Bruma, a serpente recordista da Liga 🐍

-

Bruma continua a quebrar barreiras e a surpreender tudo e todos (com excepção talvez de Roberto Martínez), no regresso ao futebol português. Este sábado, na goleada (com reviravolta) do Braga sobre Portimonense, construída exclusivamente na segunda parte, o extremo estabeleceu um novo máximo de dribles numa só partida nesta Primeira Liga 23/24.

Armindo, o repetente de recordes

O jogador bracarense não foi de modas, tentou 18 vezes o drible e teve sucesso em 11 dessas ocasiões. É o novo valor mais alto numa só partida e, suspeitamos pelo histórico do jogador, que poderá não se ficar por aqui esta temporada.

Este é o mapa (acima) que mostra o feito de Bruma na partida desta 10ª jornada. Exclusivamente do lado esquerdo, o extremo fez miséria da defesa algarvia, concluindo mesmo quatro destes lances já dentro da área dos homens de Portimão. Surpreendente? Nem por isso.

[ O mapa de dribles de Bruma no Benfica-Braga de 22/23, a azul os completos ]

GoalPoint-Bruma-Braga-Dribles-SLB_VS_SCB-Primeira-Liga-202223

Na época passada, na 31ª jornada, na visita ao Estádio da Luz, o extremo pode ter perdido o jogo por 1-0, mas fixou, igualmente, o máximo de dribles completos num jogo da Liga 2022/23, nada menos que 12, feito que se pode constatar pelo mapa acima, sendo que nessa ocasião, Bruma apenas o conseguiu fazer por uma vez dentro da área benfiquista.

A serpentear desde 2022/23

[ Os dribles tentados e concluídos (a azul) por Bruma na Liga 22/23 (à esquerda) e 23/24 ]

Na época passada (mapa da esquerda), Bruma jogou 1011 minutos na Liga e, entre jogadores com pelo menos este tempo de utilização, o extremo foi o terceiro com mais tentativas de drible por 90 minutos (7,7) e o líder em dribles completos (3,6). Em 2023/24, o bracarense é segundo em tentativas (8,6) e em eficazes (4,1), perdendo apenas para um jogador que tem arrasado neste tipo de lances ao longo da época, e sobre quem falaremos noutro artigo.

GoalPoint-Bruma_2022_vs_Bruma_2023-infog

A chegada de Bruma ao SC Braga aconteceu com estrondo, e logo no primeiro jogo de 2022/23, no qual bisou, e desde então tem sido um dos jogadores mais desequilibradores do campeonato luso e uma das estrelas dos “arsenalistas”. Arrisca-se, também, a ser uma das principais figuras da Primeira Liga 23/24.

Queres conhecer outros temas em análise GoalPoint Focus? Clica neste link.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.