Entradas, saídas, rumores. Acompanhe neste artigo residente todas os comparativos e todas as informações GoalPoint acerca das mais importantes movimentações do mercado de futebol, nacional e internacional.

 

22 de Maio

Rossi nas cogitações da “águia”

O Benfica parece apostado em reforçar o seu plantel para 2018/19, surgindo agora a notícia do eventual interesse da “águia” no boavisteiro Raphael Rossi. O defesa-central brasileiro, de 27 anos, foi uma das figuras da sua equipa esta temporada, figurando em terceiro lugar no “top 5” dos jogadores com mais alívios a cada 90 minutos. Rossi foi o segundo jogador mais utilizado pelos boavisteiros, apenas atrás dos 3060 minutos de Vagner, guarda-redes totalista na Liga NOS.

GoalPoint-Raphael_Rossi_2017_vs_Jardel_2017-infog
Clique para ampliar

Num comparativo com o melhor central do Benfica, Jardel, Rossi apresenta números semelhantes (e até ligeiramente superiores) em termos de desarmes e intercepções por minuto, ganhando claramente nos alívios. Porém, é menos efectivo nos remates à baliza, apesar de registar mais um golo (3) do que o compatriota das “águias”. Caso se confirme a abordagem e a transferência, o Benfica aposta num jogador que , claramente, não complica, como comprova a sua apetência pelo alívio. Mas que também não se coibe de subir no terreno com a bola controlada, como comprovam os 6,9 passes no último terço do terreno a cada 90 minutos, mais do que qualquer central dos dois clubes. Porém, peca na qualidade de entregas nesta zona (apenas 35%).

Dos centrais dos dois clubes, Rossi foi o que mais duelos aéreos defensivos disputou, 5,7 a cada 90 minutos, tendo ganho 71% deles. Uma percentagem, aliás, só ultrapassada por Jardel e por Luisão (neste caso por centésimas), batendo claramente os 63% de eficácia de Rúben Dias neste particular.

 

19 de Maio

Tameze para o “miolo” portista

Danilo Pereira falhou grande parte do campeonato português, devido a lesões, a última grave o suficiente para o afastar do campeonato do Mundo. Seja por esse motivo – não se sabe ao certo o tempo de paragem do “trinco” -, seja por mera necessidade de ter alternativas para a posição, o FC Porto estará no mercado em busca de um médio-defensivo. E o nome que surge mais insistentemente, referido pela France Football, é o de Adrien Tameze, francês de 24 anos do OGC Nice.

GoalPoint-Adrien_Tameze_2017_vs_Danilo_Pereira_2017-infog
Clique para ampliar

Tameze é um jogador com características distintas de Danilo Pereira, a começar a nível fisionómico (1,80m contra os 1,88m do português). Trata-se de um atleta mais móvel, com capacidade de transporte do esférico apreciável, embora, paradoxalmente, apresente muito menor tendência para o remate do que o português (somente 0,4 remates por 90 minutos, contra 1,2 de Danilo). São dois jogadores com excelente capacidade de passe, com boa eficácia, mas diferentes no momento defensivo. Enquanto o jogador luso se destaca nas recuperações de posse (que diz muito do excelente posicionamento do jogador), Tameze é melhor no desarme, completando 4,1 acções defensivas por 90 minutos, contra os 3,6 de Danilo. Caso se confirme o negócio, Tameze apresenta-se como um jogador para dar outras opções tácticas aos “dragões”.

 

18 de Maio

Benfica pesca no Espanyol?

Álex Grimaldo é um dos jogadores mais insistentemente falados para sair do Benfica, numa eventual venda milionária das “águias”. A época relativamente parca em lesões por parte do ex-Barcelona aumentou os rumores de saída, especialmente para o Nápoles, de Itália. Em sentido contrário a imprensa catalã, nomeadamente o Mundo Deportivo, fala em negociações entre o Benfica e o Espanyol de Barcelona para a contratação do lateral-esquerdo Aarón Martín, para colmatar a eventual saída de Grimaldo.

GoalPoint-Aarón_Martín_2017_vs_Álex_Grimaldo_2017-infog
Clique para ampliar

Martín é um jogador de apenas 21 anos, feitos a 22 de Abril, formado no Espanyol. Ao contrário de Grimaldo, trata-se de um jogador com maior envergadura física (1,80m contra os 1,71m do benfiquista), mas que é visto como um atleta de características ofensivas, tal como o compatriota que ainda joga nas “águias”. No entanto, os números desta época não mostram claramente essa tendência. Se Grimaldo fez um golo e quatro assistências pelo Benfica, Martín não registou nem uma coisa, nem outra. Algo que se explica pela fraca tendência para rematar à baliza e o menor número de passes para finalização. Defensiva mente não anda muito longe dos números de Grimaldo em diversas variáveis, mas aparenta algumas dificuldades ao nível do desarme.

Os números de 2017/18 não apontam para um “upgrade” em relação a Grimaldo, mas caso o Benfica avance mesmo para a contratação do jovem – fala-se em €10M -, resta saber se, na Liga NOS, consegue mostrar outros argumentos. Afinal, esteve na lista de 25 candidatos ao prémio European Golden Boy de 2017.

 

17 de Maio

Marcano pode rumar à Serie A

A imprensa italiana refere que o defesa-central espanhol do FC Porto, Iván Marcano, poderá estar a caminho da Serie A, mais concretamente da Roma. O jogador de 30 anos está em final de contrato com os “dragões” e não terá chegado a acordo para a renovação de contrato. Após notícias que davam conta do interesse do Valência, eis que agora Marcano poderá reforçar o eixo defensivo de um dos semifinalistas da edição desde ano na Liga dos Campeões.

GoalPoint-Iván_Marcano_2017_vs_Federico_Fazio_2017-infog
Clique para ampliar

Marcano terá de lutar por uma vaga na equipa com Federico Fazio e com Kostas Manolas, os dois habituais titulares no eixo defensivo. O primeiro é argentino, tem 31 anos, e é visto como a figura principal do sector, sendo mais utilizado que o grego Manolas. Fazio terminou a temporada como um verdadeiro esteio, aliás, tal como o espanhol no Porto, com números muito interessantes, reflectidos num apreciável GoalPoint Rating de 6.08. As diferenças estatísticas entre ambos não são acentuadas, sendo que Fazio destacou-se mais que Marcano nos desarmes e alívios, o espanhol nas intercepções – mas também no ataque, com cinco golos.

 

12 de Maio

Ferreyra terá acordo com o Benfica

Ainda se joga a última jornada da Liga NOS e o mercado já ferve. A última notícia da imprensa fala no interesse do Benfica em Facundo Ferreyra, ponta-de-lança do Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca. Trata-se de um argentino, de 27 anos, que chegou à Ucrânia em 2013, tendo representado o Newcastle por empréstimo em 2014/15. Segundo informações que circulam, o jogador, em final de contrato com o Shakhtar, terá chegado a acordo com a formação benfiquista. Mas quem é Ferreyra, e como encaixa no futebol da “águia”?

GoalPoint-Facundo_Ferreyra_2017_vs_Jonas_2017-infog
Clique para ampliar

Um olhar directo para as características de Ferreyra mostra um jogador com boa altura (1,86m), bom jogo de cabeça e mobilidade na área, surgindo no espaço para finalizar. E os números desta temporada na Ucrânia mostram isso mesmo, face aos 21 golos que marcou em 28 jogos da Liga.

O comparativo com qualquer um dos pontas-de-lança do Benfica é um exercício complicado, mesmo tendo por base a mesma competição europeia em que as duas equipas participaram, a Liga dos Campeões. Talvez algo injusta a comparação com Jonas, pela participação negativa da equipa portuguesa, não deixa de ser curioso olhar para os números de ambos. Ferreyra fez três golos e uma assistência em oito partidas pelo Shakhtar na Champions, até aos oitavos-de-final, tendo convertido 43% das ocasiões flagrantes de que dispôs e enquadrado 39% dos remates que fez dentro da grande área. Valores muito interessantes, embora não rivalize com o brasileiro nos remates por 90 minutos. Aí, Jonas ganha claramente, tal como o faz na Liga NOS. Ainda assim, o argentino enquadrou 0,9 a cada 90 minutos, Jonas 0,6.

Se a mobilidade de ambos e sentido de oportunidade apontam para dois jogadores com algumas características semelhantes, resta saber se o Benfica – a confirmar-se as notícias – procura um substituto para o “Pistolas” ou um parceiro para o ataque.

 

10 de Maio

Imprensa aponta tentativa de Benfica por Renato

Não é a primeira vez, mas a imprensa desta sexta-feira retoma o suposto desejo “encarnado” de fazer regressar Renato Sanches, que tem tido tudo menos um percurso feliz desde que abandonou a Luz, após a época 2015/16.

A época de Renato no (quase despromovido) Swansea foi o segundo capítulo do percurso acidentando do jovem médio desde que foi contratado pelo Bayern. Ao serviço dos “cisnes” acabou por realizar apenas 706 minutos na Premier League, distribuídos por 12 jogos, sem somar qualquer golo ou assistência. Os seus números complementares de desempenho, apesar da pouca utilização, não deixam de ser curiosos, quando comparados com os que somou na única época que cumpriu na equipa principal do Benfica, senão vejamos:

GoalPoint-Renato_Sanches_2017_vs_Renato_Sanches_2015-infog
Clique para ampliar

Sendo agora um jogador mais driblador e (consequentemente) mais castigado por faltas dos adversárias do que quando saiu de Portugal, Renato não mudou assim tanto, o que não deixa de ser negativo, pois indicia uma falta de evolução coerente o seu trajecto recente. O menor acerto no passe pode redundar do contexto (Liga mais exigente, equipa) mas acaba por ser um sinal de alerta muito significativo para a posição que ocupa em campo. Já noutras variáveis (não incluídas na infografia, mas acessíveis pelo nosso “radar”) o Renato continua o mesmo: 6,4 recuperações de posse (vs. 6,7 pelo Benfica) e 1,5 desarmes (vs. 1,6 pelas “águias”), para dar dois exemplos mais significativos. O mesmo parece ser pouco, para outras paragens.

Sendo um regresso à Luz apenas previsível numa lógica de empréstimo, o negócio até pode ser benéfico para o jogador, que poderia assim procurar reproduzir um contexto de retoma vivido, com sucesso, por jogadores como Nani ou Fábio Coentrão, pelo Sporting, num passado recente. Mas o que ganharia o Benfica com essa opção? Essa resposta é menos clara.

 

10 de Maio

“Encarnados” na pista de Tabata

A imprensa brasileira destaca esta quinta-feira o suposto interesse do Benfica em Bruno Tabata, um dos destaques brasileiros do Portimonense na corrente temporada. Segundo o UOL Esporte, os “encarnados” seguem a evolução do jovem extremo de 21 anos desde que a sua formação, no Atlético Mineiro, clube de onde chegou para jogar nos algarvios no verão de 2016. Caracterizado primordialmente como um extremo/médio-ofensivo com preferência pelo lado direito, a verdade é que Tabata deambulou pelos dois flancos, nas 18 vezes em que mereceu a confiança de Vítor Oliveira na Liga NOS 17/18.

Apesar de somar apenas 1023 minutos jogados na Liga, Tabata contabiliza dois golos e quatro assistências, destacando-se pela frequência com que oferece situações de remate (2,4 p/90′), pela opção recorrente e eficaz pelo drible (41% de sucesso em 4,3 tentativas p/90′) e pela qualidade com que cruza a bola para a área adversária: tenta cerca de três cruzamentos de jogo, entregando com sucesso quase 30% dos mesmos, um desempenho a ter em conta. Foi, aliás, através de um cruzamento que somou a sua última assistência, para o golo de Fabrício, na recepção ao Sporting.

Não admira assim o eventual interesse não só do Benfica, como de outros emblemas, o qual terá no entanto de ter em conta a elevada cláusula de rescisão que supostamente recai sobre o jogador: 10M€.

GoalPoint-Bruno_Tabata_2017_vs_Eduardo_Salvio_2017-infog
Clique para ampliar

 

08 de Maio

Barça vai accionar Griezmann

A imprensa espanhola confirma-o e o Atlético já reagiu, sem meiguice: o Barcelona prepara-se para accionar a cláusula do francês Antoine Griezmann, independentemente da vontade em negociar do seu clube actual. O desejo é antigo e já havia alimentado manchetes no último verão. Os “blaugrana” preparam-se agora para aproveitar a descida de cláusula do avançado, que terá lugar no final desta época e que passa a ser de 100M €. A confirmar-se, Antoine passa a integrar o restrito “clube” composto por jogadores que motivaram valores acima da centena de milhões de euros numa única transferência, onde já figuram Bale, Pogba, Neymar, Coutinho e Mbappé.

Imaginando que o Barça mantém Suárez no elenco, é caso para concluir que os catalães duplicam (e complementam) o poder de fogo no último terço.

GoalPoint-Antoine_Griezmann_2017_vs_Luis_Suárez_2017-infog
Clique para ampliar

 

03 de Maio

Braga na pista de João Novais?

A época 2017/18 está quase a terminar e os clubes começam a movimentar-se no mercado de transferências. As notícias mais recentes dão conta disso mesmo no Minho, nomeadamente no Braga. O médio-ofensivo do Rio Ave, João Novais, é apontado pelo jornal A Bola como reforço dos “arsenalistas” para 2018/19, a troco de €1,5M. Um desfecho talvez previsível, uma vez que os minhotos são reconhecidos como um clube que trabalha bem no mercado interno, e Novais foi uma das grandes surpresas deste campeonato.

Num comparativo com o melhor marcador do Braga, Ricardo Horta, nota-se que falta a Novais mais passe para golo, embora registe, mais passes para finalização que Horta (tendo muito menos assistências, é natural que a eficácia dos finalizadores tenha aqui um peso). Contudo, o jogador do Rio Ave destaca-se noutros parâmetros, como o remate, em especial de fora da área, com 3.1 por cada 90 minutos (é o melhor marcador da Liga de fora da área, com seis golos obtidos dessa forma), e no drible.

GoalPoint-João_Novais_2017_vs_Ricardo_Horta_2017-infog
Clique para ampliar

 

30 de Abril

Atleti e Chelsea na pista de Bruno Fernandes

A primeira época de Bruno Fernandes ao serviço do Sporting tem sido excepcional e em crescendo. Não admira assim que alguns dos mais poderosos emblemas da Europa tenham já “marcado” o médio leonino. Atlético de Madrid e Chelsea são os últimos nomes referidos pela imprensa, no lote de interessados no jogador de 23 anos. Mas há um senão: quem quiser resgatar aquela que foi provavelmente a melhor contratação 2017/18 da Liga NOS tem um muro gigante pela frente: o “leão” não dormiu na hora de negociar a cláusula de rescisão do jogador, nada menos do que… 100 milhões de euros.

Eis como se compara Bruno Fernandes com duas das referências das equipas referidas, Saúl Ñiguez e Cesc Fàbregas, na época em curso (Liga).

Na próxima página: mais rumores e negócios em análise