O Sporting entrou a ganhar na Liga e com forte ascendente mas sem goleada. Para lá do mérito de Sequeira, Tchemba e Cia no evitar de marcador mais pesado, sobrou também a noite perdulária de Luis Suárez, que misturou números atípicos de desperdício com bons indicadores em tudo o resto que fez.
Os olhos estavam sobre o colombiano, que teve a sua primeira titularidade no emblema de Alvalade, desalojando Conrad Hader O atacante igualou a curiosidade dos adeptos na vontade de mostrar serviço e mostrou bom entendimento com os colegas mas perdeu três das quatro ocasiões consideradas flagrantes desperdiçadas pelos leões, em seis criadas.

Suárez terminou sem golos, com muita vontade e aparente ansiedade em estrear-se a marcar, com ansiedade crescente visível, sobretudo na segunda parte. Mostrou, contudo, ser um jogador com técnica, muito ligado às combinações com os seus colegas de equipa, o que lhe permitiu, estar no sítio certo e criar perigo.
[ Os 7 remates de Suárez (à esquerda) e as 3 flagrantes falhadas ]


Principais números de Luis Suárez:
Suárez foi o mais rematador do encontro, com sete disparos
Destes, quatro foram enquadrados, também valor mais elevado
Ao mesmo tempo falhou três ocasiões flagrantes, máximo da partida
Ao todo acumulou 1,6 Golos Esperados (xG) desperdiçados
Registou nove acções com bola na área contrária, valor mais alto da partida
Somou duas acções defensivas eficazes, já no último terço do adversário (e que assustaram os “gansos”)
Conclusões? Ainda é cedo para as tirar, estes são apenas números a reter da estreia, alguns positivos, outros longe disso. Há que realçar que Patrick Sequeira, guarda-redes do Casa Pia, fez nada menos que oito defesas, duas a travar ocasiões flagrantes, tendo evitado 1,7 golos (defesas – xSaves). Suárez mostrou potencial, um compromisso ofensivo total e tudo para ser um caso sério. A não ser que o desperdício continue. Foram só nervos ou azar? O mais provável é ter sido isso mesmo, pois o colombiano fechou a La Liga 24/25 com um registo “neutro” na diferença entre Golos esperados e marcados, o que normalmente é um bom sinal num avançado.
[ foto de destaque via Sporting CP, X ]