UMA entrada em falso derrubou o Benfica na estreia da edição 2023/24 da Liga dos Campeões, frente ao Salzburg. Os austríacos meteram a quinta velocidade, foram asfixiantes e deixaram as “águias” sem asas e à nora. Os primeiros 15 minutos foram fatais para os campeões nacionais, que ainda tentaram reagir, criando diversas situações de golo, mas o segundo tento aniquilou as ténues esperanças “encarnadas”. Simic inaugurou a contenda e Gloukh fechou as contas de um duelo frenético, que teve uma expulsão (António Silva), duas grandes penalidades e várias dores de cabeça para Schmidt resolver – das sete vezes em que perdeu na estreia na Champions, os lisboetas não chegaram aos oitavos-de-final. No outro jogo do Grupo D, Real Sociedad e Inter de Mião empataram a um golo.
Benfica entra a dormir e desperta tarde
Aos 15 minutos já muito havia que contar. Duas grandes penalidades, uma expulsão, uma bola nos ferros, um golo e o saldo a pender para o lado austríaco graças ao acerto de Simic da marca dos 11 metros. Já após a primeira grande penalidade – Trubin derrubou Pavlovic e Konaté desperdiçou –, João Mário desferiu um remate que embateu no poste e, segundos depois, António Silva cortou a bola com a mão e foi expulso. A entrada asfixiante do Salzburg, exercendo uma pressão alta que não deixava o Benfica respirar, surtia efeitos e deixava os campeões nacionais em muitos mais lençóis.
🇪🇺 3’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 0 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Que início!
Trubin comete penálti (vê amarelo) e Konaté desperdiça, tudo isto sem o Benfica tocar na bola#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/y5iBMZSZ5g
🇪🇺 18’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 1 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Os primeiros 15 minutos foram tão frenéticos que nem tivemos tempo de dizer que… aos 10 minutos os austríacos já levavam 8 ações na área do SLB contra apenas uma dos "encarnados"#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/0kKS6JkP4f
Morato entrou, João Mário saiu, Rafa passou a fechar o corredor esquerdo e foi num 1x4x4x1 que, paulatinamente, os “encarnados” começaram a colar os cacos e a controlar as incidências, ora explorando a largura dos dois laterais, ora através do jogo cadenciado promovido por Di María. Entre os 25 e os 35 minutos, as “águias” criaram e desperdiçaram quatro boas situações para chegarem ao empate.
🇪🇺 33’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 1 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Di María 🇦🇷 já soma 6 duelos ganhos e 84 metros percorridos com bola, sendo a "águia" que mais tem tentado levar o SLB ao empate#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/ZRbi4XH3Ul
Ao intervalo, Otamendi era o melhor em cena, fruto de um remate, 41 acções com a bola, sete duelos ganhos, oito acções defensivas e um GoalPoint Rating de 6.6.
🇪🇺 INTERVALO | 🇵🇹 Benfica 0 – 1 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
🔴 Arranque forte dos austríacos deu num golo em dois penáltis e um vermelho para António Silva, tudo em 15 minutos
🔴 Águia tentou pegar no jogo desde então, com Otamendi, Neves e Di María como os mais esclarecidos#SLBSAL #UCL… pic.twitter.com/udbl0Jg0DP
🇵🇹 Benfica 0-1 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
GoalPoint Ratings #SLB @ 45’
🥇 Nicolás Otamendi 🇦🇷 6.6 🔝
🥈 João Neves 🇵🇹 5.8
🥉 Ángel Di María 🇦🇷 5.5
🔻 Anatoliy Trubin 🇺🇦 3.5#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #SLBRBS #RatersGonnaRate pic.twitter.com/3dQbOKGJ21
No recomeço, a formação da Luz continuou a correr atrás do prejuízo, mas voltou a esbarrar num muro chamado Schlager. De forma incisiva, os decacampeões austríacos aproveitaram um passe mal medido de Morato e aceleraram rumo ao 0-2 finalizado por Gloukh. Mais um duro golpe. Musa, João Neves e Otamendi ainda voltaram a tentar, mas o desfecho foi o mesmo, com mais duas intervenções do guardião contrário. Ao nono desafio, esta foi a primeira derrota do Benfica frente a emblemas da Áustria.
https://twitter.com/_Goalpoint/status/1704592574273462571
🇪🇺 67’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 2 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Alexander Schlager já soma 5 defesas na Luz 👐#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/pIz4u6Nb0m
Os comandados de Roger Schmidt, que tinham pelo menos marcado dois golos nos primeiros seis jogos oficiais que fizeram esta época, ficam pela primeira vez em branco. Já o conjunto austríaco ainda não somou qualquer desaire nos nove duelos que fez esta temporada e voltou a vencer fora de portas nas provas da UEFA, algo que não ocorria desde Agosto de 2021, quando bateu o Brondby por 2-1.
[ Mesmo com dez o Benfica teve mais iniciativa ]
MVP GoalPoint: Alexander Schlager 👑
Grande parte do sucesso do Salzburg na noite desta quarta-feira passou pela segurança e elasticidade do guarda-redes de 27 anos. Schlager foi gigante e uma espécie de muro que tudo parou, que o digam Musa e Otamendi. Ao todo, o guardião protagonizou seis defesas e evitou 0,9 golos (defesas – xSaves). Com a bola nos pés, registou um acerto de 72% no passe (cinco falhados em 18 tentados). A excelente exibição valeu ao guarda-redes o título de MVP com um GoalPoint Rating de 7.5.
🇵🇹 Benfica 🆚 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Alexander Schlager 🇦🇹 foi um dos principais obstáculos encontrados pelo SLB ⭐️#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #SLBRBS #RatersGonnaRate pic.twitter.com/W95yJBkvgC
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Benfica
Otamendi 7.0
Grande jogo do argentino, que fez de tudo para evitar a derrota desta quarta-feira. Acumulou dois remates, foi assertivo com 12 acções defensivas, 12 duelos ganhos e 88 acções com a bola (três na área contrária).
🇵🇹 Benfica 🆚 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
São 16 anos a separá-los, mas Nico Otamendi 🇦🇷 e João Neves 🇵🇹 foram os "adultos na sala" de uma noite para esquecer#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #SLBRBS #RatersGonnaRate pic.twitter.com/7kBeKdB7hs
João Neves 6.7
Voltou a estar em foco e tentou de tudo para empurrar a equipa para o ataque, acabou a partida de rastos. Aos 65 minutos surgiu na área e Schlager negou-lhe o golo com uma grande defesa. Conquistou 13 duelos, 13 recuperações de posse e chegou às nove acções defensivas. Em sentido contrário, fez cinco passes de risco e perdeu a posse por 21 vezes.
🇪🇺 76’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 2 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Otamendi e João Neves já ganharam 12 duelos cada um, máximo do jogo (e perderam apenas 2 e 3 respectivamente) #SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/8gxPRM2vy3
Bah 5.8
Tem culpas no lance que resulta na grande penalidade cometida por António Silva – foram seis os passes de risco em todo o jogo e 24 as perdas de bola. Num outro plano, gizou 11 passes progressivos, três cruzamentos e dez acções defensivas.
Di María 5.6
Foi o farol da equipa no período mais conturbado e viu Schlager estragar-lhe os planos com duas excelentes intervenções. Foi eficaz em quatro dos sete dribles que arriscou, perdeu 11 duelos, ganhou sete e sofreu quatro desarmes.
Musa 5.6
Sozinho, deu cabo do juízo aos centrais do opositor. Lutou, lutou e apenas falhou no momento da finalização: em cinco remates, enquadrou dois, desperdiçou uma ocasião flagrante, coleccionou 36 acções com a bola, nove na área contrária, venceu nove duelos, perdeu seis e foi eficaz em quatro dos cinco dribles que fez.
🇪🇺 75’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 2 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Petar Musa é o mais rematador do jogo, com 5 disparos a valer um total total de 0.56 xG#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/XdPKZAiuts
Aursnes 5.3
Com a lição estudada, o Salzburg carrilou vários dos seus ataques pelo corredor esquerdo das “águias”. O norueguês sentiu sérias dificuldades, esteve mais cómodo na fase em que o Benfica controlou mais a partida. Realizou seis passes longos eficazes, sete progressivos, oito recuperações de bola, 12 bolas perdidas e cinco acções defensivas.
Morato 5.2
Entrou a frio, foi entrando no ritmo do jogo, mas tem culpas na forma como arriscou um passe na primeira fase de construção da equipa que foi interceptado e esteve na génese do 0-2 – foi o único passe de risco que fez. Realce para as nove recuperações de bola que protagonizou.
Kökçü 5.2
Engolido pela pressão austríaco na fase inicial, ajudou o Benfica a estabilizar quando ele e João Neves “pegaram” no jogo, mas não teve uma exibição brilhante, à imagem da equipa anfitriã. Sai de cena com um remate, oito duelos ganhos, três perdidos, quatro recuperações de bola e 12 perdas da posse.
Rafa 4.7
Não conseguiu desequilibrar, num jogo em que muito do sucesso “encarnado” passaria pela velocidade e inspiração do camisola 27. Criou dois passes para remate, venceu sete duelos, perdeu dez, consentiu seis desarmes e 17 perdas de bola.
Trubin 4.4
Noite para esquecer do guardião ucraniano. Logo aos dois minutos derrubou Pavlovic, valendo o desacerto de Konaté da marca de grande penalidade. A seguir, poderia ter feito melhor no lance que redunda na segunda grande penalidade que Simic finalizou. No último lance da primeira parte, saiu mal a um cruzamento. Com a bola nos pés, não esteve confortável: falhou seis dos 18 passes tentados (eficácia de 67%), sendo que quatro foram de risco. Protagonizou três intervenções.
🇵🇹 Benfica 🆚 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
Os números da estreia de Anatoliy Trubin 🇺🇦 pelo SLB na Champions#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #SLBRBS #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cEf37sKFo1
António Silva 3.0
Erro de cálculo que foi fatal ao minuto 13. Já antes da expulsão, fez um atraso que ia traindo a equipa.
🇪🇺 25’ | 🇵🇹 Benfica 0 – 1 RB Salzburg 🇦🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 20, 2023
António Silva 🇵🇹 3.1
Trubin 🇺🇦 3.4
Konaté 🇨🇮 3.9
Top 3 ratings…
… a contar do fim 🥶🥶🥶#SLBSAL #UCL #ChampionsELEVEN#ChampionsLeague pic.twitter.com/pDJ8s6jOvG
Destaques do Salzburg
Roko Šimić 6.9
Foi uma verdadeira carraça e determinante. Além do golo e da assistência para o 0-2, pressionou os centrais encarnados, não os deixando respirar. Autor de quatro remates e sete acções com a bola na área benfiquista.
Benfica a perder e com menos 1 😮💨
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) September 20, 2023
🤩 @ChampionsLeague | @SLBenfica 0 x 1 @RedBullSalzburg#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/OD1Sn9niIO
Marca Gloukh 😞
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) September 20, 2023
🤩 @ChampionsLeague | @SLBenfica 0 x 2 @RedBullSalzburg#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/MlR1OPF0kc
Pavlović 5.7
Esteve em dúvida, mas recuperou e foi importante nas duas áreas. Sofreu uma grande penalidade – duas acções com a bola na área contrária -, acumulou nove acções defensivas, entre os quais cinco desarmes e quatro alívios.