Boavista 🆚 Sporting | “Leão” vence com Geny de Pote

-

O Sporting reassumiu a liderança isolada da Primeira Liga. Na deslocação ao sempre difícil reduto do Boavista, os “leões” venceram justamente por 2-0, com golos de Geny Catamo na primeira parte e Pedro Gonçalves na segunda. Mesmo dando a iniciativa aos boavisteiros após o intervalo, os de Alvalade mantiveram sempre o controlo dos acontecimentos e “mataram” o jogo por “Pote”, numa altura em que os do Bessa ameaçavam o empate. O Sporting tem agora mais três pontos que Benfica e Porto.

GoalPoint-2023-10-30-Boavista-Sporting-Primeira-Liga-202324-Ratings

Jogo sempre na mão 

Jogo intenso e muito disputado, mas longe de bem jogado, ou com lances de bom recorte técnico. O Sporting esteve por cima na maior parte do tempo, mais acutilante no ataque e com mais remates, mas apesar da timidez ofensiva dos da casa, e de não terem enquadrado qualquer disparo no primeiro tempo, o perigo também rondou a baliza de Adán.

Porém, o golo apareceu, aos 37 minutos, para o “leão”. Matheus Reis cruzou da esquerda e Geny Catamo, completamente sem marcação ao segundo poste, rematou de primeira para o 1-0. O ala-direito leonino era o melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.4. Catamo contava com o tal golo, três remates, três conduções progressivas e quatro recuperações de posse.

No segundo tempo o Sporting conseguiu conter grande parte da capacidade ofensiva dos “axadrezados”, que não conseguiam chegar a zonas de finalização. Até aos 77 minutos, quando Róbert Boženík acorreu a um cruzamento e rematou para o empate, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, após intervenção do VAR.

Na resposta, aos 84 minutos, Pedro Gonçalves atirou ao poste e, na sequência do lance, “Pote” acabou mesmo por fazer o segundo dos “leões”, com um desvio de calcanhar, decidindo a partida – embora até final os lisboetas tenham construído lances suficientes para dar outro corpo ao resultado.

[ Coates (4) e Gonçalo Inácio (25) tocaram 44 passes entre si ]

GoalPoint-2023-10-30-Boavista-Sporting-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Pedro Gonçalves 👑

Solto, veloz, sempre dentro do jogo. “Pote” foi o melhor em campo na vitória leonina no Bessa, mesmo tendo desperdiçado duas ocasiões flagrantes, uma em cada metade. O GoalPoint Rating de 7.6 expressa um golo, o máximo de remates (5), um deles ao poste, uma ocasião flagrante criada e nove passes progressivos recebidos.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Boavista

João Gonçalves 5.7

O melhor dos “axadrezados” foi o seu guarda-redes. Gonçalves fez três defesas que evitaram 0,8 golos (defesas – xSaves).

Filipe Ferreira 5.5

O lateral-esquerdo não conseguiu evitar o remate vitorioso de Geny, estando algo mal posicionado, e somou quatro faltas cometidas. Mas também conseguiu acumular quatro desarmes.

Destaques do Sporting

Matheus Reis 6.5

Lançado por Rúben Amorim para fazer todo o corredor esquerdo dos “leões”, foi ele quem fez a assistência para o 1-0.

Geny Catamo 6.2

Quem recebeu esse cruzamento foi o ala do lado oposto. Geny fez um golo, somou três remates, seis acções com bola na área contrária e três conduções progressivas. De negativo as três perdas de posse no primeiro terço e os três desarmes sofridos.

Gonçalo Inácio 6.2

Dono do máximo de passes completos (75) e tentados (86), Inácio realizou oito progressivos, acumulou o máximo de acções com bola (104) e registou nove acções defensivas.

Diomande 6.2

Jogo consistente do central, que registou seis recuperações de posse e completou as duas tentativas de drible. Fez quatro faltas.

Adán 6.0

De regresso à baliza, o guardião fez duas defesas e mostrou-se sempre seguro.

Hjulmand 5.9

Muito importante a anular as investidas contrárias em frente à defesa leonina, o dinamarquês não se coibiu de subir no terreno, terminando com três remates, uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, bem como sete recuperações de posse.

Ricardo Esgaio 5.6

O ala entrou a tempo de fazer a assistência para o 2-0, tendo ainda completado os cinco passes que tentou.

Gyökeres 5.5

Jogo anormalmente discreto do sueco, que somou somente 25 acções com bola e rematou apenas uma vez. Ainda assim recebeu 15 passes progressivos (máximo) e teve sucesso em duas de quatro tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.