T
Terceiro jogo oficial, terceira vitória. O Porto foi aos Açores vencer o Santa Clara por 2-0, tentos marcados na primeira parte, altura em que os homens da casa criaram três ocasiões flagrantes e falharam-nas todas. O MVP foi o “homem do costume”.
Porto muito eficaz
O Santa Clara até começou bem, com os primeiros remates e as melhores ocasiões, mas foi desperdiçando e o Porto marcou no seu primeiro disparo. Os “dragões”, dominadores, mostravam tranquilidade e controlo, pelo que chegaram com boa vantagem ao descanso.
No segundo tempo os açorianos pegaram mais no jogo, atrás do prejuízo, mas o Porto mostrou-se sempre muito consistente, nunca se desposicionando ou dando grandes espaços na sua defensiva. E mais confortável os portistas ficaram aos 64 minutos, com o vermelho directo mostrado a Adriano Firmino.
[ Porto sempre mais subido ]
O Jogo em 5 Factos
1. Anfitrião muito “falhão”
Ao intervalo os açorianos já registavam três ocasiões flagrantes falhadas, tantas quanto o Sporting havia desperdiçado ante o Rio Ave em 90 minutos (até aqui máximo da Liga).
2. Perdas de posse perigosas
Também defensivamente o Santa Clara nem sempre esteve bem. Nesta partida, os açorianos registaram 23 perdas de posse no primeiro terço, sendo que Frederico Venâncio (6), Lucas Soares (4) e Alysson (4) foram os principais contribuidores.
3. Muitos foras-de-jogo
Certamente foi estratégia das duas equipas e o resultado está à vista. Para já este é o jogo desta Liga com mais “offsides”, nada menos que oito, quatro para cada lado.
4. Santa Clara com chegada à área
Apesar da derrota, os homens da casa atacaram e até conseguiram entrar na área do Porto com alguma facilidade, totalizando 21 acções com bola nesta zona do terreno, mais quatro do que o “dragão” conseguiu do outro lado do campo.
5. Jogo difícil para Martim Fernandes
O jovem lateral portista está farto de mostrar qualidades, mas nesta partida esteve algo apagado. Em 18 duelos individuais perdeu… 15, seis deles com MT Araújo.
MVP GoalPoint: Wenderson Galeno
Segundo jogo, segunda distinção de MVP, com um GoalPoint Rating de 7.4. Galeno adaptou-se bem à função de lateral-esquerdo, tendo terminado a partida com 11 acções defensivas, com destaque para quatro bloqueios de passe/remate. E fez um golo, de grande penalidade.
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Santa Clara
Pedro Ferreira 6.9
Grande jogo do central. Muito atento, contabilizou nada menos que oito desarmes, igualando o benfiquista Tomás Araújo com o máximo desta Liga, e venceu 13 de 17 duelos individuais.
Gabriel Batista 6.1
O guardião não teve culpa nos golos sofridos e ainda terminou com quatro defesas.
Destaques do Porto
Zé Pedro 6.5
O central portista continua a dar cartas e começa a parecer difícil tirar-lhe a titularidade. Desta feita somou o máximo de acções com bola no jogo (80), ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e ainda fez três intercepções.
Eustaquio 6.5
Entrado aos 68 minutos, o médio só falhou um de 16 passes e ainda realizou dois passes para finalização.
Iván Jaime 6.2
Três jogos oficiais, três golos neste arranque de época, este no primeiro remate da equipa no jogo. O espanhol foi o mais rematador do encontro, com três disparos, dois enquadrados, falhou só dois de 27 passes e somou cinco acções com bola na área contrária. Os três desarmes sofridos afectam-lhe a nota.
Nico González 6.0
O espanhol começou por assistir o compatriota Iván Jaime para o 1-0 e destacou-se com seis recuperações de posse e dois duelos aéreos ofensivos ganhos em dois.