Pausa para compromissos das selecções, a primeira de 2023/24. Na Primeira Liga decorreram apenas quatro jornadas, ainda que repletas de acontecimentos, golos, dados interessantes e algumas revelações. Alguns nomes perfeitamente desconhecidos accionaram os alertas na GoalPoint (e não só), com alguns reforços a terem desempenhos dignos de realce e atenção.
Este artigo olha, precisamente, para os reforços, e apenas para esses. Jogadores que chegaram esta temporada aos respectivos clubes e que estão a dar cartas. O Antunes olhou para os GoalPoint Ratings para destacar as dez chegadas que melhores desempenhos conseguiram nestas primeiras rondas. Vamos à lista, por ordem crescente de rating, só com jogadores com mais de 180 minutos disputados, metade do total possível.
10 – Marcelo – Moreirense
Ex-Rio Ave, Sporting e Paços de Ferreira, o experiente central chegou oriundo do Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e tem estado sólido. Bem no passe, tem ditado leis nos duelos pelo ar, apesar de ter apenas 1,82m.
9 – Leonardo Buta – Gil Vicente
O lateral-esquerdo, que passou pela formação do Braga, chegou ao Gil Vicente emprestado pela Udinese, após uma temporada pouco profícua em Itália. E até ao momento, pode-se dizer que a escolha foi acertada. Buta tem estado em excelente plano, já fez uma assistência e tem-se destacado na eficácia com que desarma adversários e na média de intercepções.
8 – Samuel Essende – Vizela
O atacante francês está em Vizela emprestado pelos gauleses do Caen. Nestas quatro jornadas fez já dois golos e mostra uma mobilidade muito interessante, surgindo em diversas zonas do terreno mais ofensivo. Uma presença física interessante, uma vez que tem 1,92m de altura.
7 – Jordan Holsgrove – Estoril Praia
O médio-defensivo escocês tem 23 anos, jogou no Paços de Ferreira na época passada e chegou agora ao Estoril Praia emprestado pelo Olympiacos. Holsgrove Destaca-se no desarme, mas acima de tudo no passe. Neste momento é o quarto jogador da Liga em eficácia nas entregas, com 91% de acerto.
6 – Maxime Dominguez – Gil Vicente
Este suíço de 27 anos chega a Portugal após duas temporadas no campeonato polaco e está a dar cartas, tendo já três acções para golo em quatro jogos, concretamente duas assistência e um golo (marcado ao Benfica). Este é um extremo que pode jogar nos dois corredores, mas também como médio-ofensivo e destaca-se na qualidade no drible e nos passes para finalização dos colegas.
5 – Viktor Gyökeres – Sporting
O sporting bateu um recorde para conseguir a contratação do sueco e os indicadores iniciais são muito bons, apesar do jogo menos conseguido em Braga. Gyökeres soma dois golos, ambos ao Vizela, e mostra características perfeitas para o futebol leonino: velocidade, capacidade de surgir na profundidade, qualidade no drible e um excelente controlo de bola.
4 – Cristo González – Arouca
O golo no Dragão é o ponto alto de um arranque de temporada muito interessante de Cristo González, mas o espanhol já havia mostrado serviço antes, somando três golos nesta Liga até esta paragem. Um jogador forte fisicamente, com capacidade de drible e facilidade em rematar às balizas.
3 – Ángel Di María – Benfica
O nome dispensa apresentações. Di María é o grande craque desta Liga, apesar de não liderar no desempenho entre os reforços. Ainda assim, em quatro jogos regista quatro acções para golo, com três tentos e uma assistência. A sua qualidade nota-se em tudo o que faz e, apesar de não ter estado assim tão bem no drible, tem compensado com uma facilidade enorme no remate.
2 – Pablo Roberto – Casa Pia
Ninguém conhecia o médio-centro até chegar ao Casa Pia, oriundo dos brasileiros do Vila Nova. Em quatro jogos soma três acções para golos (dois tentos e uma assistência) e varia muito o seu jogo. Não só serve muito bem os seus colegas com passes para finalização, como acumula muitas acções defensivas. Um caso sério. E tem apenas 23 anos.
1 – Orkun Kökçü – Benfica
A grande figura entre os reforços à quarta jornada. O turco começou tímido mas vai, aos poucos, assumindo grande protagonismo na manobra benfiquista. Magnífico o golo que apontou na última jornada, mas é na distribuição que Kökçü brilha. Quarto jogador com mais acções com bola por 90 minutos (95,4), é o líder da Liga em passes progressivos e o segundo em passes para finalização (3,4).