O brasileiro Cláudio Falcão chegou em 2016/17 a Portugal para representar o Desportivo das Aves, ainda jovem. No emblema nortenho conquistou uma Taça de Portugal, na final ante o Sporting, e ao longo dos anos foi sempre “picando” o radar do Antunes, com exibições sólidas. A saída para o Farense levou-o a duas épocas na II Líga, mas na sua quinta temporada no Algarve, já com 30 anos, o médio-defensivo parece ter atingido o seu “prime”.
O arranque de temporada do Farense está longe de ser positivo, com a equipa a somar somente um empate e uma vitória nas primeiras oito jornadas, com seis derrotas nas primeiras seis. Porém, mesmo em jogos nos quais os algarvios têm saído derrotados, Cláudio Falcão tem-se sobressaído, ao ponto de ter sido já duas vezes MVP e figurado também em duas ocasiões nos “onzes” da jornada da Primeira Liga, nas sexta e oitava rondas, com exibições de grande nível.
[ Os dois jogos na Liga 24/25 que valeram a Cláudio Falcão destaques de MVP e presença nos “onzes” semanais ]
Com 1,87m de altura, Cláudio percorre grandes quantidades de terreno em frente à defesa algarvia, sendo um “trinco” seguro, físico e que permite aos restantes médios subirem no terreno com segurança. Com boa visão de jogo e feroz na marcação, tem a apetência de subir no terreno em situações de bola parada, marcando, assim alguns golos. Porém, é nos momentos defensivos que se destaca e esta temporada está lá em cima em algumas variáveis. A saber:
Intratável no desarme – Decorridas oito jornadas, Cláudio Falcão é o segundo jogador da Liga, com mais de 360 minutos jogados (metade do total possível), com a melhor média de desarmes por 90 minutos (4,5).
[ Todos os desarmes de Falcão na Liga 24/25 ]
Trabalhador incansável – O brasileiro é, nesta altura, o sexto jogador da Liga com mais acções defensivas (desarmes, intercepções, alívios, bloqueios de remate, passe e cruzamento) por 90 minutos (10,3), sendo o segundo melhor entre médios.
Capacidade de pressão – Apesar de ser um médio-defensivo por excelência e de actuar numa equipa que muitas vezes recua as suas linhas, Cláudio Falcão é o décimo jogador da Liga com mais acções defensivas no meio-campo contrário (2,3), sendo o sexto entre centrocampistas.
[ Todas as acções defensivas de Cláudio Falcão na Liga 24/25 ]
Posicionamento eficaz – Além de todas estas qualidades defensivas, o médio tem também uma boa capacidade de estar no sítio certo para recuperar bolas perdidas. Por esse motivo é o oitavo jogador da Liga em recuperações posicionais de posse (5,8), sendo o quinto entre médios.
[ Todas as recuperações de Cláudio Falcão na Liga 24/25 ]
Nestas oito jornadas, Cláudio Falcão fixou também alguns registos máximos:
- Na derrota caseira com o Arouca, na sexta jornada, o médio somou 21 acções defensivas, número que é máximo do campeonato até ao momento;
- Nesse mesmo jogo, uma das acções defensivas foi, naturalmente, o desarme. Falcão somou nove, igualando o registo mais elevado da Liga neste detalhe, que pertencia ao benfiquista Alexander Bah (na Luz ante o Estrela da Amadora);
- Esta disponibilidade defensiva, contudo, tornou Cláudio Falcão num de oito jogadores com o máximo de faltas cometidas numa partida (6), sendo o único, a par do portista Nico González) a registar este número de infracções em duas partidas.