evanilson a ver se Raya estava atento 😮💨
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) March 12, 2024
🤩 @ChampionsLeague | @Arsenal 0 x 0 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/3vBJg0M38w
Otávio Ataide 4.3
Acusou algum nervosismo, mas foi ganhando confiança com a passagem dos minutos. No capítulo do passe, em 58 tentativas, desperdiçou 23 (eficácia de 60%), sendo que oito foram de risco, num total de 29 perdas da posse. Recuperou a bola por seis vezes, sofreu três desarmes e acumulou sete acções defensivas.
🇪🇺 90+2' | 🏴 Arsenal 1-0 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2024
Otávio atingiu os 20 passes falhados no jogo de hoje
Está a 1 do recorde desta Champions para centrais#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #AFCFCP #ARSFCP #ARSPOR pic.twitter.com/dbQFTHrnE0