Os videojogos são conteúdos cada vez mais populares, sendo desenvolvidos para ir ao encontro de diferentes preferências. As razões para tamanha adesão dos apreciadores poderão ser várias, mas decerto que estarão relacionadas com a procura pela evasão do real, rumo aos mundos alternativos e imersivos que são oferecidos pelos jogos. Passemos, pois, a conhecer três dos tipos de videojogos mais populares e as razões pelas quais conquistam o público.
Tipos de videojogos
Os jogos de ação e aventura, onde se destacam franchises como Final Fantasy, God of War ou Indiana Jones, entre tantos outros, caracterizam-se por enredos que incluem algum tipo de conflito estratégico e onde é preciso exercer força física e algum ímpeto para os solucionar. São rápidos e desafiam os reflexos dos jogadores, bem como a sua capacidade de tomada de decisões com rapidez.
No que respeita aos jogos sobre desporto, o objetivo é permitir que os fãs sintam as emoções, a competição e a glória de jogarem ou correrem com os seus ídolos, em grandes equipas. Com efeito, os videojogos sobre modalidades populares como futebol, basquetebol da NBA ou corridas de automóveis são muito procurados, com franchises como NBA 2K, Forza Horizon e EA SPORTS a oferecerem grande realismo de jogo.
Já nos jogos de estratégia, como Age of Empires, Starcraft ou Civilization, o mais importante é a capacidade de elaborar táticas e estratégias para superar desafios. Este tipo de jogo estimula, assim, o raciocino lógico e estratégico dos jogadores, colocando desafios de ordem ora militar, ora económica e logística, na gestão de hotéis, restaurantes, etc. Este aspeto deste tipo de jogos reforça a característica da simulação destes conteúdos.
O impacto cultural dos videojogos
Pois bem, estes são apenas alguns exemplos dos jogos que conquistam seguidores globalmente, motivando a organização de eventos como a Comic Con, a Lisbon Game Week ou a Iberanime, onde os fãs de jogos confraternizam, partilham experiencias de jogo e demonstram a sua paixão por estes conteúdos, através, por exemplo, do cosplay, que consiste no ato de encarnar personagens ficcionais dos videojogos.
Efetivamente, o gaming é um ramo do entretenimento com grande impacto cultural, revelando alguns estudos que já são mais as pessoas que se sentam frente ao ecrã para jogar do que para ver televisão. Esta adesão é de tal forma expressiva que o setor do cinema já recorre a algumas das maiores franchises do gaming para a produção, precisamente, de filmes e séries, garantindo, desse modo, espetadores junto dos fãs desses jogos. Este é o caso, por exemplo, dos títulos The Last of Us, Gran Turismo ou Super Mario, entre muitos outros.
A importância da mobilidade de conteúdos
No que respeita a dispositivos de jogos, continuam a ser utilizados PCs e consolas. Porém, devido à busca pela mobilidade, o gadget que mais se tem destacado, a par da Nintendo Switch, é mesmo o smartphone, para o qual são desenvolvidos jogos específicos das maiores franchises, como Genshin Impact, Call of Duty ou Mortal Kombat.
Deste modo, os gamers têm um acesso simples, cómodo e versátil aos seus jogos favoritos. E tem sido este o fator que mantém e conquista mais utilizadores. Neste sentido, e porque a tendência é permitir o acesso descomplicado e dinâmico a estes conteúdos, são vários os setores da indústria que têm desenvolvido plataformas que permitem que os jogadores acedam a conteúdos imersivos de grande qualidade, a qualquer hora ou lugar, a partir dos seus dispositivos, dando-lhes a ilusão de que estão de facto nos seus cenários de eleição.
Este é também o caso do setor do iGaming, que desenvolveu plataformas especializadas em conteúdos de casino, garantindo que os apreciadores podem jogar slots, roleta e Blackjack de forma cómoda, onde quiserem, sem a obrigação de se deslocarem a um casino real.
Tal como acontece com outros conteúdos de gaming, a experiência é extremamente realista, permitindo que os utilizadores tenham experiências de jogo tão ricas e diversificadas quanto a das salas físicas, dada a abrangência dos catálogos de títulos disponíveis.
Quando se desenvolveram os primeiros jogos, ainda na década de 1950, era difícil imaginar o impacto e a popularidade que este setor do entretenimento iria alcançar junto do público. Os videojogos são atualmente um fenómeno de massas, que movimenta várias indústrias para responder à grande procura do público.