Liga 25/26 : Os reforços com melhor arranque

-

A Primeira Liga vai na quarta jornada, muito cedo para grandes balanços, mas dá para perceber quais os reforços das equipas para 2025/26 se adaptaram mais depressa às suas equipas, ao estilo de jogo, ao campeonato português. Aproveitando a paragem da Liga para compromissos das selecções, olhamos para os cinco reforços que melhores desempenhos tiveram até agora.

O facto de pertencerem todos ao habitual G4 não espanta ninguém. Na análise cabem apenas jogadores que disputaram mais de 180 minutos na prova, ou seja, metade do tempo possível.

Ricardo Mangas, de “T1 acessível” a “Duplex” imprevisto

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Ricardo-Mangas-infog

Com excepção de João Virgínia, que chegou a Alvalade a custo-zero, Ricardo Mangas foi o reforço mais “barato” que chegou não só ao Sporting como aos três candidatos (300 mil EUR). A verdade é que o “barato” saiu valioso, findas quatro jornadas, pois o lateral acabou por revelar-se um elemento fundamental (face à lesão de Maxi Araújo) e de alto desempenho, sendo aliás o reforço da Liga com melhor GoalPoint Rating, entre aqueles que disputaram mais de 180 minutos. Mangas leva dois golos marcados e destaca-se com quase dois passes para finalização de bola corrida por 90 minutos e com 62% de eficácia no desarme.

Como não Amar Dedić?

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Amar-Dedić-infog

O Benfica levava praticamente duas épocas sem encontrar uma alternativa às ausências de Alexander Bah, quando anunciou a chegada do bósnio. Desta feita parece ter descoberto em Dedic um lateral capaz até de atirar o dinamarquês para o banco. Amar Dedic pegou de estaca na equipa da Luz, desinibido, em especial em termos ofensivos, levando um golo e uma assistência em apenas três partidas. Neste momento lidera, com Jovane Cabral, no número absoluto de dribles eficazes (8).

Luis Suárez com melhor arranque que Gyökeres

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Luis-Suárez-infog

O peso de substituir Gyökeres é grande, mas o colombiano foi pela via certa, ou seja, mostrar as suas qualidades em vez de tentar igualar as características do sueco. Suárez está a patentear qualidade, com dois golos, duas assistências, mas também outros números de respeito. Neste momento é o jogador com mais acções com bola na área contrária (35), mais remates (21), mais disparos de bola corrida (16), o quarto em passes para finalização (8) e o terceiro em passes progressivos recebidos (32). Tudo isto rende-lhe até agora um arranque estatisticamente mais “gordo” que o do “insubstituível” sueco, mesmo sem o parecer, a olho.

Luuk de Jong, a calar as piadas sobre a “reforma”

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Luuk-de-Jong-infog

A surpresa da chegada do neerlandês foi grande, mas a sua qualidade já era sobejamente conhecida e o ponta-de-lança está a adaptar-se bem ao futebol exigido por Fariori no Porto. O avançado leva já um golo e marcado em Alvalade, mostrando que a sua experiência beneficia todos em seu redor, no futebol intenso e de ataque em bloco dos portistas.

A surpresa da chegada do neerlandês foi grande, mas a sua qualidade já era sobejamente conhecida e o ponta-de-lança está a adaptar-se bem ao futebol exigido por Fariori no Porto. O avançado leva já um golo e marcado em Alvalade, mostrando que a sua experiência beneficia todos em seu redor, no futebol intenso e de ataque em bloco dos portistas.

Leonardo Lelo, o líder do passe açucarado

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Leonardo-Lelo-infog

Leonardo Lelo havia sido ligado ao interesse dos “grandes” no passado, mas esta época acabou mesmo por dar um salto grande, para Braga. E as primeiras jornadas na Pedreira mostram que esta foi uma aposta ganha. O lateral-esquerdo tem sido um dos melhores dos minhotos, levando já incríveis quatro assistências em quatro jogos. Isto porque é líder em passes para finalização (14) e em ocasiões flagrantes criadas (5). Promete.

Muitos outros reforços têm já dado nas vistas, mas estes são os que, até agora, têm mostrado mais consistência e serviço. Estaremos já ao longo da temporada para olhar os desempenhos destes e de outros artistas.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.