Luis Suárez, o arranque aos “altos e baixos” do “Gyösucessor”

-

O Sporting entrou a ganhar na Liga e com forte ascendente mas sem goleada. Para lá do mérito de Sequeira, Tchemba e Cia no evitar de marcador mais pesado, sobrou também a noite perdulária de Luis Suárez, que misturou números atípicos de desperdício com bons indicadores em tudo o resto que fez.


Os olhos estavam sobre o colombiano, que teve a sua primeira titularidade no emblema de Alvalade, desalojando Conrad Hader O atacante igualou a curiosidade dos adeptos na vontade de mostrar serviço e mostrou bom entendimento com os colegas mas perdeu três das quatro ocasiões consideradas flagrantes desperdiçadas pelos leões, em seis criadas.

GoalPoint-2025-08-08-Casa-Pia-Sporting-Away-Luis-Suárez-Primeira-Liga-202526-card

Suárez terminou sem golos, com muita vontade e aparente ansiedade em estrear-se a marcar, com ansiedade crescente visível, sobretudo na segunda parte. Mostrou, contudo, ser um jogador com técnica, muito ligado às combinações com os seus colegas de equipa, o que lhe permitiu, estar no sítio certo e criar perigo. 

[ Os 7 remates de Suárez (à esquerda) e as 3 flagrantes falhadas ]

Principais números de Luis Suárez:

  • Suárez foi o mais rematador do encontro, com sete disparos

  • Destes, quatro foram enquadrados, também valor mais elevado

  • Ao mesmo tempo falhou três ocasiões flagrantes, máximo da partida

  • Ao todo acumulou 1,6 Golos Esperados (xG) desperdiçados

  • Registou nove acções com bola na área contrária, valor mais alto da partida

  • Somou duas acções defensivas eficazes, já no último terço do adversário (e que assustaram os “gansos”)

Conclusões? Ainda é cedo para as tirar, estes são apenas números a reter da estreia, alguns positivos, outros longe disso. Há que realçar que Patrick Sequeira, guarda-redes do Casa Pia, fez nada menos que oito defesas, duas a travar ocasiões flagrantes, tendo evitado 1,7 golos (defesas – xSaves). Suárez mostrou potencial, um compromisso ofensivo total e tudo para ser um caso sério. A não ser que o desperdício continue. Foram só nervos ou azar? O mais provável é ter sido isso mesmo, pois o colombiano fechou a La Liga 24/25 com um registo “neutro” na diferença entre Golos esperados e marcados, o que normalmente é um bom sinal num avançado.

[ foto de destaque via Sporting CP, X ]

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.