Longos meses passaram sem a certeza de que Pedro Gonçalves voltaria sequer a tempo de completar a época, após a grave lesão com que se despediu de Rúben Amorim. A longa duração da ausência lançava até a legítima dúvida sobre se seria capaz de retomar o nível de outras épocas, e inclusive aquele com que havia arrancado a temporada 24/25. Nem mesmo o seu regresso, a tempo de marcar o golo que abriu caminho à última vitória do bicampeonato, em Alvalade, dava segurança de tal retorno ao melhor “Pote”, mas findo o primeiro mês da nova época, essas dúvidas desvaneceram-se, mesmo que lhe continue a faltar algo que diferencia os bons dos “mitos”: aparecer nos jogos “grandes”. Pedro Gonçalves é o primeiro jogador do mês GoalPoint da Liga 25/26 (repetindo o feito do ano passado), e após o que partilhamos é fácil perceber porquê.
[ O MVP de Agosto 2025 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 240 minutos jogados ]

Nem mesmo o anti-clímax de um derrota no “clássico”, no qual foi protagonista pelo desperdício, retirou “Pote” do caminho do primeiro MVP mensal da época. Se este tipo de eleições é sempre discutível, os factos demonstram bem o porquê da “eleição algorítmica” do transmontano como o melhor do primeiro mês de Liga. E não foi só por aquele primeiro “10.0” do campeonato em curso, obtido na Madeira.
⚽️ MVP GOALPOINT ⭐️
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 23, 2025
⚫️ Nacional 1 – 4 Sporting 🟢
◉ Chegou a assustar Rui Borges na 1ª parte com uma ameaça de lesão… e acabou a soltar o recital de futebol que empurrou os "leões" para a reviravolta: Pote "mágico" apareceu no Funchal e sacou o primeiro 10 da Liga 25/26 (11.4… pic.twitter.com/59D9qDXASD
Com três golos e duas assistências em quatro partidas, Pedro Gonçalves terminou o mês como o segundo jogador com mais acções para golo, batido apenas pelo sensacional Clayton Silva (seis). Mas não foi apenas pelo “produto final” que “Pote” se destacou.
O avançado leonino terminou com um total de 29 acções directas para remate (remates + passes para remate), o máximo mensal da Liga, à frente de dois perseguidores que são também colegas, Suárez e Trincão. Pelo caminho foi o segundo com mais ocasiões flagrantes criadas (três, a duas do líder Leonardo Lelo) e ninguém fez mais passes a rasgar as defesas contrárias do que ele, com cinco. No total, Pedro Gonçalves foi responsável directo por 41,7% dos Golos, Assistências e Ocasiões criadas pelos “leões” nos minutos em que esteve campo, números de um regresso total à influência “pré-lesão”.
“Pote” de volta ao seu melhor? Os próximos meses darão a resposta.
Por agora é tempo de dizer: Parabéns Pedro Gonçalves, Jogador do Mês GoalPoint de Agosto de 2025!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas relevantes:
O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPointPro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.