A jornada 22 não teve ratings extraordinários e apenas três jogadores dos “grandes” figuram no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, dois do Sporting e um do Porto. O outro destaque vai para o Famalicão, também com dois elementos, sendo o MVP um jogador que já na época passada havia mostrado muita qualidade, ao serviço dos “cónegos”.
O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 24/25: Jornada 22
[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]
![GoalPoint-Jogador-Semana-Roger-Fernandes-J22-202425-infog](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-Jogador-Semana-Roger-Fernandes-J22-202425-infog.jpg)
Andrew Ventura 7.0
O Gil Vicente perdeu, mas ainda assim o seu guarda-redes brilhou. Andrew fez quatro defesas, três a remates na sua grande área, travou uma ocasião flagrante e acertou os 16 passes que realizou.
![GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Home-Andrew-Ventura-Primeira-Liga-202425-MVP](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Home-Andrew-Ventura-Primeira-Liga-202425-MVP.jpg)
Gustavo Garcia 7.6
MVP do #CDNEPF
Mais um jogão do brasileiro. Gustavo Garcia voltou a mostrar que é um dos melhores laterais-direitos a jogar em Portugal e, no empate com o Estoril Praia, fez três passes para finalização, um de ruptura, ganhou 12 de 17 duelos, completou duas de três tentativas de drible e somou 12 acções defensivas, quatro delas o meio-campo contrário, com destaque para sete desarmes, máximo da jornada.
Léo Realpe 7.1
O central equatoriano foi um dos responsáveis pela inoperância ofensiva dos “galos”. Realpe contabilizou 14 acções defensivas, com destaque para oito alívios e três intercepções, e ainda realizou um corte decisivo.
![GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Away-Léo-Realpe-Primeira-Liga-202425-MVP](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Away-Leo-Realpe-Primeira-Liga-202425-MVP.jpg)
Justin de Haas 6.9
Ao lado de Realpe esteve um sólido De Haas. O neerlandês fez um dos golos do Famalicão, falhou somente dois de 37 passes e ganhou cinco de sete duelos aéreos.
![GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Away-Justin-De-Haas-Primeira-Liga-202425-MVP](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-2025-02-17-Gil-Vicente-Famalicao-Away-Justin-De-Haas-Primeira-Liga-202425-MVP.jpg)
Francisco Moura 6.9
MVP do #SCFFCP
O lateral voltou a marcar, pelo segundo jogo consecutivo, depois de o fazer a meio da semana à Roma, e ao golo somou ainda dois desarmes no capítulo defensivo e, lá à frente, fez ainda dois passes para finalização. Ganhou seis duelos em dez disputados..
Jaume Grau 7.2
MVP do #RAFCAVS
Num jogo muito disputado, o médio espanhol foi a espinha dorçal do AVS, que somou um importante ponto. Jaume fez a assistência para o tento dos avenses e contabilizou cinco desarmes.
Tiago Silva 7.1
MVP do #VSCSCB
Já vimos dérbis do Minho mais empolgantes. Este deu muito Vitória, mas sem golos e o destaque recaiu sobre Tiago Silva, médio que enquadrou os seus dois remates, fez quatro passes para finalização, registou o máximo de acções com bola (101) e somou quatro intercepções.
Geovany Quenda 6.9
Um dos mais inconformados do Sporting. Quenda correu quilómetros, defendeu, transportou a bola e lutou. O extremo fez cinco passes para finalização e 11 cruzamentos de bola corrida, só que não foi eficaz em nenhum, ficando assim com o recorde de centros ineficazes na Liga (o que lhe afecta a nota, tal como as 27 perdas de posse, também máximo). Registou quatro conduções progressivas e três super progressivas, ganhou dez de 14 duelos e foi travado quatro vezes em falta.
![GoalPoint-2025-02-15-Sporting-Arouca-Home-Geovany-Quenda-Primeira-Liga-202425-MVP](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-2025-02-15-Sporting-Arouca-Home-Geovany-Quenda-Primeira-Liga-202425-MVP.jpg)
Alan Guimarães 7.8 MVP semanal 👑
MVP do #SCPRAFC
A grande figura da jornada. Alanzinho arrasou nos primeiros 32 minutos do embate com o Casa Pia, registando um “hat-trick”, com dois dos tentos a serem apontados da marca de grande penalidade. Isto tudo em apenas três remates realizados.
Cassiano 7.2
Após os golos de Alan, o Casa Pia pegou no jogo e quase conseguia recuperar até ao empate. Cassiano esteve em particular evidência, com um golo, uma assistência, sete duelos aéreos ofensivos ganhos em dez (máximo da jornada) e dez passes progressivos recebidos.
![GoalPoint-2025-02-15-Moreirense-Casa-Pia-Away-Cassiano-Moreira-Primeira-Liga-202425-MVP](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-2025-02-15-Moreirense-Casa-Pia-Away-Cassiano-Moreira-Primeira-Liga-202425-MVP.jpg)
Viktor Gyökeres 7.1
O sueco está limitado, não marcou, mas voltou a realizar uma grande exibição, sendo o melhor em campo em Alvalade. Gyökeres fez uma assistência, foi o mais rematador, com cinco disparos, três enquadrados, somou cinco passes para finalização, recebeu 15 passes progressivos (máximo), acumulou dez acções com bola na área contrária (valor mais elevado) e só não tem melhor nota porque falhou uma ocasião flagrante de 0,51 xG.
Outros jogadores à porta do “onze”
Aderllan Santos (AVS) 6.9
Bruno Varela (Vitória SC) 6.8
Joel Robles (Estoril Praia) 6.8
Ulisses Rocha (Nacional) 6.8
Rodrigo Abascal (Boavista) 6.8
Os tops da jornada
São estes os melhores da 22ª jornada da Primeira Liga 24/25, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.
Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.
LIGA 24/25 | J22 | SUM | GPR | MVP | PAS | XG | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|
0-1 | |||||||
3-2 | |||||||
2-2 | |||||||
0-1 | |||||||
2-2 | |||||||
1-1 | |||||||
0-1 | |||||||
0-0 | |||||||
0-2 |