Gil Vicente 🆚 Sporting | Andrew trava sonho Champions do leão

-

escorregadela comprometedora. O Sporting foi a Barcelos jogar o encontro em atraso referente à 25ª jornada e não foi além do nulo, deixando-se atrasar na luta pela Champions (sete pontos de distância para o Porto e cinco para o Braga). O “leão” atacou bastante, criou alguns lances de perigo, mas não mostrou clarividência no último terço e, quando a teve, esbarrou numa muralha chamada Andrew Ventura, que foi parando as investidas lisboetas.

GoalPoint-2023-04-05-Gil-Vicente-Sporting-Liga-Bwin-202223-Ratings

“Leão” mais ofensivo, “galo” no controlo

Sporting mais ofensivo na primeira parte, com mais um remate, mas, acima de tudo, com mais enquadrados e em lances mais perigosos, como foi o caso de uma ocasião flagrante desperdiçada por Chermiti, com 0,41 Expected Goals (xG), após passe de Ricardo Esgaio. Os “leões” mostravam maior facilidade para entrar na área gilista, embora os homens da casa tenham até tido mais posse de bola e conseguido controlar a movimentações dos de Alvalade.

Sem golos na primeira metade, o melhor em campo era Andrew Ventura, com um GoalPoint Rating de 7.0. O guardião dos barcelenses apresentava quatro defesas, duas a remates na sua grande área, e com 0,4 golos evitados (defesas – xSaves).

Os “leões” mantiveram-se a equipa mais perigosa no segundo tempo, mas continuaram a esbarrar na qualidade de Andrew, que ia travando as investigas forasteiras. Ainda assim marcaram por Marcus Edwards aos 56 minutos, mas o lance foi anulado após VAR por fora-de-jogo. Aos 63 minutos foi a vez de negar o tento a Coates (0,50 xG) com mais uma excelente intervenção. O brasileiro era o principal motivo da persistência do nulo e, mesmo com “a carne toda no assador”, a formação de Alvalade não conseguiu desfazer um nulo que o atrasa na corrida por uma vaga na Liga dos Campeões 2023/24.

[ St. Juste (3) nas principais ligações de passe ]

GoalPoint-2023-04-05-Gil-Vicente-Sporting-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Andrew Ventura 👑

Que jogo do guarda-redes do Gil Vicente, mais um na senda de outros grandes desafios em que brilhou. O brasileiro esteve intransponível na baliza minhota, travando todas as investidas do Sporting. Andrew terminou com um GoalPoint Rating de 8.2, fruto de sete defesas, quatro a remates na sua grande área, mas também três saídas pelo ar eficazes e oito passes longos certos em 16. Evitou 1,1 golos (defesas – xSaves).

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Gil Vicente

Tomás Araújo 7.1

Saiu perto dos 70 minutos, lesionado, mas já tinha realizado o suficiente para ser um dos melhores em campo. O central acumulou 13 acções defensivas, com destaque para cinco desarmes.

Adrián Marín 6.8

O lateral espanhol esteve bem a defender, com quatro desarmes e dois bloqueios de remate, e lá na frente somou dois passes para finalização.

Giorgi Aburjania 6.4

Excelente o trabalho defensivo do médio, que registou oito recuperações de posse, cinco desarmes e três bloqueios de passe.

Destaques do Sporting

St. Juste 6.8

O central neerlandês foi o melhor dos “leões”. Muito rápido, St. Juste registou o máximo de passes certos (72) e realizados (78), de acções com bola (102) e de recuperações de posse (14).

Pedro Gonçalves 6.7

Desta feita em terrenos mais adiantados, “Pote” foi um dos mais rematadores, com quatro disparos, dois enquadrados, e foi o jogador mais solicitado pelos seus colegas, com 14 passes progressivos recebidos.

Sebastián Coates 6.5

O central terminou como ponta-de-lança, com o Sporting à procura do golo. Destaque, porém, para a sua qualidade defensiva, momento em que destacamos um corte decisivo. Na frente bem tentou, mas desperdiçou uma ocasião flagrante.

Ricardo Esgaio 6.4

Jogo competente do ala leonino, que esteve bem no passe e nos momentos atacantes. Destaque para três passes para finalização, entre eles um para ocasião flagrante que Chermiti desperdiçou.

Gonçalo Inácio 6.3

O internacional luso saiu mais uma vez ao intervalo, neste caso para dar lugar a Nuno Santos. Inácio acumulou oito acções defensivas em meio jogo, com destaque para três intercepções.

Hidemasa Morita 6.2

Regressado à titularidade, o japonês registou sete recuperações de posse e esteve bem na condução, com três progressivas e uma super progressiva. 

Manuel Ugarte 6.0

O médio-defensivo voltou a trabalhar muito. Além de nove recuperações de posse, somou quatro desarmes, três intercepções e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Chermiti 4.4

O jogo não correu bem ao jovem ponta-de-lança do Sporting. Chermiti rematou só uma vez  em 90 minutos e para desperdiçar uma flagrante, tendo ainda sofrido três desarmes e caído quatro vezes em fora-de-jogo.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.