Entradas, saídas, rumores. Acompanhe neste artigo residente todas os comparativos e todas as informações GoalPoint acerca das mais importantes movimentações do mercado de futebol, nacional e internacional.

Outros artigos recomendados, em actualização ao longo da época:
🔗 O top das transferências 18/19
🔗 O top das transferências na Liga NOS 18/19

20 de Março

“Leão” de olhos em Léo Jardim

O jornal Record avança esta quarta-feira que o Sporting está interessado no guarda-redes do Rio Ave, Léo Jardim. Segundo o periódico, o guardião de 24 anos, emprestado pelo Grémio de Porto Alegre ao clube de Vila do Conde – que entretanto já terá accionado a cláusula de opção -, está a ser observado pelo emblema de Alvalade, que deverá avançar para a sua aquisição no final da temporada.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Léo-Jardim-infog
Clique para ampliar

O brasileiro tem sido uma das figuras centrais do Rio Ave esta época, somando 26 jogos na Liga NOS, 38 golos sofridos e cinco partidas em que garantiu a inviolabilidade da sua baliza. Neste momento regista 3,3 defesas a cada 90 minutos, quinto valor mais alto entre jogadores com pelo menos 1170 minutos no campeonato, travou 70% dos remates enquadrados com a sua baliza e apresenta uma eficácia total nas saídas pelo ar.

 

11 de Março

Wolves vai activar cláusula de Jiménez

Muitos duvidaram da possibilidade do Benfica rentabilizar o elevado investimento em Raúl Jiménez (22 milhões) mas a notícia aí esta: segundo a imprensa o Wolves vai accionar a opção de compra do avançado, no valor de 38 milhões de euros, o que, somando aos três milhões que já havia pago pelo seu empréstimo eleva a “factura” total para os 41 milhões, o que fará do mexicano a maior venda de sempre dos “encarnados”, ultrapassando os 40 milhões de Ederson e Witsel.

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Raúl-Jiménez-infog
Clique para ampliar

É caso para dizer que tal não seria possível caso não tivesse Jiménez produzido em campo o suficiente para justificar tamanha cifra, mesmo tendo em conta os valores inflacionados pagos pela Premier League, em comparação com o resto do “planeta futebolístico”. O “lobo” leva um total de 18 acções para golo na Premier League, 12 delas golos, aos quais soma mais dois marcados na Taça de Inglaterra. Uma época até agora em cheio, em paralelo com (e certamente com grande influência) a boa época dos Wolves de Nuno Espírito Santo.

13 de Fevereiro

City ataca Dybala

Os italianos da Tuttosport afirmam que o argentino Paulo Dybala poderá estar a caminho do Manchester City, para reforçar o ainda campeão inglês a partir da próxima temporada. Segundo aquela publicação, o atacante interessa a Pep Guardiola, estando os ingleses na disposição de avançar com uma verba a rondar os €120M pela contratação de uma das estrelas da Juventus, que esta época tem estado, contudo, um pouco abaixo do habitual.

GoalPoint-Paulo_Dybala_2017_vs_Paulo_Dybala_2018-1-infog
Clique para ampliar

Dybala, goleador da Juve nas últimas temporadas, viu o seu protagonismo afectado pela chegada de Cristiano Ronaldo ao emblema de Turim. Ainda assim com muita utilização, quase sempre colado ao flanco direito, Dybala não foi ainda além de dois golos esta época, mais quatro assistências, bem abaixo dos 22 tentos que apontou na época passada.

 

12 de Fevereiro

Jovic na lista do Barça

O sérvio Luka Jovic, emprestado pelo Benfica ao Frankfurt, é dado hoje pela imprensa espanhola como potencial alvo do Barcelona para o próximo mercado de verão. O desempenho do avançado, melhor marcador da Bundesliga, estará a impressionar os catalães, interessados em encontrar uma alternativa acessível para competir no futuro com Luis Suárez pela vaga de ponta-de-lança.

Clique para ampliar

A “acessibilidade” em causa situa-se cerca dos 40 milhões de euros, o actual valor de mercado do jogador, segundo o Transfermarkt, uma valorização que subiu em flecha desde 2018, já que o jogador saiu da Luz a cotar-se pelos dois milhões. No entanto, a não ser que surjam novidades imprevistas, o Benfica receberá “apenas” entre 6 e 12 milhões (fontes diferentes apontam valores variáveis, a confirmar), seja qual for o destino do sérvio, o valor da cláusula de compra que acordou com o Eintracht, aquando da cedência.

 

01 de Fevereiro

Nani pode rumar à MLS

O mercado de transferências fechou em Portugal à meia-noite de 31 de Janeiro para 1 de Fevereiro, mas o mesmo não aconteceu nos Estados Unidos. A janela da MLS (Major League Soccer) mantém-se aberta até Maio e de “terras do Tio Sam” chegam notícias do interesse de um clube (não especificado) no internacional português Nani.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Nani-infog
Clique para ampliar

O extremo é um dos jogadores mais utilizados pelo Sporting esta temporada, registando já sete golos e três assistências na Liga NOS, sendo o segundo melhor marcador da equipa a par de Bruno Fernandes e atrás de Bas Dost. Sem a eficácia de drible de outros tempos, o português tem-se destacado pela regularidade com que remata, cruza e realiza passes para finalização. Caso seja transferido para os Estados Unidos, o seu antigo clube, o Valência, tem direito a 40% do valor da venda.

Mais mercado nas próximas páginas