O XI GoalPoint de Janeiro da Liga 23/24

-

O  primeiro mês de 2024 deu-nos um MVP com um GoalPoint Ratings recordista e um “onze” de Janeiro de fortes tons verde-e-brancos. O Sporting está numa forma que não deixa ninguém indiferente, colectiva e individualmente, e isso reflecte-se na equipa do mês, composta por seis “leões”, incluindo, claro está, o melhor futebolista de Janeiro da Primeira Liga, Francisco Trincão. Neste XI cabem apenas dois jogadores de fora dos três “grandes” – sendo que um, entretanto, já foi contratado pelo Porto – e apresenta dois “dragões” e uma “águia”.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 16 e 19. Vamos aos detalhes.

O XI de Janeiro de 2024 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mês-Janeiro-Primeira-Liga-202324-infog

Jhonatan Siqueira 6.96

O guardião do Rio Ave viveu um mês de Janeiro inesquecível e foi o melhor da posição. A par de João Gonçalves, do Boavista, foi o guarda-redes com mais defesas por 90 minutos (5,8), travou 82% dos remates enquadrados que enfrentou (terceiro valor mais alto) e evitou 2,0 golos (defesas – xSaves). O desempenho em Chaves foi o ponto alto do mês.

Ricardo Esgaio 6.13

Mal-amado por alguns, a verdade é que Esgaio vai cumprindo pelo líder do campeonato é o dono da lateral-direita. Dono de 2,9 desarmes por 90 minutos durante o mês findo, foi o terceiro lateral em cruzamentos bloqueados (0,7) e o segundo em acções defensivas no último terço (1,1).

Eduardo Quaresma 6.73

Rúben Amorim já o disse: Quaresma está a ser, finalmente, um jogador consistente e regular e isso reflecte-se nas estatísticas dos seus últimos jogos. O jovem foi o segundo melhor central de Janeiro, o quinto com menos desarmes falhados (33,3%), o segundo em bloqueios de passe (1,2), o quinto em recuperações de posse (5,8), o terceiro em eficácia de passe (83,9%) e o que mais passes de ruptura realizou (0,3).

Otávio Ataíde 6.76

O novo reforço do FC Porto foi o melhor central em Janeiro. O então jogador do Famalicão foi o terceiro da posição em desarmes (2,8), o terceiro em acções defensivas n o primeiro terço (9,6) e o que menos desarmes falhou (25%).

Nuno Santos 6.61

O ala leonino está, mais uma vez, a atingir a sua melhor forma. Em Janeiro acumulou duas assistências e, como jogador de características assumidamente ofensivas, foi o segundo lateral com mais acções com bola na área contrária por 90 minutos (4,0), o segundo que mais rematou (2,4), o que mais passes para finalização realizou (4,0), mais cruzamentos de bola corrida fez (6,9, com 27% de eficácia) e foi o segundo com melhor eficácia de passe (83,2%).

Alan Varela 6.88

Demorou, mas Varela começa a mostrar o porquê da aposta do Porto nos seus serviços. Ainda sem qualquer acção para golo até 2024, Varela ganhou confiança e fez dois golos e duas assistências nesta fase. Entre médios-defensivos foi o que mais rematou (2,3), o que mais passes para finalização realizou (2,3) e o líder em passes de ruptura (1,3).

Pedro Gonçalves 8.27

Grande mês de “Pote”, com rating (terceiro mais alto) suficiente para ser o melhor de Janeiro, não tivesse sido este um período de notas extraordinárias. Pedro Gonçalves fez três golos e outras tantas assistências entre as jornadas 16 e 19, foi o segundo jogador com mais acções com bola na área contrária (7,8), o médio mais rematador (4,2) e o segundo atleta com mais ocasiões flagrantes criadas (1,2).

Ángel Di María 7.78

O argentino vai mantendo a bitola alta, mesmo quando o Benfica mostra oscilações. Dono de dois golos e duas assistências, “Di Magia” foi o sexto da Liga em passes para finalização (2,9), o terceiro em ocasiões flagrantes criadas (1,1), o líder, a grande distância, em passes de ruptura (2,3) e o sexto em tentativas de drible (5,1).

Francisco Trincão 8.95 MVP mensal 👑

O MVP do mês que passou e sobre o qual escrevemos uma peça dedicada que pode consultar aqui (link).

GoalPoint-POM-Francisco-Trincao-Sporting-Janeiro-2024-1-infog

Evanilson 7.50

Sete golos nos últimos quatro jogos (em todas as competições). Evanilson é o segundo jogador da Liga com melhor saldo entre Golos Esperados (xG) e marcados, com quase mais quatro golos (3,7) do que era expectável – leva oito na prova -, sendo que em Janeiro esse saldo foi de mais 2,4 tentos. Nesta fase fez quatro golos e uma assistência, tendo acção directa em 40% dos tentos marcados pelo Porto consigo em campo. Foi o terceiro jogador em acções com bola na área contrária (7,4), o avançado com melhor taxa de conversão de remates em golo (44,4%), o segundo ponta-de-lança com mais passes para finalização (2,0) e o líder em ocasiões flagrantes criadas (0,6). Está em grande forma.

Viktor Gyökeres 8.34

O sueco está a ser uma das grandes figuras da Liga, senão mesmo a principal estrela. Em Janeiro voltou a arrasar e até arrancou um 10.0 nos GoalPoint Ratings, na goleada leonina por 8-0 ao Casa Pia. Neste período fez quatro tentos e três assistências, tendo sido o jogador com mais acções para golo da Liga (7). Gyökeres acumulou uma média de 12 acções com bola na área contrária (o segundo, Pedro Gonçalves, não passou das 7,8), foi o jogador mais rematador da prova (5,3, sendo 4,5 de bola corrida, máximo com Rafa Mujica, do Arouca), foi o ponta-de-lança líder em passes para finalização (2,5), o segundo da Liga em conduções progressivas (4,5) e o líder em super progressivas (3,3), e nenhum outro jogador da posição tentou tanto o drible (3,8). Fenomenal.

Menções honrosas

Jota Silva (Vitória SC) 7.08

Num Vitória a realizar uma grande época, Jota tem sido a sua principal figura e fez dois golos e duas assistências em Janeiro. Fica de fora tapado pelos craques que monopolizaram os lugares de ataque.

Rafa Mujica (Arouca) 7.00

Um dos melhores pontas-de-lança da Liga e a realizar uma época estrondosa. Em Janeiro fez três golos e uma assistência, mas não conseguiu desalojar Gyökeres e Evanilson.

Sebastián Coates (Sporting) 6.78

O bis ao Casa Pia foi o ponto alto de um mês em que fez três golos e foi o pêndulo do costume na defesa, mas fica de fora por ter jogado “apenas” 222 minutos.

Nicolás Otamendi (Benfica) 6.64

O central benfiquista fez um golo em Janeiro e esteve sempre sólido, mas ficou tapado por Otávio e Quaresma.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.