A Primeira Liga 24/25 arrancou com vários craques em grande forma, a começar pelo nosso Jogador do Mês, Pedro Gonçalves, protagonista de feitos muito acima da média. O Sporting é naturalmente o emblema mais representado no “onze” GoalPoint Ratings de Agosto, com quatro jogadores, mas os “leões” não estão sozinhos, claro.
Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos nas primeiras quatro jornadas da prova. Vamos aos detalhes.
O XI de Agosto de 2024 da Primeira Liga
Joel Robles 7.12
O Estoril Praia é uma das três equipas que ainda não venceram nesta Liga e, talvez pelas dificuldades que está a atravessar, o seu guarda-redes Joel Robles seja obrigado a brilhar mais do que os outros. O reforço “canarinho” foi o melhor guardião de Agosto, com o terceiro valor mais alto de defesas (16) e, entre jogadores com mais de 240 minutos de utilização, aquele que apresenta a mais elevada percentagem de remates enquadrados defendidos (94,1%). É o líder destacado no número de golos evitados (defesas – xSaves), com 4,1, bem acima dos 2,3 do rioavista Jhonatan Siqueira, o segundo.
Geovany Quenda 6.73
A grande surpresa jovem do arranque da Liga. Um extremo por excelência, Quenda tem cumprido com grande competência a missão de lateral/ala direito, compensando a inexperiência (17 anos) com um talento a acompanhar. Ataca, defende, tem sentido posicional, uma grande maturidade e assume o jogo. Em Agosto foi o sexto jogador com mais dribles completos (8), com uma extrema eficácia de 72,7%, taxa que é a mais alta entre futebolistas com mais de seis tentados. Soma já três passes de ruptura (terceiro valor mais alto).
Tomás Araújo 6.69
O central benfiquista aproveitou bem a chegada tardia de António Silva ao plantel do Benfica após o EURO, mesmo que, na derradeira jornada, tenha regressado ao banco. Tomás Araújo realizou uma série de excelentes exibições, com destaque para a primeira jornada, em Famalicão, onde evitou males piores para as “águias”. Mesmo com apenas três jogos disputados, Tomás é o segundo central com mais desarmes (11) e ganhou nove dos 12 duelos aéreos defensivos em que participou (75%).
Enea Mihaj 6.45
O central albanês tem dado nas vistas neste arranque da sua terceira época em Famalicão. Mihaj regista já oito desarmes (sexto valor entre centrais), lidera destacado em intercepções, com 12, mais três que o segundo (Rodrigo Abascal) e, da posição, é o nome com mais recuperações de posse (23).
Wenderson Galeno 7.38
O brasileiro esteve a um passo de deixar o Porto rumo à Arábia Saudita, mas o negócio caiu nos últimos instantes, pelo que Galeno pode prosseguir o que começou. A jogar a lateral-esquerdo, o internacional “canarinho” não deixou de ter a sua preponderância ofensiva e, em Agosto, marcou três golos, ainda que dois de penálti. Galeno fez 11 remates nesta fase, sétimo entre todas as posições, líder entre laterais, completou sete de 13 tentativas de drible e assinou sete intercepções.
Pedro Ferreira 6.68
O médio-defensivo formado no Sporting, só aos 26 anos vai dando os primeiros passos na primeira divisão, depois de algumas épocas a actuar na Dinamarca, e as primeiras impressões são excelentes. Pedro Ferreira fez uma assistência em Agosto e é, neste momento, o jogador da Liga com mais desarmes realizados, nada menos que 26, mais dez (!) que o segundo, o benfiquista Alexander Bah, e é o terceiro com mais intercepções (10) e o quarto em recuperações de posse (23).
Maxime Dominguez 6.84
O suíço deixou o nosso campeonato integrando a equipa do mês que findou, antes de rumar ao Vasco da Gama, do Brasil. Na temporada passada e nesta voltou a mostrar que é um jogador acima da média, com iniciativa, técnica e visão de jogo. Maxime foi o melhor médio entre todos os que disputaram mais de 240 minutos, registando seis passes para finalização, 89,5% de eficácia de passe, oito desarmes e 14 recuperações de posse.
Francisco Trincão 6.97
O extremo transportou para esta época a qualidade que apresentou na anterior, valendo-lhe mesmo a chamada à Selecção. Trincão marcou dois golos nas primeiras quatro jornadas da Liga, somou 18 acções com bola nas áreas contrárias, 14 remates, 13 deles de bola corrida, teve sucesso em dez de 15 tentativas de drible e ainda ajudou com seis desarmes.
Madson Monteiro 6.79
O brasileiro do Moreirense arrisca-se a ser uma das surpresas do campeonato. Veloz, intenso e com chegada à área (13 acções), fez um golo nesta fase, mas foi na capacidade para realizar conduções verticais que se destacou, com 12, segundo valor entre extremos.
Pedro Gonçalves 8.85 MVP mensal 👑
A grande figura de Agosto de 2024. Sobre Pedro Gonçalves escrevemos um artigo dedicado, com os principais dados de um mês de excelência (link).
Viktor Gyökeres 8.29
O sueco está a arrasar, com um arranque de época ainda mais espantoso que em 2023/24. Gyökeres leva já sete golos no campeonato (mais quatro que qualquer outro jogador), uma assistência, 55 acções com bola na área contrária (mais 22 que o segundo, o benfiquista Pavlidis), 26 remates (mais nove que o segundo, o colega Pedro Gonçalves), 22 de bola corrida (também máximo da Liga), 24 tentativas de drible (valor mais alto), embora apenas nove com sucesso, 14 conduções progressivas (máximo) e sete super progressivas (… máximo, com Geovany Quenda). Uff.
Menções honrosas
Daniel Bragança (Sporting) 7.37
Só a grande concorrência no meio-campo do Sporting impede Daniel Bragança de ter mais de 185 minutos de utilização (o critério é mais de 240) e entrar no “onze” da jornada. O médio fez um golo e uma assistência em Agosto e esteve sempre a grande nível.
Rodrigo Zalazar (Braga) 6.77
O médio-centro uruguaio está em forma, fez dois golos e duas assistências em Agosto, mas fica de fora, pois Maxime Dominguez esteve uns furos acima.
Kanya Fujimoto (Gil Vicente) 6.72
O mesmo que se aplicou a Zalazar aplica-se a Fujimoto, médio japonês dos “galos” que leva três golos marcados, todos ante o AVS. É o jogador com melhor aproveitamento na diferença entre golos marcados e golos esperados (+1.6), a par de Pedro Gonçalves.
Gabri Martínez (Braga) 6.71
Em Braga há um espanhol a querer deixar a sua marca. O extremo esquerdo fez um golo e uma assistência, mas não chegou aos 241 minutos de utilização (189).
Bruno Brígido (Estrela da Amadora) 6.69
A exibição no Estádio da Luz ajudou o guardião brasileiro a estar nas menções honrosas. Em Abril registou 18 defesas (segundo valor mais alto), mas Robles ficou com o lugar no “onze”.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.