Benfica 🆚 Santa Clara | Águia não vacila e arrecada 38º título

-

O Benfica é o vencedor da Liga bwin 2022/23. A equipa “encarnada” entrou na derradeira jornada do campeonato a precisar de uma vitória – ou um empate caso não se verificasse nenhum resultado volumoso no Dragão – e foi isso mesmo que conseguiu, por 3-0. Pressão, futebol de ataque e dois golos na primeira parte, por Gonçalo Ramos e Rafa Silva, encaminharam a questão bem cedo. Na segunda metade, Álex Grimaldo despediu-se com um tento de grande penalidade, confirmando um triunfo natural que assegurou o 38º título para as “águias”.

GoalPoint-2023-05-27-Benfica-Santa-Clara-Liga-Bwin-202223-Ratings

Vitória benfiquista nunca esteve em causa

O ambiente era de grande festa, mesmo antes de o resultado ser construído, e a equipa benfiquista quis desde cedo contribuir para o espectáculo. Muita pressão, futebol ofensivo, a empurrar o Santa Clara para o seu terço defensivo, sem grandes hipóteses de sair a jogar. As linhas muito juntas e recuadas dos açorianos, num 4-4-2 quando sem bola, complicavam a vida às “águias”, sem espaços para criar perigo, mas o primeiro até chegou cedo.

Logo aos sete minutos, Alexander Bah cruzou da direita e Gonçalo Ramos, nas alturas, cabeceou para o 1-0. Era o natural corolário de uma superioridade e domínio intensos – apesar do madrugador do tento. Numa das poucas vezes que o Santa Clara subiu, sofreu o 2-0. João Mário fugiu em transição, combinou com Rafa Silva, este rematou e a bola sofreu um desvio, rumo ao fundo das redes.

O melhor em campo ao descanso era Florentino Luís, com um GoalPoint Rating de 7.0. Surpresa no “onze” inicial, o médio chegou ao intervalo com impressionantes quatro passes para finalização, máximo do jogo, só três passes falhados em 46, o número mais alto de acções com bola (60) e três dribles completos em três tentados

A pressão benfiquista continuou e o terceiro golo aconteceu em cima da hora de jogo. Adriano Firmino cortou a bola com o braço na área e, após consulta do VAR, o árbitro assinalou grande penalidade. Grimaldo converteu com sucesso, apesar de Gabriel Batista ainda ter tocado na bola. Um golo festejado com emoção pelo espanhol, a fazer a última partida de águia ao peito.

Estava decidido o vencedor do encontro e da Liga bwin 2022/23, mas ainda faltava muito jogo. Ainda assim, o golo teve o condão de tirar alguma vivacidade à partida, uma vez que os “encarnados” descansaram um pouco na intensidade e os açorianos não tinham argumentos a não ser para algumas investidas sem grande perigo.

[ Otamendi (30) sempre muito em jogo no passe ]

GoalPoint-2023-05-27-Benfica-Santa-Clara-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Florentino Luís 👑

Um jogo que foi a cereja no topo de um bolo saboroso que foi a época de regresso de Florentino ao Benfica. O médio fez uma temporada de grande nível e foi titular no jogo do título. Mais, foi o melhor em campo, com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.0, mesmo sem qualquer participação directa em golos. “Tino” saiu aos 73 minutos com quatro passes para finalização, 96% de eficácia nas entregas, sete passes progressivos, 89 acções com bola, quatro dribles eficazes em quatro, quatro desarmes, três intercepções e cinco acções defensivas no meio-campo contrário. Estupendo.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Benfica

João Neves 6.9

Faltam adjectivos para falar do jovem médio benfiquista. João Neves voltou a realizar um grande jogo. O seu posicionamento denuncia um conhecimento táctico profundo do jogo, tem visão, capacidade técnica, sabe definir ritmos. Terminou com o máximo de acções de bola da partida, nada menos que 105, registou nove recuperações de posse, um dos máximos, e incríveis sete desarmes, valor mais alto do desafio.

Grimaldo 6.9

O espanhol disse adeus com mais um belo jogo, um golo de penálti, dois passes para finalização e uma grande demonstração de qualidade no drible, com quatro completos em cinco.

Vlachodimos 6.6

Quando o Benfica relaxou, o Santa Clara tentou marcar, mas o grego esteve muito bem, registando cinco defesas, três a remates na sua grande área.

Alexander Bah 6.4

O dinamarquês voltou a sair lesionado, mas fez um bom jogo. Foi dele a assistência para o 1-0, realizou dois passes para finalização, acumulou seis recuperações de posse e sete acções defensivas.

Gonçalo Ramos 6.2

O ponta-de-lança acabou por falhar o título de melhor marcador da Liga, mas terminou com 19 tentos, um deles marcado no jogo do título, o 1-0, de cabeça. Foi o mais rematador da partida, com quatro disparos, e recebeu oito passes progressivos.

João Mário 6.1

Longe da sua melhor fase, ainda assim o médio fez uma assistência, para o 3-0, dois passes para finalização, errou somente três de 54 passes e registou nove recuperações de posse.

Rafa Silva 6.1

Sem espaço ou profundidade para explorar as costas da defesa do Santa Clara, o extremo apareceu nas poucas vezes em que os açorianos se desequilibraram, altura em que fez o 3-0. Destaque ainda para três conduções progressivas e duas super progressivas.

Otamendi 5.3

A nota acaba por não ser grande coisa, pois teve muito pouco trabalho defensivo pela frente. Destaque para o máximo de passes completos (83) e realizados (91) e para 98 acções com bola, segundo valor mais alto. 

Destaques do Santa Clara

Pierre Sagna 6.0

O lateral-direito foi o melhor dos açorianos, com dois passes para finalização, seis acções defensivas e três duelos aéreos ganhos em três.

MT Araújo 6.0

Do lado oposto, MT arrecadou a mesma nota, embora umas centésimas abaixo, com registo para cinco recuperações de posse e quatro desarmes.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.