Fenerbahçe 🆚 Benfica | Águia segura nulo apesar de terminar com dez

-

O Benfica foi a Istambul arrancar um potencialmente precioso empate sem golos em casa do Fenerbahçe, em jogo da primeira mão do play-off de acesso à Champions League. A formação lusa teve algum ascendente na primeira parte, mas na segunda acabou por perder um pouco o controlo do jogo, em especial após a expulsão de Florentino Luís por duplo amarelo, aos 71 minutos. Trubin foi fundamental para manter a sua baliza inviolada.

GoalPoint-2025-08-20-Fenerbahce-Benfica-Champions-League-QL-202526-Ratings

Jogo muito táctico

Primeira parte mais ou menos repartida, mas com algum ascendente do Benfica, na posse, nos remates, mas equilíbrio no (pouco) perigo. Os “encarnados” tentavam chamar o Fenerbahçe à pressão para depois explorar o 4-3-3 implementado neste jogo e no contra-ataque. Todavia, acabou por ser Trubin a figura da primeira parte, a travar três remates dos turcos.

O Fenerbahçe foi equipa mais ameaçadora no segundo tempo, ainda que ocasiões flagrantes continuassem ausentes desta partida. Aliás, nenhuma equipa conseguiu construiu qualquer destes lances nestes 90 minutos. O momento de maior emoção aconteceu aos 82 minutos, quando En-Nesyri fez golo, mas o lance foi anulado por fora de jogo. A expulsão de Florentino Luís aos 71 minutos, por duplo amarelo, tirou ainda mais iniciativa à equipa de Bruno Lage.

[ Equilíbrio nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2025-08-20-Fenerbahce-Benfica-Champions-League-QL-202526-pass-network

MVP GoalPoint: Anatoliy Trubin 👑

Excelente jogo do guardião ucraniano do Benfica, que acabou por segurar o nulo, apesar de a qualidade das oportunidades dos turcos não ter sido de grande monta. Ainda assim, Trubin fez seis defesas e evitou 1,1 golos (defesas – xSaves).

Outros Ratings 🔺🔻

Kerem Aktürkoğlu 6.4

O turco tem sido foco devido ao interesse do Fenerbahçe no seu concurso. As últimas notícias dizem que o negócio caiu e o extremo foi titular frente ao clube que o quis. E esteve em plano de evidência, com três remates, máximo do jogo, e o número mais elevado de acções com bola na área contrária (6).

Nicolás Otamendi 6.4

A experiência do argentino foi valiosa nesta partida, em que o equilíbrio emocional era fundamental. Otamendi terminou com seis alívios e dois duelos aéreos ofensivos ganhos em três.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.