Países Baixos 🆚 Áustria | Fantásticos austríacos vencem Grupo D

-

Loucura! Um dos melhores, senão o melhor jogo deste EURO 2024. A sensacional Áustria bateu os Países Baixos por 3-2 e venceu o Grupo D, inclusive à frente da França, que empatou com a Polónia. Os austríacos estiveram duas vezes na frente antes de permitirem o empate da “laranja”, mas estiveram quase sempre por cima e acabaram por somar os três pontos. Os neerlandeses terminaram em terceiro, estão apurados, mas deverão ter pela frente a Inglaterra nos oitavos-de-final.

GoalPoint-2024-06-25-Netherlands-Austria-EURO-2024-Ratings

Que grande selecção austríaca

Os Países Baixos têm melhor “pedigree” e eram favoritos, mas a verdade é que a Áustria entrou mais forte, intensa, objectiva e marcou logo aos seis minutos, num autogolo de Donyell Malen. A perder, a “laranja”, ainda assim, nunca conseguiu pegar no jogo, com os austríacos a terem mais mais bola e remates, e com os neerlandeses sem conseguirem enquadrar qualquer disparo. Os Países Baixos entraram muito bem na segunda parte, empataram por Gakpo num veloz contra-ataque, aos 47 minutos, mas nunca conseguiram controlar os acontecimentos, sofrendo o 2-1 num cabeceamento de Romano Schmid (59′). Memphis Depay fez finalmente o gosto ao pé neste EURO 2024 aos 75 minutos, mas o descontrolo da “laranja” permitiu o 3-2 por Marcel Sabitzer.

[ Equilíbrio nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2024-06-25-Netherlands-Austria-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Grande eficácia austríaca – A Áustria marcou três golos apesar de ter construído apelas 1,0 Golos Esperados (xG). Teve assim um “superavit” de 2,0, segundo valor mais elevado de uma equipa neste EURO, atrás dos 2,8 da Alemanha contra a Escócia, no jogo de abertura da prova.

Perdas de posse azedam “laranja” – Os Países Baixos terminaram a partida com 11 perdas de posse no primeiro terço. Foram mais quatro que as registadas pelos austríacos. 

Pouco “pass precise” – A vertigem da partida ajudará a explicar este número, mas a verdade é que este jogo teve apenas 632 passes certos, terceiro registo mais baixo deste EURO.

Guardiões especialistas no passe – O guarda-redes dos Países Baixos, Bart Verbruggen, estabeleceu novo máximo de passes longos certos na prova, nada menos que 11, em oito tentados, e ainda registou nove passes progressivos e três super progressivos. Curiosamente, o guarda-redes austríaco, Patrick Pentz acertou dez passes longos (de 18) e somou os mesmos nove progressivos e três super progressivos.

Driblados com grande pinta – O neerlandês Cody Gakpo e o austríaco Alexander Prass foram ambos driblados por quatro vezes, igualando este máximo negativo do EURO. 

MVP GoalPoint: Marcel Sabitzer 👑

O jogador do Dortmund é a grande figura da Áustria e esta á a fazer um excelente EURO. Melhor em campo ante os Países Baixos, com um GoalPoint Rating de 7.5, contabilizou um golo (o da vitória), enquadrou dois de três remates e recebeu 12 passes progressivos.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.