Benfica 🆚 Nice | Águia forte demais confirma encontro com José Mourinho

-

Apuramento fácil. O Benfica está no play-off da Champions League, onde vai encontrar o Fenerbahçe, de José Mourinho, que “despachou” o Feyenoord em Istambul por 5-2. Os “encarnados” não tiveram de se esforçar muito para voltarem a ser muito superiores ao Nice, em especial na primeira parte, altura em que marcaram dois golos, por Aursnes e Schjelderup… assistências de Schjelderup e Aursnes.

GoalPoint-2025-08-12-Benfica-Nice-Champions-League-QL-202526-Ratings

Em ritmo de treino

A superioridade total do Benfica notou-se logo na primeira parte. O Nice até entrou forte, mas cedo as “águias” passaram a dominar, sólida defensivamente, controladora no meio-campo e eficaz na frente. A dupla norueguesa dos “encarnados”, composta por Aursnes e Schjelderup, foi a responsável pelos golos, com cada um a assinar um tento e uma assistência. O ritmo, esse, apenas a espaços aumentava. Bom “treino” na primeira parte.

No segundo tempo o Benfica resguardou-se. Além de ter tirado o pé do acelerador (a velocidade já não era muita), permitiu ao Nice subir no terreno. O problema é que o contra-ataque não saía. Até que entrou Prestianni. O jogo estava morno, mas o argentino veio agitar com os acontecimentos, com velocidade e lances que iam empolgando os adeptos da Luz. Contudo, faltava qualidade no último passe, pelo que o resultado não viria a sofrer mais alterações.

[ Equilíbrio nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2025-08-12-Benfica-Nice-Champions-League-QL-202526-pass-network

MVP GoalPoint: Fredrik Aursnes 👑

Omnipresente. O norueguês esteve em todo lado, a defender, nas dobras, nas compensações, a marcar e a assistir. Aursnes fez o 1-0, serviu depois o compatriota Schjelderup para o segundo e foi o melhor em campo. Realce para quatro passes para finalização, máximo do jogo, e dois desarmes. Ganhou seis dos sete duelos que disputou. 

Outros Ratings 🔺🔻

Schjelderup 7.5

Akturkoglu vai sair? Não há problema. Schjelderup mostrou nesta partida que pode muito bem ser o dono do lugar de extremo-esquerdo. O jovem fez um golo e uma assistência, registou três passes para finalização e assinou duas acções defensivas no meio-campo contrário.

António Silva 6.9

Mais um jogo sólido do central, sem medo dos velozes jogadores da frente do Nice. António Silva acertou 70 de 76 passes (máximos do jogo), seis de dez longos e ainda registou dois bloqueios de remate.

Nice 0 – 2 Benfica – 1ª mão

GoalPoint-2025-08-06-Nice-Benfica-Champions-League-QL-202526-Ratings

Superioridade clara

O Benfica teve o controlo geral da primeira parte, num jogo pouco intenso e ainda com todos os sintomas de pré-temporada. O 4-4-2 do Benfica permitia à equipa ocupar bem os espaços e colocar muita gente na área, pelo que criou os melhores lances. A primeira jogada de perigo aconteceu aos 39 minutos, com Pavlidis a desviar cruzamento de Schjelderup, mas quando a bola ia entrar na baliza, Yehvann Diouf fez uma grande defesa com um pé. O guardião era o melhor ao intervalo, com 1,3 golos evitados (defesas – xSaves).

A toada permaneceu na segunda parte, mas agora com mais eficácia. O Benfica, aos 53 minutos, trabalhou bem na direita, Aursnes cruzou e Ivanovic, na estreia pelos “encarnados”, esticou-se todo para desviar para o 1-0. O Nice sentiu o golo e continuou sem ideias para criar perigo. Bruno Lage foi mexendo na equipa para tentar explorar espaços e, aos 88 minutos, Florentino arrancou um grande pontapé de fora da área para o segundo da noite. Triunfo tranquilo e natural das “águias”.

[ Equilíbrio nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2025-08-06-Nice-Benfica-Champions-League-QL-202526-pass-network

MVP GoalPoint: Fredrik Aursnes 👑

O norueguês começou algo discreto, ainda a tentar enquadrar-se nas movimentações de Richard Ríos e Dedic. Porém, foi crescendo no jogo, percebendo as lacunas do Nice, e acabou com o melhor rating. Foi dele a assistência para o 1-0, com Dahl registou o máximo de passes para finalização (3), registou quatro desarmes e o valor mais elevado de acções defensivas no meio-campo contrário (4).

Outros Ratings 🔺🔻

Samuel Dahl 6.8

Bom jogo do lateral-esquerdo sueco. Dahl entregou-se ao jogo, lutou muito e foi, com Aursnes, o jogador com mais passes para finalização (3).

Andreas Schjelderup 6.6

O outro norueguês do Benfica aproveitou bem a oportunidade para mostrar serviço. Mais comprometido defensivamente, criou uma ocasião flagrante na primeira parte, fez dois passes para finalização, errou apenas duas de 23 entregas e ganhou quatro de sete duelos.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.