Jogador do mês | Iuri Medeiros, a revolta do “underrated”

-

Surpresa apenas para quem não tem acompanhado com atenção a Liga bwin. No início de 2022/23, Simon Banza foi eleito o melhor jogador de Agosto e, desde então, o domínio dos prémios mensais individuais recaiu sobre os clubes protagonistas do clássico de hoje. Contudo, a boa fase dos minhotos trouxe outro jogador da Pedreira para a ribalta. Iuri Medeiros é o Jogador do mês de Março, com um conjunto de exibições que catapultaram os minhotos para uma sequência de excelentes resultados, com a Champions na mira.  

A vantagem para a concorrência foi ampla – como poderá constatar aquando da publicação, em breve, do “onze” do mês. Iuri arrasou entre a 23ª e a 26ª jornadas e terminou com o melhor GoalPoint Rating acumulado do período em análise. Para o efeito desta eleição contaram apenas futebolistas que actuaram mais de 240 minutos nesta fase.

[ O resumo do desempenho de Iuri Medeiros no último mês ]

GoalPoint-Iuri-Medeiros-POM-Fevereiro-2023-infog

Se Ricardo Horta é a grande figura da equipa, capitão, melhor marcador da história dos “arsenalistas” e cobiçado pelos concorrentes, a importância de Iuri não tem sido menor. O criativo, que actua tanto na ala direita como surge em zonas centrais, como médio-ofensivo, é, talvez, um dos mais “underrated” jogadores da Liga, não merecendo a atenção mediática proporcional aos seus feitos em campo.

Este mês de Março foi como que um “grito de revolta” de Medeiros, que arrancou uma série de exibições de grande nível e acumulou um rating pouco visto em destaques mensais, de 8.01. Golos, passes para os colegas, construção criteriosa de jogo ofensivo e uma capacidade acima da média de desequilibrar estiveram na base de uma das melhores fases da carreira do jogador de 28 anos.

[ Os remates de Iuri em Março na Liga bwin 2022/23, a amarelo os 3 golos, a azul os enquadrados ]

Iuri foi um dos segundos melhores marcadores de Março, com três golos, tendo realizado ainda uma assistência. O criativo participou, assim, directamente em 66,7% dos tentos apontados pelos minhotos consigo em campo. Mais… mesmo não sendo um ponta-de-lança, o “guerreiro” foi o jogador com mais remates no período, com cinco por cada 90 minutos, acima dos 4,5 de Rafa Mujica, do Arouca, que apresentou a segunda média mais elevada desta fase. Iuri foi também o terceiro com mais disparos de bola corrida (3,8) e o oitavo com melhor média de acções com bola na área adversária (6,0).

[ O heatmap (à esquerda), os passes para finalização e os passes ofensivos valiosos (à direita) de Iuri em Março ]

O contributo de Iuri para o jogo ofensivo não se resume a golos ou remates. Partindo preferencialmente do flanco direito para o meio, surgindo amiúde em zonas centrais (ver heatmap em cima à esquerda), o bracarense costuma realizar os seus remates nessa zona, mas é também a partir daqui que contribui mais para a construção ofensiva. Tal fica patente no mapa de passes ofensivos valiosos que realizou (da direita), tendo sido o quarto neste tipo de entregas para os últimos 25 metros, com 8,5 por 90 minutos.

Em Março, o número 45 dos minhotos foi mesmo o jogador da Liga com mais passes para finalização por 90 minutos (3,1, que podem ser vistos no mapa do meio) e o quarto em ocasiões flagrantes criadas (0,9). Desequilibrou com sete dribles completos em 12 tentados e foi o segundo jogador do Braga, 11º da Liga, com melhor média de conduções progressivas (2,5).

Os statscards de Iuri em Março

As quatro jornadas de Março tiveram excelentes exibições de Iuri Medeiros, nomeadamente duas delas, nas quais foi MVP precisamente com o mesmo rating, notáveis 8.3, nas visitas bracarenses a Vizela e a Chaves. No dérbi minhoto, Iuri bisou e ofereceu três passes para finalização aos colegas de equipa, completando ainda duas de quatro tentativas de drible. Em Trás-os-Montes fez um tento e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, com destaque ainda para quatro remates enquadrados em seis e 15 passes progressivos recebidos.

Na primeira jornada do mês, a 23ª, na recepção ao Rio Ave, Medeiros realizou uma assistência e criou duas ocasiões flagrantes em mais três passes para finalização, com destaque ainda para um passe de ruptura, terminando com um excelente 7.0, e a pior nota acabou mesmo por acontecer na Pedreira, ante o Porto, em jogo que terminou num nulo e em que não se viu futebol de grande qualidade. Ainda assim acertou cinco de seis passes longos e completou três de quatro tentativas de drible.

[ O golo de Iuri ao Chaves, na 26ª jornada ]

O desequilibrador da Pedreira

[ O StatsCard de Iuri Medeiros na Liga bwin 22/23 até agora ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Iuri-Medeiros-infog

Estas são as principais estatísticas acumuladas de Iuri na Liga bwin 2022/23. São já oito os golos do criativo do Braga, aos quais acrescenta quatro assistências. Destaca-se no remate, nos passes para finalização, sempre como uma espécie de interior-direito, que tanto cola à linha como serve de médio-ofensivo ou segundo ponta-de-lança. Um jogador a atravessar uma das melhores fases da carreira e que merece um olhar mais atento.

Parabéns Iuri!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.