O XI GoalPoint de Agosto/Setembro 2023 da Primeira Liga

-

A primeira equipa do mês da Primeira Liga 2023/24. O contexto do calendário levou-nos a juntar os dois primeiros meses de competição, Agosto e Setembro, os quais acumularam as seis primeiras jornadas (quatro em Agosto, duas em Setembro). O lote de jogadores do XI GoalPoint Ratings é diversificado, com destaque para a presença de vários reforços recentes, entre os melhores desempenhos.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 360 minutos na Primeira Liga, dois terços do total. Vamos a isto.

O XI de Agosto/Setembro de 2023 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mês-Agosto-Setembro-Primeira-Liga-202324-infog

Ricardo Batista 6.53 

Arranque interessante do Casa Pia na Liga, em especial nos jogos fora, ocupando o oitavo lugar. O seu guarda-redes tem sido um dos pilares da equipa (como já havia sucedido na época passada, por esta altura) e integra, com justiça, o “onze” das primeiras seis jornadas. Ao todo fez 24 defesas, quarto registo mais alto, liderando na percentagem de remates enquadrados defendidos, excelentes 85,7%. Evitou 1,4 golos (defesas – xSaves) e sofreu apenas quatro.

Pedro Malheiro 7.10

O lateral-direito tem acompanhado a boa campanha do Boavista na Liga. Malheiro leva dois golos e uma assistência em seis rondas, algo extraordinário para um lateral, e foi o segundo da posição em desarmes realizados (20).

António Silva 6.66

O central benfiquista está em grande forma e é o melhor central deste período. Ao todo somou 21 desarmes, mais cinco que o segundo valor mais alto, pertencente a Manu Silva, do Vitória SC, ganhou 75% dos duelos defensivos em que participou e, da posição, lidera na eficácia de passe, com 95,3%.

Iván Marcano 6.59 

O azar bateu à porta de Marcano, mas até à lesão, o portista arrasou. Melhor marcador entre centrais, com dois tentos, ganhou 83,3% dos duelos aéreos defensivos e tem sido um esteio. A longa paragem vai ser, certamente, sentida pelos “dragões..

Francisco Moura 6.21

Bom início de época para o lateral-esquerdo do “Fama”. Moura leva duas assistências realizadas até ao momento, é o líder da posição (com Leonardo Lelo) em passes para finalização (13), o terceiro lateral da Liga com mais cruzamentos de bola corrida (25), com 24% de eficácia, e está no lote de terceiros laterais em total de intercepções (9).

Pablo Roberto 7.08

Uma das grandes surpresas deste arranque de Liga, em especial entre reforços. O médio brasileiro tem realizado grandes exibições, com qualidade em todos os momentos do jogo. Leva já dois golos e outras tantas assistências, tendo um contributo directo para 66,7% dos golos marcados pelo Casa Pia consigo em campo. Soma, igualmente, 13 desarmes e oito intercepções e lidera, entre médios, em acções defensivas no meio-campo contrário (14).

Orkun Kökçü 7.13

O reforço sonante das “águias” demorou a impor a sua importância na manobra benfiquista, mas vai sendo cada vez mais preponderante. Com um golo e uma assistência, o turco é o segundo jogador da Liga em acções com bola (495), é um dos médios que lidera em remates (12), segundo em passes para finalização (14) e em acções defensivas no meio-campo contrário (13).

Ángel Di María 6.99

A qualidade do veterano argentino fica patente em quase todas as suas acções e o impacto no futebol benfiquista é notório. Di María soma já quatro golos e uma assistência, é o terceiro jogador da prova em acções com bola na área contrária (38) e o quarto em remates realizados (20).

João Marques 7.06

Estupendo arranque de temporada do estorilista. Nos seis jogos em que participou, João Marques foi MVP em quatro, somando extraordinários três golos e duas assistências, equivalente a 41,7% de todos os tentos marcados pelos “canarinhos” consigo em campo. Leva já 12 passes para finalização e excelentes 12 desarmes.

Rafa Silva 7.64 MVP mensal 👑

A grande figura dos meses de Agosto e Setembro. A análise aos feitos de Rafa podem ser lidos num artigo dedicado (link).

GoalPoint-POM-Rafa-Silva-Benfica-Agosto-Setembro-2023-infog

Viktor Gyökeres 6.98

Mais um reforço a integrar o primeiro “onze” desta Liga. O impacto do sueco no futebol do Sporting foi imenso. Muito forte fisicamente, abre espaços para os colegas de equipa, algo que Paulinho tem aproveitado com mestria, e ainda é exímio a surgir nas costas da defesa. Gyökeres leva três golos e uma assistência e 49 acções com bola na área contrária (segundo valor mais alto).

Menções honrosas

Paulinho (Sporting) 7.55

Dono de cinco golos na Liga, Paulinho fica de fora apenas por não cumprir o critério de mais de 360 minutos jogados (fez 344).

Mohamed Belloumi (Farense) 7.08

Um dos destaques deste arranque de época. O extremo do Farense tem dois golos e duas assistências, mas também só cumpriu 332 minutos.

Alan Guimarães (Moreirense) 6.68

Tem sido a grande figura do Moreirense. Alan soma também dois golos e outras tantas assistências, mas não entra na equipa por estar tapado por Kökçü.

Róbert Boženík (Boavista) 6.58

O atacante boavisteiro tem arrasado, com excelentes golos, e já leva cinco, mais duas assistências, estando directamente ligado a metade dos golos do Boavista. Fica tapado por Rafa e Gyökeres.

João Gonçalves (Boavista) 6.46

O guardião do Boavista salvou as “panteras” em diversas ocasiões. Soma, nesta altura, 30 defesas, máximo da Liga, mas fica tapado por Ricardo Batista.

Nuno Santos (Sporting) 6.27

O ala leonino continua a realizar excelentes jogos, já leva duas assistências, mas somou apenas 320 minutos.

Fredrik Aursnes (Benfica) 6.12

Maioritariamente a lateral-esquerdo, o norueguês tem estado bem e a sua nota ganha peso devido á extraordinária exibição frente ao Vitória SC. Moura conseguiu um melhor rating acumulado.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 360 minutos na Primeira Liga, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.