Surpresa? Pouca ou nenhuma. Sim, Viktor Gyökeres vai pulverizando os números da sua temporada de estreia, mas Pedro Gonçalves esteve um patamar acima dos demais, até do atacante sueco. O internacional luso, que voltou a ser chamado à Selecção Nacional, está cada vez mais completo e não se limita a marcar golos. Trabalha, assiste, constrói e foi, em Agosto, o Jogador do Mês GoalPoint Ratings, com um incrível 8.85 – entre jogadores com mais de 240 minutos jogados, metade do total possível.
[ Os destaques do “querido mês de Agosto” de Pote, jornada a jornada ]
Os números que sustentam a eleição de Pote são claros e deixam pouca margem para dúvida, talvez o seu melhor momento de toda a carreira na Liga. Ora vejamos:
1. Muitas acções para golo – Em quatro jogos apenas, Pedro Gonçalves soma já três golos e outras tantas assistências. São seis acções para golo, sendo, nesta altura, o segundo jogador da Liga neste detalhe, apenas atrás das oito de Gyökeres. Contextualizando, é o segundo melhor marcador da Liga e o líder em assistências.
2. Grande eficácia na finalização – Os três golos de “Pote” surgem em somente 1,39 Expected Goals (xG), o que tornam o jogador leonino no segundo com melhor “overperformance” no campeonato, na diferença entre marcados e esperados, um saldo positivo de 1,62. Apenas o gilista Fujimoto tem mais e por margem irrelevante (1,65).
3. Peso “gigante” na finalização leonina – Escusado será dizer que o peso de Pedro Gonçalves no total de golos leoninos é grande. O internacional luso esteve envolvido directamente em 37,5% dos golos marcados pelo Sporting consigo em campo.
4. Facilidade na chegada à área – Pedro Gonçalves é fundamentalmente um médio-ofensivo (embora também jogue muitas vezes a médio-centro), mas tem uma grande mobilidade e chegada à área contrária. Neste momento regista 25 acções com bola na área adversária, terceiro melhor registo da Liga, atrás apenas dos pontas-de-lança Gyökeres e Pavlidis.
5. Remate pronto e fácil – “Pote” leva 17 remates no campeonato, sendo, neste momento, o segundo mais rematador da prova, atrás dos 26 de Gyökeres. Destes 17 disparos, 17,6% foram convertidos em golo.
6. A servir como mais ninguém – O facto de ser o jogador com mais assistências na Liga retira surpresa a este número. Pedro Gonçalves assinou até ao momento 26 passes para finalização de bola corrida, mais do dobro do segundo jogador do campeonato nesta variável, o bracarense Ricardo Horta, que tem 11. Mais ainda, soma seis ocasiões flagrantes criadas, sendo também o líder da prova nesta estatística.
A continuar assim…
Pedro Gonçalves está a realizar um arranque de época arrasador. A continuar assim Pedro Gonçalves candidata-se novamente a figura do campeonato, um prémio GoalPoint que já arrecadou na sua época de estreia, precisamente a fase que vai gerando já comparações com o magnífico arranque que o flaviense vai assinando.
[ O “bi” de Pedro Gonçalves na Liga 24/25, à quarta jornada ]
Parabéns Pote!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.