Está quase! É já esta terça-feira, 17 de Setembro, que começa a edição 71 da Liga dos Campeões, se juntarmos o histórico da Taça dos Campeões Europeus. Um novo formato promete ainda mais emoções e vai ter uma dupla presença portuguesa, mas vamos por partes. Nesta nova era da prova milionária não teremos a presença da fase de grupos e, em vez dos tradicionais 32 clubes, vão ser 36 os candidatos ao título. Sendo assim, cada emblema vai realizar oito partidas contra oito adversários diferentes, metade em casa e os restantes quatro duelos fora de portas.
A classificação será única com os oito primeiros colocados a assegurarem uma vaga directa nos oitavos-de-final, e entre o nono e o 24.º haverá um play-off a duas mãos que definirá os restantes oito apurados. As outras equipas ficam automaticamente eliminadas das provas europeias e nem terão acesso a serem “repescadas” para a Liga Europa. A UEFA decidiu, ainda, estender o calendário, acrescentando mais um dia, pelo teremos jogos de terça a quinta-feira nesta primeira jornada, passando depois ao habitual calendário de terça e quarta-feira.
A partir dos oitavos-de-final aplica-se o formato já tradicional com partidas resolvidas em duas mãos nos “oitavos”, “quartos” e meias-finais. A final desta edição vai decorrer a 31 de Maio de 2025 no Allianz Arena em Munique.
“Leões” e “águias” vestem as cores de Portugal
Sporting e Benfica são os representantes de Portugal nesta nova “Champions”. Os campeões nacionais entram em acção diante do Lille nesta terça-feira a partir das 20h00, seguindo-se no lote de adversários PSV Eindhoven, Sturm Graz, Manchester City, Arsenal, Club Brugge, Leipzig e Bologna.
Do outro lado da 2.ª Circular, o Benfica, agora com Bruno Lage ao comando, vai medir forças com o Estrela Vermelha no inferno do histórico “Marakana” na quinta-feira, dia 19 às 17h45, seguindo-se na agenda o Atlético de Madrid, Feyenoord, Bayern na Alemanha (20h00), Monaco, Bologna, Barcelona e Juventus.
O Real Madrid é o actual detentor do troféu após ter vencido o Borussia Dortmund por 2-0. Os “merengues”, que são o maior vencedor da Liga dos Campeões, já ergueram o troféu em 15 ocasiões.
Algumas curiosidades:
- Com 18 anos e 327 dias, Patrick Kluivert é (ainda) o jogador mais jovem a marcar um golo numa final da prova.
- Jogador mais jovem a fazer o gosto ao pé? Ansu Fati com 17 anos e 40 dias.
- Jogador mais velho a partir num jogo? Pepe, com 41 anos e 14 dias, bateu o recorde quando o FC Porto defrontou o Arsenal na época passada.
- Com 41 anos e 21 dias, Alessandro Costacurta converteu-se no jogador mais velho a erguer o “caneco”.
Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre da UEFA Champions League (link para vídeo) com 140 golos em 183 jogos.