A equipa do ano da EA Sports FIFA 23 está quase a ser conhecida tu poderás ajudar a eleger o melhor “onze” de 2022, a TOTY XI. Entre os 100 nomeados finais para esta eleição estão seis jogadores portugueses, todos a actuar fora do país, e só um clube nacional apresenta jogadores para esta escolha. Trata-se do Benfica, com dois argentinos e um espanhol no lote – já estão a ver quais são, certo? Apenas entre os guarda-redes não há qualquer jogador com ligações directas ao nosso futebol, pela nacionalidade ou por representar um emblema luso.
Para votares, nestes ou noutros que sejam os teus favoritos, basta ires à página dedicada ao efeito (link), onde poderás escolher aqueles que mais te encheram as medidas nas quatro linhas durante o ano findo. Confere quais os craques na berlinda – dez guarda-redes, 35 defesas, 25 médios e 30 avançados.
Who deserves their spot in #TOTY?
Vote now and help decide The World's Best ➡ https://t.co/6PuiDFzLuR pic.twitter.com/HnH89tztGX
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) January 10, 2023
Guarda-redes
Entre os guardiões, como já referimos, não há portugueses ou jogadores da Liga bwin, mas as escolhas são variadas e de grande qualidade. De entre as opções há dois brasileiros, entre eles Ederson, que já passou pelo futebol português.
Defesas
No lote de defesas há muitos nomes conhecidos do futebol luso. Para começar há dois portugueses. ambos, do Manchester City. São eles Rúben Dias e João Cancelo, e há outros dois que jogam em Portugal e no Benfica, Álex Grimaldo e o campeão do Mundo, Nicolás Otamendi. Também vencedor do último Mundial, o ex-Sporting, Marcos Acuña (Sevilla), também é uma das possíveis escolhas, tal como o ex-FC Porto, Éder Militão, agora no Real Madrid.
Médios
Entre centrocampistas também há dois portugueses. Bruno Fernandes (Manchester United) e Bernardo Silva (Manchester City) competem com outros 33 médios, todos de enorme qualidade, um deles joga em Portugal e também foi campeão do Mundo, o benfiquista Enzo Fernández. Destaque, igualmente, para o brasileiro Casemiro, do Manchester United, jogador que já actuou no FC Porto.
Avançados
E mais dois “tugas”. Entre os avançados os nomeados com as cores nacionais são João Félix, do Atlético de Madrid (e que se prepara para ser emprestado ao Chelsea), e Rafael Leão, o atacante verdadeiramente decisivo do AC Milan. O lote de atacantes é verdadeiramente assustador, com craques para todos os gostos e das mais variadas características, e onde está também um ex-Liga bwin, o agora jogador do Liverpool, Darwin Nuñez.
A eleição começou esta terça-feira, dia 10 de Janeiro, e estende-se até terça-feira, dia 17 de Janeiro, às 07h59. Não precisas de ser madrugador nesse dia para votares mesmo à última hora, tens muito tempo para o fazer. A escolha é tua e os eleitos serão conhecidos a 19 de Janeiro.