O mês de Abril decidiu, em definitivo, os dois concorrentes à conquista da Primeira Liga, ou a revalidação do título pelo Sporting ou o regresso do Benfica aos sucessos – já com o Porto fora da corrida e o Braga suficientemente longe, embora matematicamente possível. Este cenário é reflectido no “onze” GoalPoint Ratings de Abril, com “águias” e “leões” a dominarem e os bracarenses também com representantes. Eis os melhores desempenhos do mês findo, com um MVP inédito.
Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 28 e 31. Vamos aos detalhes.
O XI de Abril de 2025 da Primeira Liga

João Costa 6.76
O guardião português do Estrela assumiu a titularidade e tem brilhado na Reboleira. João Costa somou o segundo valor mais alto de defesas em Abril (16, incluindo uma grande penalidade), liderou na percentagem de remates enquadrados defendidos (88,9%, sendo 83,3% a disparos na grande área, também máximo) e registou 1,5 golos evitados (defesas – xSaves).
Víctor Gómez 6.54
O lateral bracarense mantém a bitola e volta a figurar nas equipas GoalPoint. Quarto lateral mais rematador nestas quatro jornadas, Víctor Gómez foi o segundo da posição com mais cruzamentos de bola corrida (15), com excelentes 26,7% de eficácia, o melhor em qualidade de passe (84,7%) e o líder em passes progressivos (29), o segundo em acções defensivas no meio-campo contrário (9), o que mais intercepções realizou (11) e o quarto em recuperações de posse (22).
Nicolás Otamendi 6.51
O central benfiquista está especialmente goleador esta temporada e em Abril marcou em duas ocasiões, em apenas três remates. Otamendi esteve também sólido defensivamente, registando 19 recuperações de posse, terceiro valor mais alto entre centrais.
Justin de Haas 6.54
O neerlandês é um caso sério e insiste em surgir nos “onzes” GoalPoint. De Haas foi o melhor central de Abril (três vezes MVP), marcou um golo (de penálti), foi o segundo da posição com mais acções defensivas no primeiro terço (47), o quarto em desarmes (10) e o líder em intercepções (11).
Maxi Araújo 7.05
Grande época está a realizar o uruguaio do Sporting. Maxi foi o melhor lateral de Abril, fez um golo e uma assistência, foi, da posição, o que mais acções com bola na área contrária acumulou (12), o quarto em tentativas de drible (12) e um dos quartos em completos (5).
Uroš Račić 7.08
O sérvio é um dos jogadores do Braga em melhor forma. Forte fisicamente, com capacidade defensiva e ofensiva, foi o melhor médio de Abril, com dois golos marcados, e mostrou-se muito competente no passe, com 87,4% de eficácia, estando sempre muito em jogo, com excelentes 230 acções com bola no total.
Orkun Kökçü 6.78
Este é o quinto mês consecutivo com presença do médio turco do Benfica. Kökçü fez um golo e duas assistências em Abril, foi o segundo centrocampista com mais passes para finalização (8), o líder em ocasiões flagrantes criadas (3), em passes progressivos (25) e o sexto da posição em recuperações de posse (24).
Francisco Trincão 7.40
O brilho de Gyökeres tem ofuscado o bom momento de Trincão, que volta a surgir em boas condições físicas. O extremo fez mais três assistências em Abril, foi o quarto da posição com mais acções com bola na área contrária (15), o terceiro de todas as posições em remates (13), o líder em passes para finalização (14), um dos segundos em ocasiões flagrantes criadas (3), o terceiro extremo com mais acções com bola no meio-campo contrário (6) e acumulou 15 recuperações de posse.
Kerem Aktürkoğlu 7.02
A melhor versão do turco está de volta. O extremo do Benfica fez um golo e duas assistências nestas quatro jornadas, foi o quarto jogador com mais acções com bola na área contrária (21), o quarto (com Geny Catamo) mais rematador (12), o segundo em passes para finalização (10) e o líder em ocasiões flagrantes criadas (4).
Viktor Gyökeres 8.00
Por pouco Gyökeres não voltou a ser o jogador do mês, mas seja como for, o sueco está numa forma arrebatadora. Em Abril foi o melhor marcador, com oito golos em quatro jogos, incluindo um “poker” e um “hat-trick”. Jogador com mais acções com bola na área contrária (38), foi também o mais rematador (21, dos quais 17 de bola corrida), o que mais passes progressivos recebeu (59) e o que registou mais conduções super progressivas (6).
Vangelis Pavlidis 8.31 MVP mensal 👑
O MVP mensal foi o atacante do Benfica. Descobre os números do grego na peça dedicada ao Jogador de Abril (link).

Menções honrosas
Tiago Silva (Vitória SC) 6.78
Mais um grande mês para o “patrão” do meio-campo do Vitória, mas Tiago Silva acabou por ficar fora da equação por ter cumprido somente 228 minutos.
Tomáš Vaclík (Boavista) 6.67
O guardião checo voltou a brilhar, como se viu na recepção ao Sporting, apesar da goleada. Porém, no que toca ao “onze” de Abril, ficou tapado por um excelente João Costa.
Filipe Relvas (Vitória SC) 6.50
O central vimaranense chegou do Portimonense para agarrar o lugar no Castelo, com grandes exibições. Contudo, Otamendi e De Haas acabaram por ter melhores ratings.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.