Nacional 🆚 Sporting | Leão demolidor “abre o ketchup” na Choupana

-

O jogo até começou difícil para o Sporting, com o Nacional a dar muito boa conta de si, a criar perigo e a marcar. Porém, os momentos dos golos leoninos e a eficácia tremenda da formação de Rúben Amorim ditaram leis, em especial no segundo tempo, altura em que os lisboetas marcaram por quatro vezes.

GoalPoint-2024-08-17-Nacional-Sporting-Primeira-Liga-202435-Ratings

Segunda parte diabólica

Que bela primeira parte na Choupana. Houve mais Sporting, como se esperava, mas muito Nacional nos contra-ataques, a criar perigo, pelo que as equipas chegaram ao intervalo com o mesmo número de remates, de enquadrados e com os insulares a registarem mais Golos Esperados (1,2 xG). Ainda assim, o “leão” chegou a esta fase em vantagem, beneficiando da melhor qualidade dos seus executantes.

No segundo tempo, o Sporting “abriu o ketchup”, com mais quatro golos, jogadas de belo efeito e grande eficácia ofensiva, num verdadeiro festival dos homens da frente. Isto em apenas 2,6 xG, pelo que registou um saldo positivo de 3,4.

[ Sporting instalado no meio-campo contrário ]

GoalPoint-2024-08-17-Nacional-Sporting-Primeira-Liga-202435-pass-network

O Jogo em 5 Factos

1. Nacional perigoso na primeira parte

O Sporting ganhava ao intervalo com dois golos marcados em apenas 0,4 Expected Goals (xG), mas o Nacional foi mais perigoso no primeiro tempo, com 1,2 xG e vários lances de apuro na área leonina.

2. “Leão” destacado na eficácia

A segunda parte mudou tudo, com o Sporting a apresentar níveis de eficácia extraordinários. Foram mais 2,2 xG e mais quatro tentos, terminando com 2,6 e um saldo positivo entre marcados e esperados de 34 novo recorde da Liga.

3. Facilidade em entrar na área

O “leão” terminou o jogo com 34 acções com bola na área contrária, mais 20 do que na primeira parte e mais 23 que o Nacional, que não passou das 11.

4. Inácio “mestre” do passe… e não só

A nota final do central leonino não foi por aí além (5.9), muito por culpa das poucas acções defensivas (6) que foi obrigado a realizar. Porém, brilhou no passe, com 91 certos em 95 tentados, 14 passes progressivos e ainda 105 acções com bola, tudo máximos.

5. Sem duelos aéreos ofensivos

Um evento pouco usual. O Sporting atacou muito, mas pelo chão, pelo que terminou a partida sem qualquer duelo aéreo ofensivo disputado.

MVP GoalPoint: Pedro Gonçalves 👑

Que jogão de “Pote”, a continuar assim arrisca-se a abafar por completo os números da época de estreia em Alvalade. O melhor em campo fez um golo, duas assistências, seis passes para finalização e sete progressivos. Não fossem os três dribles consentidos e a nota poderia ter “batido no tecto”.

GoalPoint-2024-08-17-Nacional-Sporting-Away-Pedro-Gonçalves-Primeira-Liga-202435-MVP

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Nacional

Nigel Thomas 6.7

A melhor unidade do Nacional, autor do golo da formação insular. O extremo fez ainda dois passes para finalização.

Matheus Dias 5.4

O autor da assistência foi o central brasileiro, através de um magnífico passe de ruptura. Matheus fixou o máximo de acções defensivas (12) e de desarmes (5, todas na primeira parte), mas cometeu um erro num dos golos leoninos.

Destaques do Sporting

Viktor Gyökeres 9.1

O sueco está a voltar ao “normal”. Autor de dois golos, um de penálti, outro numa “bomba”, o atacante poderia ter marcado mais, mas desperdiçou duas ocasiões flagrantes. Destaque ainda para três passes para finalização, 14 passes progressivos recebidos e 13 acções na área madeirense.

Trincão 7.6

O extremo pegou onde tinha deixado na época passada. Ou seja, está em grande forma. Mais dois golos, seis remates, três dribles completos em cinco e duas conduções super progressivas.

Daniel Bragança 7.5

Classe. É isso mesmo que o médio sportinguista demonstra em campo. Na Choupana voltou a estar a um nível muito alto, com um golo, uma assistência e 51 passes certos em 54.

Quenda 7.0

O jovem extremo não abranda e voltou a estar em destaque. Nesta partida fez três passes para finalização, completou as duas tentativas de drible e sofreu falta para grande penalidade.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.