A época do Benfica tem sido de altos e baixos, os próprio José Mourinho já se queixou da falta de eficácia da equipa e de que não tem muitos jogadores “com golo”. Sobra Pavlidis, que continua a disfarçar essa debilidade “encarnada”, assumindo para si a responsabilidade de fazer abanar as redes. O grego fê-lo em Janeiro e foi o Jogador do Mês, o primeiro destaque que não recai sobre um nome do Sporting.
[ O MVP de Janeiro 2026 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 180 minutos jogados entre as jornadas 17 e 19 (240 para Nacional, Santa Clara, Moreirense e Tondela) ]

Provavelmente o único jogador à prova de crítica no Benfica na hora de fazer golos. Pavlidis foi o melhor marcador da Liga em Janeiro, com cinco tentos, dois deles de grande penalidade, tendo feito “hat-trick” ao Estoril Praia na ronda 17 e um bis ao Estrela da Amadora na 19. O grego, contudo, teve um contributo colectivo bem mais amplo:
- Pavlidis, mesmo sem qualquer assistência nestas três jornadas, contribuiu para 62,5% dos golos marcados pelo Benfica consigo em campo:
- Vangelis foi o quarto jogador da Liga com mais acções com bola na área contrária (19);
- O atacante foi também o segundo jogador com mais remates nesta fase, nada menos que 12 (oito de bola corrida), apenas atrás dos 15 do sportinguista Luis Suárez;
- Pavlidis fez também quatro passes para finalização, sendo o líder entre pontas-de-lança nesta variável
⚽️ MVP GOALPOINT ⭐️
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 3, 2026
🔴 Benfica 3 – 1 Estoril 🟡
◉ Mais um hat-trick de VANGELIS PAVLIDIS 🇬🇷, o 5º em todas as competições desde que chegou ao Benfica. O grego entra no novo ano como fechou o anterior, a decidir e a liderar novamente os melhores marcadores isolado (17 golos) ⭐️… pic.twitter.com/7iFUBfviw6
Pavlidis tem estado em grande neste campeonato, sendo, nesta altura, o melhor marcador da prova, com 19 golos. Continuará a sua senda goleadora?
Parabéns Vangelis Pavlidis, Jogador do Mês GoalPoint de Janeiro de 2026!
Confere em baixo o(s) Jogador(es) do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
Jogador do mês de Dezembro | Maxi Araújo, o “guerreiro” leonino

Apenas Luis Suárez e Samu, de Sporting e Porto, respectivamente, marcaram mais golos do que este lateral/extremo uruguaio que é, cada vez mais, um caso sério na Liga portuguesa. O “leão” Maxi Araújo completou um Dezembro de excelência, sendo o Jogador do Mês GoalPoint Ratings deste período, com destaque para o brilharete na ronda 16, na qual só não teve o melhor rating porque Suárez chegou à nota máxima. Seja como for, confirma-se o domínio absoluto de jogadores do Sporting, que venceram todos os prémios mensais até ao momento.
[ O MVP de Dezembro 2025 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 240 minutos entre as jornadas 13 e 16 (180 para Nacional, Santa Clara, Moreirense e Tondela, com um jogo em atraso cada) ]

Nesta eleição olhámos para as quatro jornadas da Liga que se realizaram em Dezembro. Maxi fez quatro golos nesta fase, beneficiando do facto de, com Rui Borges, ser mais utilizado a extremo. Aliás, neste período a sua pior nota registou-se precisamente na única jornada (13) em que foi lateral, dando ideia de que é mesmo em posição mais adiantada que mostra todo o seu potencial. Não só marca golos e ataca, como emprega também toda a sua capacidade defensiva e garra de “guerreiro”. Em Dezembro destacou-se em diversos detalhes:
- Maxi foi o 11º jogador, com mais de 240 minutos, a registar o maior número de acções com bola na área contrária por 90 minutos (4,7):
- Em termos de remate foi o oitavo que mais o tentou (3,2), com 40% de taxa de conversão, e foi o sexto em disparos de bola corrida (2,8);
- O “leão” foi nono em passes para finalização entre nomes com mais de 240 minutos (2,2), sexto de bola corrida (1,8);
- Dos 1,6 cruzamentos de bola corrida por 90 minutos, teve eficácia em 40%, um número bem elevado;
- O facto de ser um bom lateral, e não só extremo, permitiu-se acumular uma média de 3,5 desarmes, nono valor global, terceiro entre futebolistas com mais de 240 minutos.
OS 2⃣0⃣ MELHORES* DE 2⃣0⃣2⃣5⃣ na Liga Portuguesa ⭐️:
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 31, 2025
6.71 🥇 Francisco Trincão 🇵🇹 (Sporting)
6.57 🥈 Maxi Araújo 🇺🇾 (Sporting)
6.48 🥉 Pablo Felipe 🇵🇹 (Gil Vicente)
6.40 – Vangelis Pavlidis 🇬🇷 (Benfica)
6.37 – Morten Hjulmand 🇩🇰 (Sporting)
6.37 – Rodrigo Mora 🇵🇹 (FC Porto)
6.36… pic.twitter.com/OF8TW0NHmk
A lateral ou a extremo, Maxi é um jogador “todo-o-terreno”, que demonstra uma entrega total a todos os momentos de jogo, sem medo, com consistência tanto a defender como a atacar. O jogador com golo, desarme, cruzamento e chegada à área como poucos. Foi o mais consistente futebolista a fechar o ano.
Parabéns Maxi Araújo, Jogador do Mês GoalPoint de Dezembro de 2025!
Confere em baixo o(s) Jogador(es) do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
Jogador do mês de Outubro/Novembro 2025 | Pedro Gonçalves, o MVP que o “olhómetro” teima em desvalorizar

❓ Quem foi para ti o MELHOR JOGADOR DA LIGA 25/26 no último mês? (Outubro/Novembro, 5 jornadas)?
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 2, 2025
Deixamos 4 dos melhores ratings, mas podes sugerir outro em reply, obrigado!#GoalPointPolls #RatersGonnaRate
[ O MVP de Outubro/Novembro 2025 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 300 minutos entre as jornadas 8 e 12 ]

Nesta eleição olhámos para as cinco jornadas da Liga que se realizaram nestes dois meses. Pedro Gonçalves contribuiu directamente para cinco golos do Sporting nesta fase, com três marcados e duas assistências, sendo o jogador do campeonato com mais alto envolvimento directo nos golos da equipa consigo em campo, estupendos 83,3%, prova do seu peso na manobra ofensiva dos de Alvalade. Porém, o seu futebol foi muito mais do que isso, como mostram algumas das estatísticas do médio. Pedro Gonçalves foi:
- O segundo jogador com mais remates por 90 minutos (4,3), apenas atrás do seu colega de equipa, Luis Suárez (5,5);
- O cenário repete-se exactamente nos disparos de bola corrida, com “Pote” a registar 4,1;
- O “leão” foi o jogador da Liga com mais passes para finalização realizados, nada menos que 4,6, sendo 2,2 de bola corrida, também máximo destes dois meses;
- O transmontano foi também o terceiro com mais ocasiões flagrantes criadas (0,8);
- Ninguém fez mais passes de ruptura do que Pedro Gonçalves, numa média de 1,9 por 90 minutos;
- Passes super progressivos (que aproximam a equipa pelo menos 50% da baliza contrária) foram 1,9, segundo melhor registo.
#AntunesResponde | O melhor rating na nossa Liga neste momento é PEDRO GONÇALVES 🇵🇹, por motivos estatisticamente óbvios:
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 24, 2025
🥇 1º acções p/ golo ( 13, apenas 1 de penálti)
🥈 2º em remates (46)
🥇 1º em enquadrados (23)
🥉 3º em acções na área (55)
🥇 1º em passes p/ finalização… pic.twitter.com/MxRrYq0s6n
Quebra de influência? Em nenhuma época Pedro Gonçalves esteve verdadeiramente abaixo das expectativas e em 2025/26 promete, uma vez mais, ser uma peça-chave na equipa liderada por Rui Borge, na sua busca pelo tricampeonato.
Parabéns Pedro Gonçalves, Jogador do Mês GoalPoint de Outubro/Novembro de 2025!
Confere em baixo o(s) Jogador(es) do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
Jogador do mês de Setembro 2025 | Luis Suárez, o bom sucessor de Gyökeres

Luís Suárez chegou ao Sporting com o maior “fardo” possível às costas: o de suceder ao melhor marcador europeu de 24/25, Viktor Gyökeres, entretanto consagrado na Bola de Ouro. O experiente colombiano não se assustou e completa o segundo mês de Liga somando sete acções para golo noutras tantas jornadas, com quatro delas a terem impacto directo no marcador. O colombiano terminou as três jornadas de Setembro de 2025 com o melhor rating da Liga, marcando (em todas) golos que foram decisivos nos três triunfos leoninos. Suárez é assim o Jogador do Mês GoalPoint Ratings.
[ O MVP de Setembro 2025 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 180 minutos entre as jornadas 5 e 7*,
240 para Benfica e Rio Ave, que disputaram jogo em atraso ]

Decisivo, é o adjectivo certo para caracterizar o contributo de Luis Suárez nas últimas três jornadas leoninas. O colombiano já tinha terminado o clássico em Alvalade com o melhor rating leonino na única derrota até agora na Liga, frente ao vigoroso FC Porto e a partir daí não desanimou e somou golos frente a Famalicão (com impacto no marcador e decisivo), Moreirense (com impacto e a abrir caminho à vitória) e Estoril (novamente com impacto e decisivo, jogo que terminou como MVP). O internacional foi não só o mais goleador do mês (atrás apenas de Pavlidis mas contando com jogo em atraso) como o mais decisivo, convertendo 30% dos 10 remates que tentou, seis deles enquadrados. Suárez foi também o segundo jogador com mais acções na área e top-5 em dribles eficazes no último terço, mais uma vez atrás apenas de Pavlidis mas este com mais um jogo disputado. Assistências? não teve, mas ofereceu três passes de bola corrida para remate, um terço do máximo mensal da Liga, pertencente ao colega Trincão (com nove).
Suárez é “O” avançado leonino? Até agora sim, com Ioannidis a ter de ficar à espreita.
Parabéns Luis Suárez, Jogador do Mês GoalPoint de Setembro de 2025!
Confere em baixo o(s) Jogador(es) do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
Jogador do mês de Agosto 2025 | Pedro Gonçalves, o regresso do “leão” ferido

Longos meses passaram sem a certeza de que Pedro Gonçalves voltaria sequer a tempo de completar a época, após a grave lesão com que se despediu de Rúben Amorim. A longa duração da ausência lançava até a legítima dúvida sobre se seria capaz de retomar o nível de outras épocas, e inclusive aquele com que havia arrancado a temporada 24/25. Nem mesmo o seu regresso, a tempo de marcar o golo que abriu caminho à última vitória do bicampeonato, em Alvalade, dava segurança de tal retorno ao melhor “Pote”, mas findo o primeiro mês da nova época, essas dúvidas desvaneceram-se, mesmo que lhe continue a faltar algo que diferencia os bons dos “mitos”: aparecer nos jogos “grandes”. Pedro Gonçalves é o primeiro jogador do mês GoalPoint da Liga 25/26 (repetindo o feito do ano passado), e após o que partilhamos é fácil perceber porquê.
[ O MVP de Agosto 2025 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 240 minutos jogados ]

Nem mesmo o anti-clímax de um derrota no “clássico”, no qual foi protagonista pelo desperdício, retirou “Pote” do caminho do primeiro MVP mensal da época. Se este tipo de eleições é sempre discutível, os factos demonstram bem o porquê da “eleição algorítmica” do transmontano como o melhor do primeiro mês de Liga. E não foi só por aquele primeiro “10.0” do campeonato em curso, obtido na Madeira.
⚽️ MVP GOALPOINT ⭐️
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 23, 2025
⚫️ Nacional 1 – 4 Sporting 🟢
◉ Chegou a assustar Rui Borges na 1ª parte com uma ameaça de lesão… e acabou a soltar o recital de futebol que empurrou os "leões" para a reviravolta: Pote "mágico" apareceu no Funchal e sacou o primeiro 10 da Liga 25/26 (11.4… pic.twitter.com/59D9qDXASD
Com três golos e duas assistências em quatro partidas, Pedro Gonçalves terminou o mês como o segundo jogador com mais acções para golo, batido apenas pelo sensacional Clayton Silva (seis). Mas não foi apenas pelo “produto final” que “Pote” se destacou.
O avançado leonino terminou com um total de 29 acções directas para remate (remates + passes para remate), o máximo mensal da Liga, à frente de dois perseguidores que são também colegas, Suárez e Trincão. Pelo caminho foi o segundo com mais ocasiões flagrantes criadas (três, a duas do líder Leonardo Lelo) e ninguém fez mais passes a rasgar as defesas contrárias do que ele, com cinco. No total, Pedro Gonçalves foi responsável directo por 41,7% dos Golos, Assistências e Ocasiões criadas pelos “leões” nos minutos em que esteve campo, números de um regresso total à influência “pré-lesão”.
“Pote” de volta ao seu melhor? Os próximos meses darão a resposta.
Por agora é tempo de dizer: Parabéns Pedro Gonçalves, Jogador do Mês GoalPoint de Agosto de 2025!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas relevantes:
O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPointPro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.


