Jogador do mês | Paulo Vítor, o muro para lá do Marão

-

A época da Liga bwin caminha rapidamente para o fim e, ao mesmo que tempo que as figuras dos “grandes” parecem cansadas, brilham intensamente jogadores de outros emblemas. Em Março foi um jogador do Braga, Iuri Medeiros, o melhor jogador do campeonato e agora é a vez do “guardião” de Chaves. Isso mesmo, pela primeira vez esta temporada o destaque vai para o nome fora do G4. Paulo Vítor, guarda-redes brasileiro dos flavienses, é o Jogador do Mês de Abril, após completar quatro jornadas a um nível sempre elevadíssimo. Esta é a segunda vez que um guardião recebe esta distinção desde que há GoalPoint e apenas a primeira desde que Douglas Jesus foi o melhor do mês de Novembro, em 2018. 

Três muros em competição, até ao último minuto

O feito de Paulo Vítor ganha ainda mais relevo se tivermos em conta que teve a forte concorrência de outros dois guardiões da Liga bwin,  durante um mês verdadeiramente incrível para a posição: dos 10 melhores ratings de Abril cinco foram guarda-redes, com destaque sobretudo para De Arruabarrena (Arouca) e Andrew (Gil Vicente), ultrapassados por pouco pelo “redes” do Chaves.

Mas a concorrência não bateu o GoalPoint Rating de 7.50 acumulado por Paulo Vítor entre as jornadas 27 e 30 do campeonato. O critério é conhecido, sendo quatro jornadas: apenas jogadores que disputaram mais de 240 minutos neste período.

[ O resumo do desempenho de Paulo Vítor no último mês ]

GoalPoint-POM -Abril-2023-Paulo-Vitor-Chaves-infog

Paulo Vítor tem 34 anos e joga no Desportivo de Chaves desde 2020/21. Porém, o brasileiro já estava em Portugal, onde chegou em 2015/16 para jogar no Varzim, tendo ainda representado o Rio Ave entre 2018 e 2020. Em Trás-os-Montes, contudo, foi onde atingiu o ponto alto da carreira, numa temporada em que tem estado num nível muito elevado.

O guarda-redes foi um dos responsáveis pelo melhor período dos flavienses esta época. Nestas quatro jornadas a equipa somou duas vitórias e outros tantos empates e sofreu apenas um golo, o que diz bem do acerto de Paulo Vítor. Os analytics são claros quanto à boa forma de um jogador que, curiosamente, falhou quatro jogos durante os meses de Fevereiro e Março, devido a uma indisposição que obrigou inclusive a internamento hospitalar. Regressou em grande, como se constata.

[ Os remates que Paulo Vítor enfrentou em Abril na Liga bwin 2022/23, a amarelo o golo sofrido, a azul os enquadrados ]

GoalPoint-Paulo-Vítor-Chaves-Goalmouth-Ligabwin-Abril-202223

Apesar de ter sofrido apenas um golo, como já referimos, nestas quatro rondas, o Desportivo de Chaves foi a equipa da Liga bwin que mais remates consentiu aos adversários, nada menos que 71. Um número elevado, sendo que 20 foram enquadrados com a baliza de Paulo Vítor (totalista em Abril) – os disparos à baliza estão pintados de azul no mapa acima, a amarelo o golo sofrido.

Paulo Vítor foi, assim, obrigado a realizar 4,3 defesas a cada 90 minutos, sendo que travou 94,4% deles, o registo mais alto deste período. Dos remates realizados na área flaviense, o brasileiro travou 92,9%, também o máximo de eficácia em Abril, algo que contribuiu para que tivesse evitado 4,4 golos (defesas – xSaves), o segundo número mais elevado.

[ Os passes de Paulo Vítor em Abril na Liga bwin 22/23 ]

GoalPoint-Paulo-Vítor-Chaves-Passes-Ligabwin-Abril-202223

Também nas saídas dos postes esteve muito bem. Foram 2,8 as vezes a cada 90 minutos que Paulo Vítor saiu a cruzamentos, tendo recolhido todos, sem falhar nenhuma das intervenções. Depois lançou ataques com qualidade (mapa em cima), com 100% de acerto nos cinco lançamentos por partida que realizou nesta fase (fez mesmo um passe para finalização).

Os statscards de Paulo Vítor em Abril

Os destaques maiores de Abril no que toca ao desempenho de Paulo Vítor centram-se nas jornadas 28 e 29. Em ambas o guardião foi o MVP das partidas, tendo sido fundamental na extraordinária vitória flaviense por 1-0 na recepção ao líder Benfica. A seguir, os transmontanos foram empatar a casa do Santa Clara, a uma bola, mas mesmo aí o homem das luvas brilhou, com o rating mais alto que atingiu em Abril.

Nos dois outros jogos não foi o melhor em campo, mas poderia muito bem ter sido. No nulo em casa do Gil Vicente voltou a registar um rating acima dos 7.0 e na última jornada do mês foi fundamental na vitória magra e sofrida ante um Casa Pia que atacou muito, mas esbarrou na muralha na baliza contrária.

Uma época sólida e consistente

[ O StatsCard de Iuri Medeiros na Liga bwin 22/23 até agora ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Paulo-Vítor-infog

O ponto alto da excelente temporada de Paulo Vítor na Liga bwin aconteceu logo à quarta jornada, quando o Chaves foi ganhar por 2-0 a Alvalade, ante o Sporting. Paulo Vítor arrancou um extraordinário GoalPoint Rating de 9.7 e foi, naturalmente, o MVP, ameaçando a primeira nota máxima de um guarda-redes em Portugal, feito, entretanto, alcançado por Ignacio De Arruabarrena.

O Desportivo de Chaves é, por esta altura, a equipa com melhor “performance” na diferença entre Expected Goals (xG) contra e golos sofridos. Seria de esperar que os flavienses tivessem encaixado já 49 tentos, mas a verdade é que apenas permitiram 34, pelo que contam com um saldo negativo (no caso, positivo) de -15. Paulo Vítor muito tem contribuído para esse facto, uma vez que já evitou 8,1 golos (defesas – xSaves), o quarto registo mais alto da Liga. Excelente.

Parabéns Paulo!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.