A jornada 28 provocou forte abalo no topo da classificação da Liga, com o Benfica a ulltrapassar o até agora líder Sporting e o Braga a aproveitar a primeira derrota do FC Porto no Dragão para também se isolar no terceiro lugar. Com tudo por decidir em seis jornadas, chegou o momento ideal do Antunes telefonar ao seu primo espanhol (Pablo) e pedir-lhe que o seu computador Opta, mais poderoso, desse conta das probabilidades de classificação de cada uma das 18 equipas da Liga, ao dia de hoje. O Pablo é um porreiro e enviou os cálculos do “supercomputador”… aqui estão eles, seguidos das notas do nosso Antunes.
[ A Previsão OPTA para a classificação final da Liga Portugal 24/25, após a 28ª jornada ]

Como são calculadas as previsões do Pablo da OPTA?
As previsões OPTA para o desfecho a Liga são apuradas com base na simulação dos desfechos mais prováveis para cada partida por disputar e seu consequente impacto na classificação, tendo por base as odds (probabilidades) atribuídas pelo mercado de apostas e os PowerRankings de desempenho criados pela própria OPTA Stats Perform. Podes encontrar mais informação sobre o modelo neste link.
Benfica é favorito ao título (mas sem favas contadas), Braga e Porto fora da corrida
O modelo atribui 61% de probabilidades do Benfica festejar o título no Marquês, um favoritismo subitamente claro mas talvez abaixo das expectactivas do “achómetro” de muitos adeptos, após tamanha goleada no clássico do Dragão, ao mesmo tempo que o Sporting fraquejava em casa, com o Braga. Com dois pontos de vantagem e recebendo o rival mais directo na corrida em casa, o favoritismo benfiquista é indiscutível mas ainda assim percebe-se que não seja matematicamente mais cavado, tendo em conta a dificuldade teórica de alguns dos seis jogos que o Benfica ainda terá de disputar, nomeadamente as deslocações ao Estoril, Guimarães e Braga.
O Sporting fica com os restantes 39% de probabilidades de ainda revalidar o título, com a OPTA a colocar Braga e Porto não só fora da corrida ao título como tendo até ambos menos de 1% de probabilidades de terminar no segundo lugar.
Porto ainda é (ligeiro) favorito ao pódio
Apesar do Braga se ter isolado no terceiro lugar, a OPTA ainda atribui ao FC Porto cerca de 58% de probabilidades de terminar no importante terceiro lugar, com os guerreiros a somarem 41%, uma relação ligeiramente menos definida do que a que separa “águias” e “leões” na luta pelo caneco. Mais uma vez, o facto de (mais mal do que bem) o FC Porto já ter defrontado os dois primeiros classificados terá aqui algum peso, visto que o Braga ainda terá de fechar o campeonato em casa frente ao Benfica, para lá de ter ainda de visitar o Casa Pia, Estoril e Famalicão.
Trio de “lanternas vermelhas” bem definido
No plano oposto aos 61% de favoritismo do Benfica à conquista do título surgem os três mais fortes candidatos à descida e/ou discussão do playoff de despromoção. O Boavista surge com apenas 6% de probabilidade de ainda sonhar em disputar o playoff (93% de descida automática) enquanto o Farense almeja um sonho de playoff de apenas 12%, com cerca de 55% de probabilidade de descer directamente, no penúltimo lugar. Já o AVS apresenta como destino mais provável o playoff (53%), embora com uma esperança de cerca de 29% de escapar a esse destino, caso arranque uma surpreendente recta final nestes seis jogos que faltam.