O XI GoalPoint de Abril 2023 da Liga bwin

-

A Liga bwin 2022/23 tem apenas mais quatro jornadas pela frente, sensivelmente um mês até ao cair do pano de mais uma temporada empolgante. Nada está decidido à 30ª jornada, mas uma tendência que vem desde as últimas equipas da jornada ganha corpo no XI GoalPoint Ratings do mês de Abril: os chamados três “grandes” estão longe de apresentar o seu melhor futebol, com reflexo nos desempenhos individuais, e isso nota-se nos dois últimos jogadores do mês, Março e Abril, mas também nas equipas mensais, com os craques de Benfica, Porto e Sporting a ocuparem poucos lugares de destaque. Em Abril temos apenas um representante (leonino), com o Braga a salvar a honra do G4 e o Famalicão a arrasar por completo, com quatro presenças.

A seguinte equipa foi elaborada tendo como base os desempenhos acumulados de todos os jogadores entre as jornadas 27 e 30 da Liga bwin e que tenham completado mais de 240 minutos de utilização. Aqui estão os dez craques que acompanham Paulo Vítor no “onze” de Abril. Um guarda-redes a arrasar por completo, algo pouco visto. Aliás, o três melhores ratings de Abril calçam luvas, mas apenas um pode “jogar”.

O XI de Abril de 2023 Liga bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Abril-Liga-Bwin-202223-infog

Paulo Vítor (Chaves) 7.50 MVP mensal 👑

O Jogador do Mês de Abril, segundo guarda-redes a alcançar esta distinção desde que há GoalPoint. A análise ao seu desempenho pode ser lida na peça dedicada (link).

GoalPoint-POM -Abril-2023-Paulo-Vitor-Chaves-infog

Ricardo Esgaio (Sporting) 6.55

Uma espécie de “patinho feio” em Alvalade desde que regressou ao seu clube de formação, Esgaio não se deixou ir abaixo, reagiu e aí está ele como dono da lateral-direita do “onze” de Abril. Nestas quatro jornadas, Esgaio fez uma assistência e estreou-se a marcar com a camisola sénior leonina e foi o segundo lateral com mais acções defensivas no meio-campo contrário (7).

Vincent Sasso (Boavista) 6.58

Regresso do experiente defesas francês do Boavista. Quinto central em eficácia de passe (91,5%), foi o terceiro da posição com menor percentagem de perdas de posse (8,3%) e foi um dos que completou todas as tentativas de desarme nesta fase, tendo ainda ganho 77,8% dos duelos aéreos defensivos em que participou.

Sikou Niakaté (Braga) 6.65 

Grande fase do central francês dos minhotos, melhor do mês na posição. Niakité fez um golo em Abril, foi o terceiro central com mais intercepções (8), o quarto em alívios (20) e ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou. Da posição foi o quinto com mais acções com bola (311).

Mateus Quaresma (Arouca) 6.53

Excelente época está a fazer o defesa do Arouca. Quaresma foi o quinto lateral com mais acções com bola (299), o segundo em acções em posse adversária (45), o quinto em passes para finalização (6), o terceiro em conduções (13), o líder em tentativas de drible (28) e em dribles completos (17, correspondendo a 60,7% de eficácia), o lateral que realizou mais desarmes (14) e recuperações de posse (30), e foi o terceiro em intercepções (8) e alívios (14). Estupendo.

Al Musrati (Braga) 6.61

O bom período do Braga não será alheio à excelente forma do “trinco” líbio. Al Musrati tem sido a pedra angular da melhor fase da época dos minhotos, com grande capacidade defensivas, mas também chegada ao último terço, tendo sido um dos segundos médios-defensivos com mais remates (6). Entre jogadores da posição foi o segundo em passes para finalização (5), um dos líderes em passes de ruptura (3), o que registou mais acções defensivas no terço intermédio (12), o segundo valor mais alto em intercepções (5) e recuperações de posse (31).

Santiago Colombatto (Famalicão) 6.82

O melhor médio do mês de Abril. O argentino do Famalicão vai sendo um caso sério nesta Liga bwin, com números muito interessantes e uma influência grande no futebol famalicense. Em Abril fez uma assistência, entre médios arrasou nos passes para finalização (13, mais cinco que o segundo valor mais alto) e, entre jogadores com mais de 240 minutos em campo, foi o quarto médio em eficácia de passe (89,7%).

Ivo Rodrigues (Famalicão) 6.86

Do lado direito, uma das figuras do Famalicão nas últimas épocas. Ivo Rodrigues está em grande forma, dá muita qualidade técnica e de aproximação à área, quer a extremo-direito, quer a médio-ofensivo e, em Abril, fez um golo, uma assistência, foi o sexto extremo em acções com bola (209), completou nove de 14 tentativas de drible, foi o terceiro da posição em passes progressivos (16) e desarmes (9), e o líder em recuperações de posse (28).

Iván Jaime (Famalicão) 6.88

O espanhol do Famalicão está a atravessar um grande momento de forma. Principal criativo da equipa, em Abril, Iván Jaime fez dois golos e uma assistência, 11 remates (quarto valor mais alto da posição), foi o segundo em conduções progressivas (11), um dos terceiros em passes progressivos (16) e um dos segundos em super progressivos (5). Brilhou com 23 tentativas de drible (terceiro valor mais alto entre extremos), 13 deles completos (2º).

Ricardo Horta (Braga) 6.79

Época em crescendo de Horta, que esteve em três das quarto equipas da jornada em Abril, além de ter sido destaque no “onze” de Março. O capitão bracarense continua em grande e foi um dos cinco melhores marcadores do mês, com três golos, e foi um dos segundos mais rematadores, com 15 disparos.

Jhonder Cádiz (Famalicão) 7.15

Também com três golos temos Jhonder Cádiz, o quarto jogador do Famalicão neste “onze”. O atacante venezuelano está num belo momento e teve participação directa em 43% dos golos marcados pelo “Fama” consigo em campo no mês de Abril. Quarto jogador mais rematador deste período (13), converteu 23% dos disparos e ganhou oito dos 11 duelos aéreos ofensivos em que participou.

Menções honrosas

Ignacio De Arruabarrena (Arouca) 7.37

Dono do primeiro 10.0 de um guarda-redes em Portugal desde que há GoalPoint, o homem do Arouca ficou a pouca distância de ocupar a vaga na baliza. Foi um dos três melhores ratings do mês, todos guarda-redes, juntamente com Paulo Vítor (MVP) e Andrew (Gil Vicente, que teve 7.24).

João Neves (Benfica) 6.65

O jovem benfiquista parece ter pegado de estaca e poderia ter integrado este “onze”, caso não tivesse ficado aquém no critério dos minutos (completou somente 188).

Chiquinho (Benfica) 6.59

O médio das “águias” está num bom momento, até marcou um golo em Abril, mas ficou tapado por Al Musrati e Colombatto.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga bwin, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.