Jogo empolgante no Estádio da Luz referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, entre Benfica e Braga. Os “encarnados” levaram a melhor por 3-2, numa partida com cinco golos, reacções, uma reviravolta e tentos de belo efeito. Poucos foram os momentos parados neste desafio e o golo espreitou sempre junto das duas balizas, mas no final foram as “águias” a sorrir.
Emoção do início ao fim
O Benfica começou melhor, pressionante, mas não demorou muito até o Braga assentar o seu jogo e criar perigo. Logo aos sete minutos, Víctor Gómez obrigou Trubin a uma enorme defesa, mas o ucraniano nada pôde fazer no canto subsequente, com Zalazar a rematar, a bola a sofrer um desvio em João Mário e a entrar.
🏆🇵🇹 22' | Benfica 0-1 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
Uma ação na área do SLB bastou para o Braga chegar ao golo
Encarnados já levam 6 #TaçaDePortugal #SLBSCB pic.twitter.com/pA628KPCNX
O Braga passou a controlar as incidências e a cortar com grande competência as linhas de passe dos “encarnados”, impedindo que a construção dos homens da casa fosse efectiva. Contudo, o minuto 42. Orkun Kökçü descobriu Rafa, este isolou-se e não perdoou perante Lukáš Horníček. Os minhotos sentiram o toque e, dois minutos volvidos, grande golo de Arthur Cabral, a trabalhar bem sobre Serdar e a rematar forte por entre as pernas do guardião bracarense. Estava consumada a reviravolta.
O melhor ao intervalo era Rafa. O atacante benfiquista registava um GoalPoint Rating de 7.0, com um golo, cinco passes progressivos recebidos e dois dribles completos em três. De negativo três desarmes sofridos e três maus controlos de bola.
🏆🇵🇹 INTERVALO | Benfica 2-1 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
🟡 Zalazar assustou a Luz bem cedo
🟡 Rafa e Arthur Cabral protagonizaram a reviravolta súbita, em cima do intervalo#TaçaDePortugal #SLBSCB pic.twitter.com/m8je1vG1WW
🏆🇵🇹 Benfica 2-1 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Rafa Silva 🇵🇹 7.0 🔝
🥈 Orkun Kökçü 🇹🇷 6.9
🥉 João Neves 🇵🇹 6.3
🔻 Abel Ruiz 🇪🇸 4.2#TaçaDePortugal #SLBSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/6a5nwxBFEj
O segundo tempo com um grande golo do Braga, de novo por Zalazar, a rematar muito colocado, com a bola a embater ainda na barra antes de entrar. Só dava Braga, só que aos 70 minutos, contra a corrente de jogo, Arthur Cabral fez uma assistência primorosa de calcanhar para um belo remate cruzado de Aursnes. Benfica de novo na frente e agora com o jogo mais tranquilo.
A entrada de Florentino permitiu a Neves e Kökçü subirem no terreno e receberem a bola sem a pressão dos médios contrários e os “encarnados” controlaram as incidências até final, garantindo, assim, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
[ Benfica um pouco mais subido que o Braga ]
MVP GoalPoint: Rodrigo Zalazar 👑
Na Liga foi “réu” frente ao Benfica, com um erro que redundou no golo que decidiu o jogo. Agora, na Luz, o uruguaio foi o melhor em campo, com dois golos, o segundo verdadeiramente espectacular. Com um GoalPoint Rating de 8.5, Zalazar foi o mais rematador do jogo, com seus disparos, cinco enquadrados, recuperou oito vezes a posse, fez quatro desarmes e três bloqueios de passe. Uma noite agridoce para o médio, que saiu derrotado.
🏆🇵🇹 48' | Benfica 2-2 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
GOLAÇO!
Mais uma vez na sequência de um canto, Rodrigo Zalazar bisa com um tiraço
Os 2 remates de 0,02 xG que fazem o score do Braga neste momento 👇#TaçaDePortugal #SLBSCB pic.twitter.com/md1NbqNwCX
🏆🇵🇹 Benfica 🆚 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
Rodrigo Zalazar 🇺🇾 alimentou o sonho bracarense com 2 golos de fora da área e uma bela exibição ⭐️#TaçaDePortugal #SLBSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/07DkHfVBGi
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Benfica
Arthur Cabral 8.2
O brasileiro convenceu finalmente a plateia da Luz, com uma exibição de gala a empolgar os adeptos. Primeiro marcou um grande golo, após deixar para trás Serdar, e na segunda parte fez uma assistência de calcanhar para o tento decisivo de Aursnes. Registou sete acções com bola na área contrária e completou as quatro tentativas de drible, ambos máximos.
🏆🇵🇹 62' | Benfica 2-2 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
Arthur Cabral teve sucesso nos 4 dribles que tentou até agora
Tem mais do que toda a equipa do Braga (3/16), curiosamente#TaçaDePortugal #SLBSCB pic.twitter.com/Z8tmo9Z8yv
🏆🇵🇹 Benfica 🆚 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
Arthur Cabral 🇧🇷 marcou e assistiu de forma brilhante e saiu debaixo de uma enorme ovação#TaçaDePortugal #SLBSCB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/5LSnLimatw
Rafa Silva 6.9
O melhor elemento da primeira parte. Rafa fez um belo golo, ao seu jeito, isolando-se em grande velocidade. Terminou com oito passes progressivos recebidos e duas conduções super progressivas. Os três desarmes sofridos e os quatro maus controlos de bola afectam-lhe a nota.
Kökçü 6.8
Grande passe do turco para o empate de Rafa Silva. Kökçü enquadrou dois de três remates, criou uma ocasião flagrante e um passe de ruptura (ambos para a assistência), completou duas de três tentativas de drible e fez três intercepções.
Morato 6.7
Não lhe peçam para dar profundidade ao flanco esquerdo do Benfica, mas a verdade é que foi dele a assistência para o golo de Arthur. O brasileiro terminou com cinco desarmes, máximo a par de António Silva.
Otamendi 6.6
É verdade que falhou cinco passes de risco, o máximo do jogo, mas somou incríveis sete conduções progressivas e acumulou oito acções defensivas.
Aursnes 6.6
Belíssima partida do norueguês, coroada com um bom golo. Aursnes completou as duas tentativas de drible e fez oito recuperações de posse.
João Neves 6.6
O pêndulo do costume. Neves acertou 58 dos 61 passes que fez (95%), acumulou o máximo de acções com bola (82), completou duas de três tentativas de drible, fez nove recuperações de posse, três desarmes e outras tantas intercepções.
António Silva 6.2
Bem pelo ar, com dois duelos aéreos defensivos ganhos em três, somou cinco desarmes. Arriscou pouco nas subidas no terreno.
🏆🇵🇹 86' | Benfica 3-2 Braga
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 10, 2024
António Silva venceu 8 dos 10 duelos que disputou no jogo#TaçaDePortugal #SLBSCB pic.twitter.com/6pjVElqhjU
Destaques do Braga
Horníček 6.3
O guardião checo teve de se aplicar e terminou o encontro com quatro defesas.
Ricardo Horta 6.0
Um dos mais esclarecidos dos minhotos, teve, no entanto, de se aplicar em tarefas defensivas, terminando com quatro desarmes e o máximo de acções defensivas no meio-campo contrário (5) e alívios (7).