Portugal 🆚 França | Penáltis mandam Selecção para casa

-

A cabou. Portugal está fora do EURO 2024, ao perder com a França no desempate por grandes penalidades. O jogo foi equilibrado, embora a formação lusa tenha tido alguns ascendente e criado as melhores situações de golo. Não conseguiu facturar, nem os franceses, no tempo regulamentar e no prolongamento, pelo que tudo foi a decidir da marca dos 11 metros. O único a falhar foi João Félix, que atirou ao poste, e Théo Hernández não vacilou no decisivo.

GoalPoint-2024-07-05-Portugal-France-EURO-2024-Ratings

Se houvesse mais eficácia…

Jogo repartido na primeira parte, com um pouco mais de bola por parte de Portugal, mas praticamente sem ocasiões de golo de parte a parte. Os lusos tentavam explorar a velocidade de Rafael Leão – melhor ao intervalo -, encostado à esquerda para explorar as subidas de Jules Koundé, mas os gauleses foram conseguindo anular esses intentos, apesar de o jogador do Milan ter estado em destaque. O intervalo chegou com um nulo e com equilíbrio geral, até nos Golos Esperados (xG).

França começou mais pressionante, mas foi Portugal a ter a primeira grande ocasião do jogo, aos 61 minutos, com Maignan a defender um remate de Bruno Fernandes, solto na área. E aos 63, o guardião gaulês negou um  golo quase feito a Vitinha. Respondeu pouco depois Kolo Mouani, para um corte providenciar de Rúben Dias, e pouco depois foi Camavinga a estar muito perto do golo. Porém, com o andar do jogo, as equipas deixaram de arriscar tanto e foi tudo a prolongamento.

Aqui, as equipas continuaram a arriscar pouco, com a agravante de que Portugal estava a jogar o segundo em poucos dias. As ocasiões continuaram a rarear, tirando um lance de contra-ataque no fim, concluído por Nuno Mendes, mas foi tudo para penáltis. Aqui, João Félix acertou no poste, Théo Hernández converteu o derradeiro e decidiu tudo a favor dos franceses.

[ Pepe (3) e Nuno Mendes (19) trocaram 73 passes entre si ]

GoalPoint-2024-07-05-Portugal-France-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Muitas acções e competitividade – Este foi o jogo do EURO com mais acções com bola. Ao todo foram 1878, mais 171 do que no Inglaterra-Eslováquia.

… em especial por Portugal – A formação lusa foi a que mais acções contabilizou, fixando novo valor mais alto da prova. Foram 1083, mais 14 do que… Portugal ante a Eslovénia.

Muito passe luso – A turma das “quinas” também subiu ao primeiro lugar no número de passes certos, nada menos que 789, batendo os 733 de Espanha ante a Geórgia.

Portugal a lamentar eficácia – Só a Espanha (8) falhou mais ocasiões flagrantes num jogo deste EURO. Portugal passou a integrar o lote de equipas com quatro desperdiçadas, segundo valor mais elevado.

França sem caminhos para a baliza – Os gauleses fizeram 20 remates, mas 13 deles foram de fora da área, segundo valor mais alto da prova. Uma demonstração do acerto defensivo português.

MVP GoalPoint: Ousmane Dembélé 👑

O melhor em campo foi o extremo do PSG, Dembélé, sempre em alta rotação e a causar problemas pelo flanco direito, apesar de ter entrado apenas aos 67 minutos. O seu GoalPoint Rating de 7.4 reflecte um remate ao poste, seis passes para finalização (máximo), seis dribles completos em oito e sete conduções progressivas.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques de Portugal

Diogo Costa 7.1

Desta feita não foi herói nos penáltis, mas foi o melhor de Portugal nos 120 minutos, graças a cinco defesas e duas saídas pelo ar eficazes.

Francisco Conceição 6.3

Théo Hernández estava a ter uma vida fácil, pois Bernardo Silva não tinha a intensidade de extremo para importunar o gaulês. A entrada de Francisco Conceição era necessária e o jogador do Porto cumpriu, com duas ocasiões flagrantes criadas em dois passes para finalização e dois dribles completos em três.

Nuno Mendes 6.3

O lateral fez um EURO em crescendo e esteve muito bem. Falhou apenas três de 89 passes, acumulou 138 acções com bola, teve sucesso em quatro de nove tentativas de drible e ainda realizou quatro desarmes.

Rafael Leão 6.3

O atacante foi, durante muito tempo, a principal unidade lusa e uma dor de cabeça para os franceses, mas foi perdendo gás com o passar do tempo. Criou uma ocasião flagrante e acumulou sete conduções progressivas e três super progressivas.

Pepe 6.2

Que jogo de Pepe, capaz de sprints incríveis frente a jogadores bem mais jovens e frescos. O central acertou 134 de 138 passes, fixou o máximo de acções com bola (152) e ainda registou dois bloqueios de remate.

João Cancelo 6.1

Saiu aos 74 minutos para a entrada do mais fresco Nélson Semedo. Cancelo fez um passe de ruptura e criou uma ocasião flagrante.

Bernardo Silva 6.0

Muito encostado à linha, voltou a não encantar, mas mostrou qualidade no passe, com apenas um falhado em 77, três passes para finalização, 96 acções com bola, oito delas na área contrária.

João Palhinha 5.9

Bem no passe, com 11 longos certos em 12 tentados, terminou com excelentes 11 acções defensivas. Saiu antes do prolongamento, uma vez que já tinha visto um amarelo.

Cristiano Ronaldo 4.9

O adeus de Cristiano a Europeus foi cinzento. Enquadrou apenas um de três remates, falhou uma ocasião flagrante e, em 120 minutos, não passou de 40 acções com bola.

Destaques de França

Aurélien Tchouaméni 7.1

Grande jogo do médio do Real Madrid, que fez três passes para finalização, acertou 96% dos 84 passes realizados, incluindo os nove longos que tentou, realizou 15 passes progressivos (máximo) e 99 acções com bola.

Mike Maignan 7.1

O guardião gaulês foi enorme, mais uma vez, terminando com quatro defesas e 1,2 golos evitados (defesa – xSaves).

Kylian Mbappé 6.7

Bom jogo do atacante, mas esbarrou numa defesa lusa organizada. Foi o mais rematador, com cinco disparos, dois enquadrados e completou apenas duas de cinco tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.