Farense 🆚 Porto | Evanilson resolve problema algarvio

-

Triunfo muito importante do Porto, em especial pelas muitas incidências que a partida teve, com foco na primeira parte. Intensidade, ocasiões, penálti assinalado e revertido, golo anulado, grande penalidade desperdiçada e outra convertida. Enfim, um manancial de momentos que quase tirou do “dragão” o controlo de um jogo que acabou por vencer, culpa, acima de tudo, de Evanilson, autor de um bis e dono de mais uma excelente exibição.

GoalPoint-2024-01-28-Farense-Porto-Primeira-Liga-202324-Ratings

Vertigem na primeira parte

Que primeira parte no São Luís! O Porto entrou a dominar e com mais iniciativa atacante, mas o Farense estava com a lição bem estudada e aproveitava quase todas as transições para criar muito perigo, pelo que a primeira metade foi de parada e resposta e muitos eventos. Marco Matias foi o primeiro a desperdiçar uma boa ocasião, depois foi Evanilson, Galeno e Elves Baldé, este a atirar com estrondo ao poste.

Aos 29 minutos o árbitro assinalou penálti para o Porto, por falta de Baldé sobre Evanilson, mas reverteu a decisão após consultar o VAR. Depois, aos 33, foi a vez de ser assinalada grande penalidade para os algarvios, por mão de Fábio Cardoso na área, mas Mattheus Oliveira atirou por cima. Na resposta o 1-0, por Evanilson, num remate cruzado a passe de Galeno. E aos 41 o 2-0, num pontapé de Alan Varela de fora da área, sem marcação.

Nesta vertigem de futebol, o melhor em campo ao intervalo era Varela. O médio argentino do Porto registava um GoalPoint Rating de 6.9, fruto de um golo, um passe de ruptura e os dois duelos aéreos ofensivos que disputou ganhos.

A segunda parte começou bem mais calma, praticamente de sentido único, apenas com o Porto a criar lances de perigo, o mais claro aos 47 minutos, com Galeno incapaz de emendar quase em cima da linha de golo. Respondeu o Farense apenas aos 59 minutos e com golo. Falta de Varela sobre Mattheus na área e Bruno Duarte, da marca dos 11 metros, reduziu.

Aos 71 minutos, Pepê fez o 3-1, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Galeno, mas aos 76 contou mesmo, com Evanilson a receber de Pepê e a rematar na passada, para o bis. Um tento que praticamente arrumou com a questão do vencedor.

[ Pepe (3) nas principais ligações de passe do Porto ]

GoalPoint-2024-01-28-Farense-Porto-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Evanilson 👑

O brasileiro está em grande forma e já leva oito tentos na Liga, tendo facturado quatro golos nos últimos três jogos, incluindo dois em Faro. Evanilson foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.7, graças ao bis, mas também a dois remates enquadrados em quatro, uma ocasião flagrante criada e sete acções com bola na área contrária.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Farense

Bruno Duarte 5.9

O autor do golo do Farense, de grande penalidade. O avançado brasileiro participou em 11 duelos aéreos ofensivos e ganhou impressionantes oito.

Muscat 5.8

O central fez três passes super progressivos e não facilitou, acumulando seis alívios.

Elves Baldé 5.8

Muito em jogo, com intensidade e velocidade, arrancou um grande pontapé que esbarrou no poste direito da baliza de Diogo Costa.

Destaques do Porto

Pepê 7.6

O brasileiro esteve em excelente plano e até marcou, mas um fora-de-jogo roubou-lhe o primeiro tento da época na Liga. Porém os seus números são de excelência: duas assistências, quatro passes para finalização (máximo), um passe de ruptura, 94% de eficácia global nas entregas, seis recuperações de posse (máximo) e quatro faltas sofridas.

Varela 6.8

Bom jogo do argentino, que marcou um grande golo, fez quatro remates, dois passes de ruptura, acertou oito passes logos de dez, somou três passes super progressivos, ganhou quatro de seis duelos aéreos e registou o máximo de acções com bola (111). Mais perto do fim perdeu um pouco a compostura, com alguns erros, nomeadamente uma grande penalidade cometida, que deu em golo algarvio.

Diogo Costa 6.6

O guardião portista foi chamado a fazer quatro defesas, evitando 0,6 golos (defesas – xSaves).

Galeno 6.2

Estava a ter um impacto muito interessante no jogo com as suas arrancadas, mas aquele lance em que falhou um “golo cantado” (0,9 xG) afecta-lhe a nota. Ainda assim acumulou uma assistência, oito acções com bola na área contrária e sofreu três faltas, duas em zona de perigo.

Wendell 5.9

Muito certinho, o lateral fez dois passes para finalização e cinco recuperações de posse.

Pepe 5.9

Sempre muito atento, acertou 93% dos passes que realizou, seis de 11 longos e realizou oito passes progressivos. Esteve muito em jogo, com 98 acções com bola.

Francisco Conceição 5.9

Continua a pecar nas decisões, mas o extremo foi o mais rematador do encontro com cinco disparos, enquadrando apenas um. Fez quatro cruzamentos de bola corrida, com sucesso em dois, acumulou o máximo de acções com bola na área contrária (10) e completou três de cinco tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.