A equipa da 10ª Jornada da Liga 23/24

-

A décima jornada da Primeira Liga, a última antes do dérbi no Estádio da Luz entre Benfica e Sporting, ficou marcada pela segunda derrota do FC Porto no campeonato e a primeira no Estádio do Dragão, na recepção ao Estoril Praia. Numa ronda de ratings muito elevados, dois deles a roçar a “perfeição”, o destaque vai para o Braga, com três representantes, todos no sector ofensivo, incluindo a grande figura da jornada.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 10

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-10-Primeira-Liga-202324-infog

Marcelo Carné 8.0
MVP do #FCPEPF

Grande exibição do experiente guardião. Sempre seguro, foi determinante no sucesso dos “canarinhos” no Dragão, com cinco intervenções, uma das quais a deter uma grande penalidade cobrada por Taremi – ao todo evitou 1,7 golos (defesas – xSaves).

João Neves 7.1
MVP do #GDCSLB

Parece que o jovem não sabe jogar mal e tem sido ele o elemento mais regular do Benfica neste arranque de época 2023/24. Agora transformado em ala-direito, passou por algumas dificuldades na etapa inicial, mas surgiu transfigurado na segunda metade e esteve umbilicalmente ligado aos dois lances que definiram o “placar”. O internacional A destacou-se com 101 acções com a bola – máximo -, cinco acções na área contrária, 16 duelos ganhos (outro máximo), sete perdidos, foi 100% eficaz nos cinco duelos tentados, atingiu as dez acções defensivas e conquistou três cartões. A nota não foi ainda mais elevada devido às 27 perdas de bola registadas (máximo negativo) e aos quatro desarmes sofridos.

Pedrão 7.3

Os algarvios foram goleados, mas nem os seis golos sofridos tiram o central brasileiro dos destaques. Pedrão fez o golo do Portimonense, enquadrou os seus dois remates e somou 12 acções defensivas, entre elas sete alívios (máximo do jogo).

GoalPoint-2023-11-04-Braga-Portimonense-Away-Pedrão-Primeira-Liga-202324-MVP

Aderllan Santos 7.4
MVP do #RAFCBFC

O experiente jogador continua a ser extremamente fiável e foi a figura do regresso às vitórias do Rio Ave, que não ganhava desde a jornada de estreia. O central ganhou os seis duelos aéreos defensivos em que participou e somou 12 alívios.

Fredrik Aursnes 6.6

Tentou dar mais largura na etapa final do jogo em Chaves e foi assim que surgiu no lance do 0-1, que ele próprio assinou. Registou, ainda, oito passes progressivos, quatro recuperações de posse, 18 perdas e três acções defensivas.

GoalPoint-2023-11-04-Chaves-Benfica-Away-Fredrik-Aursnes-Primeira-Liga-202324-MVP

Gonçalo Franco 7.6
MVP do #MFCVSC

O dérbi terminou com o triunfo dos da casa e Franco foi a figura do encontro. Além da assistência para o golo cónego, o médio somou 14 recuperações de posse (máximo) e quatro desarmes.

Jordan Holsgrove 7.3

Foi um dos esteios dos estorilistas e o golo – o segundo na prova – foi a cereja no topo do bolo, numa partida em que registou seis recuperações de posse, sete perdas, oito acções defensivas e uma eficácia de 80% nos passes – cinco falhados em 25 tentados.

GoalPoint-2023-11-03-Porto-Estoril-Away-Jordan-Holsgrove-Primeira-Liga-202324-MVP

Marcus Edwards 9.6
MVP do #SCPCFEA

Nem de propósito. Ao longo da semana passada destacámos os números de Marcus Edwards na Primeira Liga, que apontavam para um forte brilho do atacante inglês, e o extremo mostrou isso mesmo, com um desempenho estupendo em Alvalade. Edwards foi o grande motor leonino, em especial após o Estrela ter feito o seu segundo golo. Num lance de génio, passou tudo e todos para fazer o 2-2 e depois assistiu para o golo de Paulinho. Destaque também para os nove passes para finalização que realizou, igualando o máximo desta Liga, que pertencia exclusivamente a Samu, do Vizela.

Bruma 7.8

A serpente da Liga. O extremo bracarense não marcou nenhum golo, mas fez uma assistência e concluiu 11 das 18 tentativas de drible, novo máximo do campeonato. Realce, também, para quatro passes para finalização (máximo do jogo), um passe de ruptura e seis conduções progressivas.

GoalPoint-2023-11-04-Braga-Portimonense-Home-Bruma-Primeira-Liga-202324-MVP

Ricardo Horta 8.5 

Mais uma grande exibição do capitão bracarense. Horta fez um golo em cinco remates, criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização, acumulou oito acções com bola na área contrária e concluiu com êxito as duas tentativas de drible.

GoalPoint-2023-11-04-Braga-Portimonense-Home-Ricardo-Horta-Primeira-Liga-202324-MVP

Simon Banza 9.9 MVP semanal 👑
MVP do #SCBPSC

A grande figura da jornada e vítima do rigor do algoritmo do Antunes. Banza esteve muito perto da nota máxima, que seria a sua segunda em Portugal, graças a um “hat-trick” ao Portimonense, em cinco remates, quatro enquadrados, atirou uma bola aos ferros e fez uma assistência. Somou ainda dez acções com bola na área contrária e sofreu falta para grande penalidade.

Outros jogadores à porta do “onze”

Ricardo Velho (Farense) 7.9

Al Musrati (Braga) 7.1

Stephen Eustaquio (Porto) 7.0

Chiquinho Oliveira (Famalicão) 7.0

Álvaro Djaló (Braga) 7.0

Os tops da jornada

São estes os melhores da 10ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA PORTUGAL 23/24 | J10SUMGPRMVPPASXG
0-1
0-2
3-1
6-1
1-0
0-1
2-0
3-2
2-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.