Nice 🆚 Benfica | Águia dá dois passos importantes rumo ao play-off

-

Boa estreia do Benfica na Liga dos Campeões 2025/26. A formação encarnada foi ao sul de França vencer o Nice por 2-0, num jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória em que foi dono e senhor dos acontecimentos, com controlo total, solidez e decisão nos momentos certos. Um golo do estreante Franjo Ivanovic e um raro tento de Florentino de fora da área deram uma vantagem justa e natural aos “encarnados”, que assim ficam mais perto do play-off.

GoalPoint-2025-08-06-Nice-Benfica-Champions-League-QL-202526-Ratings

Superioridade clara

O Benfica teve o controlo geral da primeira parte, num jogo pouco intenso e ainda com todos os sintomas de pré-temporada. O 4-4-2 do Benfica permitia à equipa ocupar bem os espaços e colocar muita gente na área, pelo que criou os melhores lances. A primeira jogada de perigo aconteceu aos 39 minutos, com Pavlidis a desviar cruzamento de Schjelderup, mas quando a bola ia entrar na baliza, Yehvann Diouf fez uma grande defesa com um pé. O guardião era o melhor ao intervalo, com 1,3 golos evitados (defesas – xSaves).

A toada permaneceu na segunda parte, mas agora com mais eficácia. O Benfica, aos 53 minutos, trabalhou bem na direita, Aursnes cruzou e Ivanovic, na estreia pelos “encarnados”, esticou-se todo para desviar para o 1-0. O Nice sentiu o golo e continuou sem ideias para criar perigo. Bruno Lage foi mexendo na equipa para tentar explorar espaços e, aos 88 minutos, Florentino arrancou um grande pontapé de fora da área para o segundo da noite. Triunfo tranquilo e natural das “águias”.

[ Equilíbrio nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2025-08-06-Nice-Benfica-Champions-League-QL-202526-pass-network

MVP GoalPoint: Fredrik Aursnes 👑

O norueguês começou algo discreto, ainda a tentar enquadrar-se nas movimentações de Richard Ríos e Dedic. Porém, foi crescendo no jogo, percebendo as lacunas do Nice, e acabou com o melhor rating. Foi dele a assistência para o 1-0, com Dahl registou o máximo de passes para finalização (3), registou quatro desarmes e o valor mais elevado de acções defensivas no meio-campo contrário (4).

Outros Ratings 🔺🔻

Samuel Dahl 6.8

Bom jogo do lateral-esquerdo sueco. Dahl entregou-se ao jogo, lutou muito e foi, com Aursnes, o jogador com mais passes para finalização (3).

Andreas Schjelderup 6.6

O outro norueguês do Benfica aproveitou bem a oportunidade para mostrar serviço. Mais comprometido defensivamente, criou uma ocasião flagrante na primeira parte, fez dois passes para finalização, errou apenas duas de 23 entregas e ganhou quatro de sete duelos.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.