Benfica 🆚 Estoril | Águia renovada dá conta do recado

-

O Benfica mexeu bastante no “onze” e deu uma imagem diferente nesta recepção ao Estoril Praia, vencendo por 3-1, em grande parte devido a uma etapa complementar sólida, sem tantos erros defensivos e com um futebol mais solto. Os “canarinhos” deram luta, em especial na primeira metade, chegaram a empatar a contenda, mas os “encarnados” conseguiram chegar ao descanso em vantagem, o que lhes proporcionou um resto de jogo relativamente descansado.

GoalPoint-2024-03-10-Benfica-Estoril-Primeira-Liga-202324-Ratings

Alguns momentos de qualidade ofensiva

O Benfica começou bem o jogo, pressionante e a realizar boas combinações de ataque, e marcou no segundo remate que fez, em cima do primeiro quarto-de-hora, num fantástico pontapé de Kökçu. Logo a seguir, Dani Figueira negou o 2-0 a João Mário, em mais uma excelente iniciativa colectiva das “águias”, mas os visitantes empataram aos 22 minutos, num pontapé indefensável de Rodrigo Gomes.

Os “encarnados” sentiram o tento forasteiro e perderam a tranquilidade, deixando de conseguir transições ou mesmo construir lances de ataque organizado, com muitas perdas de bola no “miolo” e ausência de remates entre os minutos 19 e 42. Aliás, foi perto do intervalo que os da Luz voltaram a assentar o seu jogo, chegando ao 2-1 nos descontos, por Marcos Leonardo, de cabeça, assistência de Tiago Gouveia.

O melhor em campo era, ainda assim, o turco Kökçü, com um GoalPoint Rating de 6.7, fruto de um grande golo, três remates, um enquadrado, um passe para finalização e dois desarmes.

O Benfica reentrou mandão, mais tranquilo e quase sem dar hipóteses aos “canarinhos” para atacarem, e logo aos 49 minutos, Tiago Gouveia recebeu de Kökçü, progrediu e rematou cruzado para 3-1, marcando à sua antiga equipa. Um golo que teve o condão de pausar um pouco o jogo, com as “águias” a esperarem um pouco mais pelo Estoril Praia, que passou a atacar mais e a procurar o golo.

Como consequência, o Benfica passou a ter mais espaços e, em cima do minuto 90, David Neres atirou com estrondo à barra, numa fase final bem animada do jogo.

[ O Benfica foi dominador e jogou bem subido no terreno ]

GoalPoint-2024-03-10-Benfica-Estoril-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Orkun Kökçü 👑

O turco encheu o campo e começou a ameaçar bem cedo. Com alguma liberdade de movimentos, Kökçü marcou um grande golo a abrir e depois espalhou classe, com quatro remates, uma assistência em quatro passes para finalização (máximo), oito passes progressivos recebidos  e sete recuperações de posse. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.7.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Benfica

Tiago Gouveia 7.1

Titular contra a sua antiga equipa, o extremo esteve muito bem, embora em alguns momentos tenha decidido mal. Porém, quando acertou foi decisivo. Autor de um golo, fez uma assistência e contribuiu defensivamente com quatro desarmes.

Aursnes 7.1

O norueguês não desilude e voltou a estar em grande nível, começando a partida a lateral-esquerdo. Aursnes criou duas ocasiões flagrantes nos dois únicos passes para finalização que realizou e completou as três tentativas de drible.

Tomás Araújo 6.7

O jovem central deu boa contra do recado. Acertou 86 de 92 passes (93%), fez nove passes progressivos, 106 acções com bola, ganhou cinco de oito duelos aéreos defensivos, somou o máximo de recuperações de posse (13) e acumulou 11 acções defensivas.

António Silva 6.5

Ao seu lado, António Silva voltou a estar sólido, com apenas três passes falhados em 83, 96 acções com bola e oito acções defensivas, entre elas um corte decisivo.

Florentino 6.5

A presença de “Tino” de início dá estabilidade defensiva extra aos “encarnados”. O médio acumulou o máximo de passes certos (99) e tentados (105), assinou o máximo de acções com bola (120), fez três desarmes, outras tantas intercepções e quatro acções com bola no meio-campo contrário. 

Trubin 6.2

O ucraniano teve algum trabalho e fez cinco defesas, evitando um golo (0,8, defesas – xSaves).

Marcos Leonardo 6.2

O brasileiro foi titular pela primeira vez na Liga e marcou um golo que foi muito importante para o triunfo benfiquista, trazendo a equipa tranquila para a segunda parte. Marcos fez quatro remates, todos enquadrados, e falhou uma ocasião flagrante.

Destaques do Estoril Praia

Mateus Fernandes 6.0

Bom jogo do médio, em especial a defender, com sete recuperações de posse e cinco desarmes, um dos máximos. 

Wagner Pina 5.5

O ala teve de trabalhar bastante e fez também cinco desarmes, além de dois bloqueios de remate. Tentou oito vezes o drible e teve sucesso em metade.

Rodrigo Gomes 5.4

O autor do golo estorilista. Rodrigo começou muito bem, terminou com quatro intercepções, mas foi-se apagando. Destaque negativo para 24 perdas de posse, quatro delas no primeiro terço (ambas máximos do encontro).

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.