Porto 🆚 Boavista | Taremi despede-se do Dragão a decidir

-

Emocionante. O dérbi do Porto foi decidido ao oitavo minuto do tempo de compensação. Num jogo muito competitivo, o Boavista criou perigo, marcou primeiro, por Bruno Lourenço, mas a expulsão de Pedro Malheiro acabou por dificultar sobremaneira a tarefa dos “axadrezados”, que não aguentaram a pressão dos “dragões” e permitiram a reviravolta, primeiro devido a um tento de Zé Pedro e depois com Mehdu Taremi, no seu derradeiro jogo no Dragão, a cabecear no último suspiro. Ao Porto basta um empate em Braga, na última jornada, para garantir o terceiro posto. O Boavista ainda não está a salvo do play-off.

GoalPoint-2024-05-12-Porto-Boavista-Primeira-Liga-202324-Ratings

Emoção a rodos

Muito mais Porto nesta primeira parte do dérbi, com mais bola e iniciativa ofensiva, mas sem arte no momento da finalização, com cinco remates, nenhum enquadrado. O melhor lance pertenceu a Pepê, já muito perto do descanso, com um forte remate à barra. O Boavista ia criando alguns problemas ao reduto mais recuado dos “dragões”, com contragolpes rápidos e o único enquadrado da partida, por Salvador Agra, a obrigar Diogo Costa a boa defesa.

O melhor em campo ao descanso era Miguel Reisinho, com um GoalPoint Rating de 6.0, fruto de incríveis sete duelos aéreos ganhos em dez – algo muito bom para 90 minutos, mais ainda para meia parte – e um total de dez duelos ganhos em 14.

Numa dessas incursões boavisteiras, o golo. Em cima da hora de jogo, Bruno Lourenço trabalhou bem e rematou colocado de pé esquerdo para o tento forasteiro, no primeiro remate das “panteras” na segunda parte. Enquanto isso, os “dragões” atacavam e continuavam sem enquadrar qualquer disparo. Até que aos 64 minutos, Pedro Malheiro foi expulso, por segundo amarelo, por falta sobre Mehdi Taremi.

O Porto partiu para cima dos visitantes, empurrando-os para o último reduto e, aos 81 minutos, na sequência de um lance confuso, Zé Pedro, de cabeça, empatou, lançando minutos finais electrizantes. E aos 88 minutos, João Gonçalves evitou por duas vezes o golo quase certo dos “azuis-e-brancos”. Porém, a insistência acabou por dar frutos e Taremi, ao oitavo minuto de compensação, acabou por confirmar a reviravolta.

[ Porto sempre muito subido no terreno ]

GoalPoint-2024-05-12-Porto-Boavista-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Mehdi Taremi 👑

Em dia de despedidas de jogadores marcantes na Luz (Rafa) e Dragão (Taremi), os dois jogadores foram MVPs e verdadeiramente decisivos. O iraniano marcou o golo da reviravolta portista, terminando com um GoalPoint Rating de 7.3. O atacante entrou aos 59 minutos para ser o mais rematador do encontro (a par de Zé Pedro), com quatro disparos, dois enquadrados, somente um passe falhado em 13 e dois dribles completos em dois tentados. A nota não é mais alta porque falhou uma flagrante.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Porto

Francisco Conceição 7.2

Mais um jogo de grande nível do extremo. Foi dele que a assistência para o golo de Taremi, tendo ainda registado três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em sete, 13 passes progressivos recebidos, 19 acções com bola, quatro dribles completos em dez, três conduções progressivas e duas super progressivas, tudo máximos do encontro. Somou ainda quatro desarmes, “sacou” dois cartões a adversários e a nota seria mais alta não fossem as 25 perdas de posse.

Zé Pedro 7.1

O central, sempre que é chamado, cumpre. Nesta partida foi, a par de Taremi, o mais rematador, com quatro disparos, e fez o golo do empate. Destaque ainda para 16 passes longos, metade certos, dez progressivos (máximo) e três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro.

Pepê 6.8

Sempre um dos mais dinâmicos do Porto, o brasileiro fez três passes para finalização, acertou uma bola na barra e completou seis de sete tentativas de drible. Terminou a lateral-direito.

Martim Fernandes 6.0

Saiu aos 69 minutos para a entrada de Taremi quando estava a ser o melhor dos portistas. O lateral ganhou quatro de cinco duelos aéreos e fez três desarmes.

Otávio 5.8

Dono de uma assistência “sem querer”, o central falhou somente sete de 68 remates e fez oito passes progressivos. Contabilizou apenas três acções defensivas.

Alan Varela 5.5

O médio não esteve bem nos duelos, perdendo seis de oito, mas contabilizou 92 acções com bola (máximo), registou o valor mais alto de passes certos (73) e tentados (80), acertou oito de dez longos e assinou 12 progressivos.

Nico González 5.4

O espanhol ganhou quatro de oito duelos aéreos e somou três desarmes, mas teve pouca preponderância ofensiva.

Destaques do Boavista

Chidozie 6.9

O central ex-Porto foi o melhor do Boavista, contabilizando excelentes 14 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três bloqueios de remate, e ainda fez um corte decisivo.

Sasso 5.8

Também muito activo esteve Sasso, central que acumulou 16 acções defensivas, metade delas alívios, e ainda registou dois bloqueios de remate.

Bruno Lourenço 5.6

Não estava a ter um jogo fácil, tendo mesmo terminado com o máximo de faltas (4) e sido driblado duas vezes no terço defensivo, mas como é hábito ante as equipas “grandes”, apareceu e “molhou a sopa”.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.