A equipa da 20ª Jornada da Liga 23/24

-

A pós um “vendaval” leonino no “onze” de Janeiro, desta feito não temos qualquer jogador do Sporting nas escolhas da semana, em virtude do polémico adiamento do embate com o Famalicão. Quem aproveitou foi o Benfica, não só na tabela mas também no 11, colocando três elementos. Mas os adeptos leoninos não ficam sem razões para sorrir pois o MVP semanal é mesmo Mateus Fernandes, o médio cedido que vai provando, no Estoril, ser cada vez mais merecedor da atenção de Rúben Amorim.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 20

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-20-Primeira-Liga-202324-infog

Dani Figueira 8.1 

Era suplente nos “canarinhos” até à final four da Taça da Liga, mas a exibição ante o Benfica deu-lhe um novo ímpeto. Dani Figueira brilhou intensamente na magra vitória do Estoril em casa ante o Estrela da Amadora. Ao todo fez seis defesas (máximo da jornada), cinco a remates na sua grande área e evitou 0,7 golos (defesas – xSaves).

Alexander Bah 6.9 

Regressou na Reboleira e neste domingo foi titular, justificando a aposta. Imprimiu outra dinâmica na ala direita – permitindo que Aursnes fosse útil noutra zona do terreno -, colocando na folha de serviços oito passes progressivos (máximo na partida), 80 acções com a bola, oito duelos conquistados, seis perdidos, cinco recuperações de posse, 12 perdas – quatro das quais no terço defensivo -, e 12 acções defensivas, com destaque para cinco desarmes (máximo).

Jorge Fernandes 7.4

Os vimaranenses regressaram às vitórias fora de casa, em Vizela, e contaram com o grande acerto do defesa-central. Jorge Fernandes ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos, fez seis desarmes e cinco alívios e venceu incríveis 13 duelos dos 17 que disputou.

Nicolás Otamendi 7.0 

O capitão realizou um bom jogo, destacando-se com uma assistência para João Neves, apenas dois passes falhados em 71 realizados (eficácia de 97%), sete passes longos eficazes em outros tantos realizados, dois passes progressivos, quatro variações de flanco, 85 acções com a bola (máximo no duelo), cinco intercepções (máximo da ronda), seis recuperações de posse, duas perdas e dez acções defensivas.

João Talocha 6.4 

O Farense dominou em Chaves, apesar de ter consentido um empate em superioridade numérica, e Talocha foi um dos melhores dos algarvios. Com apenas um passe falhado em 32 tentados, fez cinco progressivos e dois super progressivos e somou cinco acções defensivas. Não cometeu qualquer falta.

João Neves 7.2
MVP do #SLBGVFC

Com Florentino em campo acaba por estar como “peixe na água”, assume a pele de número “8”, tem com quem dividir as tarefas defensivas e aumenta o raio de acção, surgindo mais vezes nas zonas de finalização. Marcou um grande golo, com uma “trivela” no único remate que fez, destacando-se ainda com seis passes longos eficazes, quatro passes progressivos, três passes super progressivos, 75 acções com a bola, venceu seis duelos, perdeu dois, registou oito recuperações de posse, nove perdas e seis acções defensivas.

João Moutinho 7.2 

Joga e joga e joga. A idade não pesa em João Moutinho, que entra de caras neste “onze”. O médio foi o melhor dos “guerreiros”, com destaque para três passes para finalização, 87 acções com bola, o máximo de recuperações de posse (11), quatro desarmes e três intercepções.

Francisco Conceição 8.1
MVP do #FCPRAFC

Que grandes números amealhou o extremo do Porto. Os “dragões” empataram sem golos, é certo, mas Francisco Conceição deu tudo para inverter a tendência da partida. Foram três remates, sete passes para finalização (máximo da jornada), dois cruzamentos eficazes em seis, 11 passes progressivos recebidos (valor mais alto), 12 acções com bola na área contrária, quatro dribles completos (recorde da ronda) em sete e seis conduções progressivas.

Mateus Fernandes 8.2 MVP semanal 👑
MVP do #EPFCFEA

A figura da jornada é o médio do Estoril Praia emprestado pelo Sporting. Mateus Fernandes encheu o campo frente ao Estrela da Amadora, fez o único golo do jogo, realizou quatro passes para finalização (máximo do encontro), falhou somente quatro de 63 passes (94% de eficácia), acertou os cinco passes longos e acumulou dez passes progressivos.

Bruno Duarte 7.2 

O brasileiro do Farense continua a dar cartas nesta Liga. Em Chaves fez o golo dos algarvios, criou uma ocasião flagrante e somou seis acções com bola na área contrária. O ponto negativo foi as cinco faltas cometidas.

GoalPoint-2024-02-04-Chaves-Farense-Away-Bruno-Duarte-Primeira-Liga-202324-MVP

André Silva 7.9
MVP do #FCVVSC

Em boa hora o brasileiro ficou no Castelo, abortando a mudança para o Hellas Verona. André Silva fez o golo do Vitória em Vizela, fez dois passes para finalização, um de ruptura e sofreu uma falta para grande penalidade.

Outros jogadores à porta do “onze”

Hugo Souza (Chaves) 7.4

Kewin Silva (Moreirense) 7.3

Abel Ruiz (Braga) 7.1

Evanilson (Porto) 7.0

Os tops da jornada

São estes os melhores da 20ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J20SUMGPRMVPPASXG
1-2
Adiado
-----
0-0
1-1
0-1
3-0
1-0
1-0
0-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.