Kanya Fujimoto, um samurai minhoto a cantar de galo

-

A procissão ainda vai no adro, com apenas oito jornadas decorridas – à excepção do Nacional vs Benfica reagendado para 19 de Dezembro –, mas vários nomes têm-se destacado nesta fase inicial da Liga portuguesa. Um deles reside em Barcelos e chama-se Kanya Fujimoto.

A cumprir a quinta temporada no Gil Vicente, o médio nipónico tem sido, a par de Félix Correia, o principal catalisador da recuperação do conjunto minhoto.

Já bateu o melhor registo goleador

O fulgor do médio já o fez igualar o número de golos que apontou na temporada passada, sendo que na altura precisou de 38 partidas oficiais para atingir os cinco tiros certeiros. Neste momento, em apenas oito encontros, tem cinco tentos e duas assistências, estando a seis passes mortíferos de superar as oito alcançadas em toda a época transcorrida.

GoalPoint-Kanya_Fujimoto_2023_vs_Kanya_Fujimoto_2024-infog

Rápido, objectivo, com um amplo raio de acção, está mais completo e regular nas acções dentro do terreno de jogo e isso está a ser consubstanciado nos números. O ponto alto aconteceu na segunda jornada, altura e, que o médio nipónico fez um “hat-trick” na recepção gilista ao AVS.

“Fujimoto vai ter números que nunca teve”
(Bruno Pinheiro, treinador do Gil Vicente)

“Em relação a Fujimoto, está a fazer uma época com números diferentes, superiores aos que tem tido no passado. É um jogador tecnicamente muito bom. Encontrar jogadores que possam desequilibrar no último terço não é fácil e, quando temos esses jogadores, se os deixarmos recuar muito, vão fazer falta onde podem fazer a diferença. Posso estar enganado, mas acredito que Fujimoto vai ter números que nunca teve, porque vai jogar onde pode fazer a diferença. Recorda-me o André Franco do Estoril”. As palavras pertencem ao treinador do Gil Vicente e foram proferidas após a derrota diante do Benfica, duelo no qual não fez o gosto ao pé, mas ofereceu um a Félix Correia e deixou pinceladas de todo o potencial que tem.

Entre jogadores com mais de 360 minutos jogados, Kanya é:

Criador de oportunidades – O segundo jogador da Liga com mais ocasiões flagrantes criadas, com registo de 0,7 por casa 90 minutos, apenas atrás dos números estratosféricos do sportinguista Pedro Gonçalves, que conseguiu 1,5

[ As ocasiões flagrantes criadas por Fujimoto ]

GoalPoint-Kanya-Fujimoto-Ocasiões-Flagrantes-Criadas-J8-Primeira-Liga-202425

Criativo com visão de jogo – Entre médios-ofensivos é também o segundo em passes de ruptura (0,6).

“Atirador” de mira afinada  – De todos os jogadores com mais de três remates realizados na Liga, Fujimoto, com 11 disparos, é o atleta com melhor taxa de conversão de remates em golo, com 45,5% de acerto.

[ Todos os remates de Fujimoto na Liga 24/25 ]

GoalPoint-Kanya-Fujimoto-Remates-J8-Primeira-Liga-202425

Com uma ampla margem para evoluir, o samurai minhoto já começa a cantar de galo e espreita outros palcos. Natural de Yamanashi, o médio-ofensivo tem cinco internacionalizações ao serviço do Japão e um valor de mercado cifrado nos €4M, de acordo com os dados do Transfermarkt.

O vínculo com os gilistas cessa a 30 de Junho do próximo ano, ou seja, a partir de 1 de Janeiro poderá ser vincular-se a um outro emblema e sair a custo zero. Se mantiver este nível, não faltarão pretendentes.

Leonel Gomes
Leonel Gomeshttps://goalpoint.pt/
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.