Pela primeira vez na História, Portugal venceu as oito primeiras jornadas de uma fase de qualificação para uma grande competição. Em consequência disso mesmo, a turma das “quinas” já garantiu, com dois jogos por disputar, o primeiro lugar do Grupo J de apuramento para o EURO 2024. A vítima, desta feita, foi a Bósnia e Herzegovina, que nem conseguiu dar luta, pois aos cinco minutos já perdia e foi para o intervalo a perder por 5-0. A primeira parte dos lusos roçou a perfeição, com tentos de Cristiano Ronaldo (2), Bruno Fernandes, João Félix e João Cancelo. Na segunda metade os bósnios puseram “as barbas de molho”, preferiram evitar sofrer mais golos, pelo que foi uma etapa aborrecida e sem emoção.
Etapa inicial para os livros
Que primeira parte avassaladora. Portugal entrou com tudo e já ganhava aos cinco minutos, golo de Cristiano Ronaldo de penálti. Aos 20 surgiu o segundo, de novo dos pés do capitão (após confirmação do VAR), a picar a bola sobre o guarda-redes Ibrahim Šehić após ser isolado por João Félix. E cinco volvidos o 3-0, num remate forte de Bruno Fernandes, lançado por um passe longo de Gonçalo Inácio para entrar quase sem marcação na grande área.
O que tu jogas, Bruno 🤤#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #bosnia #portugal pic.twitter.com/APIgeLDePk
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 16, 2023
As alterações que Roberto Martínez procedeu em relação ao último jogo não afectaram em nada a equipa, que jogava solta e era eficaz no ataque, algo que se voltou a repetir aos 32 minutos, num grande tento de João Cancelo para a mão cheia de golos. O festival prosseguiu perto do descanso, com Otávio a desmarcar-se e a assistir João Félix (41′) para a “manita”. Oito remates, seis enquadrados, cinco golos. Perfeito.
🌍 INTERVALO | 🇧🇦 Bósnia 0-5 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Os 8 remates de Portugal na 1ª parte:
– apenas 2 desenquadrados/bloqueados
– 3.1 xG
– 4.0 xGoT#BIHPOR #EURO2024 #Euro2024Qualifiers pic.twitter.com/xD68EcvHJI
O melhor ao intervalo era João Félix. O atacante do Barcelona registava um golo, uma assistência, uma ocasião flagrante criada, um passe de ruptura e duas conduções super progressivas, que lhe garantiam um GoalPoint Rating de 7.8.
🌍 INTERVALO | 🇧🇦 Bósnia 0-5 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
É isto o Martínezball? ⭐️#BIHPOR #EURO2024 #Euro2024Qualifiers pic.twitter.com/orWH1lfRZq
🌍 INTERVALO | 🇧🇦 Bósnia 0-5 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Top #GoalPointRatings de Portugal aos 45’:
🥇 João Félix 🇵🇹 7.8 🔝
🥈 Cristiano Ronaldo 🇵🇹 7.7
🥉 Bruno Fernandes 🇵🇹 7.6#BIHPOR #EURO2024 #Euro2024Qualifiers #RatersGonnaRate pic.twitter.com/xQ1WzXmuSt
A Bósnia recuou para tapar os muitos buracos defensivos da primeira metade, passou a jogar com uma linha de cinco defesas, numa clara intenção de evitar a humilhação total, pelo que o jogo deixou de ter espaços e emoção. As ocasiões de golo deixaram de aparecer e o encontro arrastou-se num “sono” que foi a completa antítese da primeira parte. Contudo, o mais importante estava feito e ainda deu para mais uma estreia na Selecção, a do jovem médio do Benfica, João Neves.
🌍 65’ | 🇧🇦 Bósnia 0-5 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Apenas 2 remates na segunda parte, ambos para os bósnios#BIHPOR #EURO2024#Euro2024Qualifiers pic.twitter.com/Hs1GAVXIk7
[ Bósnios quase não saíram do seu meio-campo ]
MVP GoalPoint: Bruno Fernandes 👑
Mais um jogo, mais uma exibição de grande nível de Bruno Fernandes, novamente o melhor em campo. O médio terminou com um GoalPoint Rating de 8.1, fruto de um amplo leque de recursos e momentos de enorme qualidade. Além de um golo, o jogador do Manchester United recebeu oito passes progressivos e acumulou seis acções com bola na área contrária. Falhou uma ocasião flagrante, senão a sua nota teria disparado.
🇧🇦 Bósnia 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Mais, do mesmo Bruno ⭐️#EURO2024 #BOSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/1NV75b5HHu
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques da Bósnia
Gazibegović 5.4
Não há muito a dizer dos jogadores bósnios. Os melhores foram dois jogadores que entraram ao intervalo e os feitos foram, ainda assim, anémicos. O lateral destacou-se com três desarmes.
Hadžiahmetović 5.4
Já o médio-defensivo esteve bem no passe, com 16 completos em 17.
Destaques de Portugal
João Félix 7.9
O atacante está a ganhar cada vez mais confiança. Félix fez um golo e uma assistência, enquadrou dois de três remates, criou uma ocasião flagrante e fez um passe de ruptura (ambos na assistência) e acumulou duas conduções super progressivas. Caiu de produção na segunda parte, quando o jogo mudou para pior.
Que bem joga esta rapaziada 👏#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #bosnia #portugal pic.twitter.com/w4d9P46S7w
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 16, 2023
🇧🇦 Bósnia 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
João Félix 🇵🇹 teve oportunidade no onze e confirmou que está em grande forma#EURO2024 #BOSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/hd5SUa01Zl
Cristiano Ronaldo 7.9
Mais um belíssimo jogo do capitão. Dois golos, um de penálti, uma assistência, 22 passes certos em 23 e compromisso colectivo.
João Félix 🤝 Cristiano Ronaldo!#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #bosnia #portugal pic.twitter.com/9Cide2WcAo
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 16, 2023
🇧🇦 Bósnia 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Cristiano Ronaldo 🇵🇹 somou 2 à sua conta pela selecção#EURO2024 #BOSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/VqrySPnf9X
João Cancelo 7.6
Grande golo do lateral. Cancelo respira confiança e completou 95 de 102 passes (93%), acertou 12 de 14 longos e acumulou o máximo de acções com bola (116).
🇧🇦 Bósnia 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Descrevam este heatmap do "lateral" João Cancelo 🇵🇹#EURO2024 #BOSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/KvgboCQ0jg
Otávio 7.2
Excelente o médio na ocupação dos espaços, a defender e a construir. Além de uma assistência, uma ocasião flagrante criada e um passe de ruptura, o ex-Porto completou 78 de 81 passes (96%), acumulou 94 acções com bola, bem como os valores mais altos de recuperações de posse (13), acções defensivas no meio-campo contrário (6) e desarmes (6).
Gonçalo Inácio 6.8
Que grande passe para a assistência no golo de Bruno Fernandes. Inácio completou 96 de 102 passes e fechou as acções com bola em 108.
🇧🇦 Bósnia 🆚 Portugal 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 16, 2023
Gonçalo Inácio 🇵🇹 impressionou pelo que fez com a bola nos pés#EURO2024 #BOSPOR #RatersGonnaRate pic.twitter.com/f1Y1IQuFzq
Danilo Pereira 6.4
Excelente nas entregas (96% de eficácia), acertou as nove longas que fez, recuperou nove vezes a posse de bola e realizou três intercepções.
Diogo Dalot 6.3
Muito bem a fazer o corredor direito, Dalot criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e realizou três passes super progressivos.
Rafael Leão 5.7
Jogo pouco inspirado do atacante, que se destacou, ainda assim, com cinco conduções progressivas e três super progressivas.