Bélgica 🆚 Eslováquia | Uma surpresa dos diabos

-

Grande surpresa no Grupo E. A Eslováquia bateu a super favorita Bélgica por 1-0, num jogo com muitas incidências, ocasiões de golo criadas e desperdiçadas, dois tentos anulados a Lukaku e muita polémica, em especial na recta final. Para a História, porém, fica a pouco vista desinspiração dos “diabos vermelhos” no momento da finalização. Foi a primeira vitória de sempre da Eslováquia sobre a Bélgica.

GoalPoint-2024-06-17-Belgium-Slovakia-EURO-2024-Ratings

Uma ode ao desperdício

Jogo marcado pela total ineficácia da Bélgica, que construiu lances após lances de golo iminente, mas mostrou uma desinspiração completa na finalização, com destaque negativo para Romelu Lukaku. Ivan Schranz não quis saber e colocou a Eslováquia cedo no comando, após erro de Doku. A Bélgica nunca conseguiu pressionar convenientemente os eslovacos quando a bola estava na posse destes, o que permitia à Eslováquia um controlo dos acontecimentos com tranquilidade. Ainda assim, no segundo tempo os “diabos vermelhos” voltaram a criar muito perigo, com bolas afastadas em cima da linha e até dois golos anulados a Lukaku. Só que o marcador não voltou a funcionar. Surpresa das grandes neste EURO 2024.

[ O reforço leonino Debast (2) trocou 58 passes com Carrasco (11) ]

GoalPoint-2024-06-17-Belgium-Slovakia-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Lukaku desastrado – A Bélgica desperdiçou quatro ocasiões flagrantes neste jogo, máximo do EURO 2024 até ao momento, e só Lukaku falhou três, tantas como Itália e Espanha. Isto tudo nos três remates que realizou, contabilizando um Golo Esperado (0,8 xG) desperdiçado, valor mais elevado da prova.

Doku herói ou vilão? – O extremo do City esteve no melhor e no pior da Bélgica. Começou por criar lances de perigo e ocasiões que Lukaku foi estragando, terminou mesmo com seis dribles completos (máximo deste EURO) em dez e somou 12 acções com bola na área contrária. Só que foi dele o erro que resultou no golo eslovaco.

Debast anima “leões” – O central belga, reforço do Sporting para a nova temporada, foi o melhor dos “diabos vermelhos”, com um rating de 6.2. Não só acumulou o máximo de acções com bola (109), como também de passes certos (87) e tentados (97).

Mira de passe desafinada – A Bélgica estabeleceu, também, o valor mais alto de passes falhados até agora na Alemanha, com 84 em 553. Mesmo apesar de… Debast. Sintomático.

Temos pena de De Bruyne – O médio esteve muito bem e só não terminou com melhor rating (teve 6.1) porque tudo aquilo que criou (uma ocasião flagrante, quatro passes para finalização e 0,7 Assistências Esperadas – xA) foi estragado pelos colegas de equipa. 

MVP GoalPoint: Ivan Schranz 👑

O extremo da Eslováquia foi o herói do jogo e do seu país. Excelente o golo que marcou, de ângulo apertado, e que decidiu a partida. Schranz foi o MVP, com um GoalPoint Rating de 6.9, pelo tento, mas também pelos três passes para finalização.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.