A equipa da 7ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

A jornada 7 da Primeira Liga ficou marcada pelo “clássico” entre Benfica e Porto, que os da Luz venceram por 1-0, mas nenhum integrante nessa partida está no “onze” GoalPoint Ratings da ronda – algo que não espanta, pois estes jogos costumam ter desempenhos individuais “económicos”. O encontro com mais representantes é mesmo o Farense-Sporting e há três emblemas com três representantes casa. Confere os detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 7

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-7-Primeira-Liga-202324-1-infog

Ricardo Velho 7.3 

Sem culpas nos três golos sofridos, foi um dos esteios dos algarvios na “dor de cabeça” provocada ao Sporting, com uma série de defesas, oito para sermos mais rigorosos – evitou 0,9 golos (defesas – xSaves).

GoalPoint-2023-09-30-Farense-Sporting-Home-Ricardo-Velho-Primeira-Liga-202324-MVP

Fabiano Josué 8.1
MVP do #RAFCMFC 

O defesa-direito foi a grande figura do brilharete dos cónegos em Vila do Conde. Fabiano fez um golo, completou cinco de nove passes longos e acumulou três desarmes e duas intercepções.

Justin de Haas 7.4
MVP do #BFCFCF

O “Fama” travou o sensacional Boavista no Bessa e o central arrasou. Além de um golo, ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e somou excelentes dez alívios, máximo da partida.

Carlos Ponck 7.2

O experiente central esteve em plano muito elevado em Vila do Conde. Além de excelente no passe, com 50 completos em 53, realizou seis recuperações de posse e 12 alívios, máximo da ronda.

GoalPoint-2023-10-01-Rio-Ave-Moreirense-Away-Carlos-Ponck-Primeira-Liga-202324-MVP

João Talocha 7.0

Muito seguro, principalmente nas missões defensivas, destacou-se com um remate, dois passes para remate, dois cruzamentos eficazes em outras tantas tentativas, ganhou dez duelos e coleccionou 17 acções defensivas.

GoalPoint-2023-09-30-Farense-Sporting-Home-João-Talocha-Primeira-Liga-202324-MVP

Mattheus Oliveira 8.4
MVP do #SCFSCP

A passagem por Alvalade não foi feliz, mas o médio reerguer a carreira e tem sido um dos destaques do Farense. Pautou o jogo da equipa, vestiu o “fato de macaco” quando foi preciso preencher a inferioridade numérica e foi letal na conversão de dois livres directos. O filho de Bebeto embalou Adán e ia fazendo o mesmo aos “leões” de Lisboa. Fechou o encontro com três remates (todos enquadrados), apontou dois golaços, obrigou o guardião contrário a uma grande defesa, contabilizou 45 acções com a bola, venceu sete duelos, perdeu quatro, recuperou a posse em seis ocasiões, registou 14 perdas da posse e teve uma eficácia de 78% (cinco falhados em 23 tentados) no capítulo do passe.

Rodrigo Zalazar 7.7

Os minhotos estiveram muito bem na Reboleira e o médio uruguaio foi um verdadeiro “maestro”. Zalazar criou espantosas três ocasiões flagrantes (nenhuma deu em assistência), em quatro passes para finalização, realizou dois passes de ruptura e foi uma constante fonte de ideias no ataque.

GoalPoint-2023-09-28-Estrela-Amadora-Braga-Away-Rodrigo-Zalazar-Primeira-Liga-202324-MVP

Álvaro Djaló 8.1
MVP do #CSMGDC

O extremo espanhol está a realizar uma excelente temporada e foi um verdadeiro “diabo à solta” na Reboleira. Além de dois golos, enquadrou os seus três remates e completou cinco de sete tentativas de drible.

João Camacho 7.7

Grande jogo de Camacho em Vila do Conde. O extremo bisou na partida, enquadrou os seus três remates e, não fosse uma flagrante falhada, e estaríamos a falar de uma nota de grande nível.

GoalPoint-2023-10-01-Rio-Ave-Moreirense-Away-João-Camacho-Primeira-Liga-202324-MVP

Ricardo Horta 8.7 MVP semanal 👑
MVP do #CFEASCB

A figura da jornada. O capitão bracarense fez um golo, uma assistência, cinco passes para finalização (máximo) e completou duas de quatro tentativas de drible. Horta está a voltar à sua melhor forma.

Viktor Gyökeres 7.6

O ataque sportinguista é outro com ele em campo. Tanto surge descaído sobre o corredor esquerdo, com na faixa central. Na fase final, acusou algum cansaço, mas ainda assim não deixou de criar perigo sempre que ligou o turbo. O sueco bisou – em cinco tentativas -, já leva cinco tentos no campeonato, uma assistência, recebeu 17 passes progressivos, atingiu a incrível marca de 20 acções com a bola na área contrária (máximo no duelo), venceu nove duelos, perdeu sete, registou 19 perdas de bola e quatro conduções progressivas.

Outros jogadores à porta do “onze”

Zé Carlos (Gil Vicente) 7.7

Samu (Vizela) 7.5

Pedro Gonçalves (Sporting) 7.5

Reisinho (Boavista) 7.3

Pedro Tiba (Gil Vicente) 7.3

Carlinhos (Portimonense) 7.2

Bruno Gaspar (Vitória SC) 7.2

Os tops da jornada

São estes os melhores da 7ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA PORTUGAL 23/24 | J7SUMGPRMVPPASXG
2-4
1-0
2-3
2-2
2-3
0-2
3-2
0-4
2-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.