Roménia 🆚 Ucrânia | Amasso romeno em jogo com grandes golos

-

Surpresa? Talvez no papel a Ucrânia despertasse mais favoritismo, pelo nome de alguns dos seus jogadores, mas quem viu o jogo certamente ficou com a ideia de que este é um resultado justo. A Roménia soube esperar por uma formação ucraniana sem soluções ofensivas e, em transições rápidas, fez três golos de belo efeito. A jogarem assim, os romenos arriscam-se a ser a grande sensação da prova.  

GoalPoint-2024-06-17-Romania-Ukraine-EURO-2024-Ratings

Ucranianos desnorteados

A primeira parte foi de domínio territorial da Ucrânia, mas a equipa não soube muito bem o que fazer em ataque posicional, pelo que terminou com apenas quatro remates e nenhum enquadrado (0,2 xG). Ao invés, os romenos acertaram duas vezes na baliza, uma deles para um grande golo de Nicolae Stanciu, a aproveitar um erro do guardião Andrey Lunin, que passou a bola literalmente a Dennis Man, o autor da assistência. Na segunda parte, os romenos aproveitaram ainda melhor o desnorte ucraniano para ampliar para inalcançáveis 3-0, com mais dois grandes golos. A Ucrânia manteve-se até final sem ideias para atacar e reagir. Em 13 remates enquadrou dois, enquanto a Roménia conseguiu cinco em nove.

[ Ucrânia com mais bola, mas em vão ]

GoalPoint-2024-06-17-Romania-Ukraine-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Roménia rouba a eficácia – A Ucrânia teve mais bola (68%), melhor eficácia de passe (87%-74%), mais remates (13-9)… mais quase tudo, menos eficácia. A Roménia fez nove disparos e enquadrou cinco, enquanto os ucranianos não passaram de dois.

Golos pouco prováveis – Ainda no que toca à eficácia, é de notar que os dois primeiros golos romenos, por Stanciu e Marin, tinham, cada um deles, apenas 2% de hipótese de sucesso, ou 0,02 Golos Esperados (xG).

Sem medo de jogar feio – A Roménia jogou na expectativa e sem medo de recorrer ao alívio puro e duro para afastar o perigo. Ao todo foram 31, máximo do EURO 2024 até ao momento, com Radu Drăgușin a contribuir com dez. 

Dennis, “the Man” das assistências – O extremo romeno Dennis Man fez duas assistências nesta partida, sendo o primeiro jogador a fazer um bis de passes para golo neste EURO.

Empate pelos ares – As duas equipas empataram nos duelos aéreos. Tanto ofensivos como defensivos, ambas as formações ganharam precisamente metade destes lances.

MVP GoalPoint: Nicolae Stanciu 👑

Aquele golo estupendo a abrir a contagem apontou Stanciu como um dos candidatos a melhor em campo, e a verdade é que o foi mesmo, com um GoalPoint Rating de 6.9. O médio arrancou um grande pontapé para o 1-0, fez três remates e foi um dos jogadores mais carregados em falta (3).  

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.