setembro foi mês movimentado na Primeira Liga, com duas mudanças de treinador. Sem surpresas, foram os menos pontuados na tabela acumulada (José Gomes e Álvaro Pacheco) que acabaram por ouvir primeiro o estalar do chicote. Os resultados continuam a ditar sortes, pelo menos no primeiro escalão do futebol português, visto que na Segunda Liga há dois treinadores abaixo de mil pontos negativos que ainda vão resistindo.
Pela positiva, destaque para Paulo Sérgio na Primeira Liga, que não aparecia sequer num top-3 desde Novembro de 2021, e para Tiago Margarido na Segunda, um “rookie” que leva o prémio de melhor do mês logo ao seu segundo mês na prova.
Primeira Liga: Que bem que se está fora do Algarve
Não sabemos se é do calor, mas o Portimonense teve um mês perfeito a jogar fora de casa e Paulo Sérgio acabou por beneficiar disso para ser o mais pontuado de Setembro. A turma algarvia somou excelentes vitórias em deslocações ao Minho (Guimarães e Vizela), que valeram 654 pontos ao “mister”, e as recepções aos lisboetas Benfica e Estrela acabaram por não fazer cair a pontuação o suficiente para ameaçar o prémio. Segue-se o Porto, no Dragão.
Quem ficou mais perto foi João Pedro Sousa. O Famalicão não perdeu no mês de Setembro, venceu os seus jogos caseiros sem sofrer golos e foi empatar ao Bessa e a Vila do Conde. Excelente início de temporada para João Pedro Sousa, que já se encontra no pódio da classificação acumulada e promete repetir as boas pontuações registadas em épocas anteriores.
Rui Borges tem impressionado com o seu Moreirense. É certo que perdeu com Sporting e Braga, mas venceu os outros três jogos que fez no mês, dois deles fora de casa e um deles com goleada em Vila do Conde. Esperam-se coisas boas de um treinador que impressionou pelo trabalho que fez no Mafra em 22/23.
Álvaro Pacheco fez a pior pontuação do mês e acabaria mesmo demitido, dando lugar a Vasco Seabra.
Segunda Liga: Margarido, a viajar e a somar
O portuense Tiago Margarido foi o melhor treinador do mês de Setembro na Segunda Liga. Apesar de quase não ter parado em casa (apenas um jogo em cinco no Funchal), o Nacional venceu quatro jogos no último mês e apenas saiu derrotado pela margem mínima na deslocação a Rio Maior, para defrontar o Casa Pia Na Taça da Liga. Grande início de temporada de um treinador que se estreia a este nível, mas que tem feito o Nacional acreditar que é possível regressar ao escalão mais alto.
Também a fazer um grande trabalho está Jorge Costa no AVS. Repetiu o segundo lugar de Agosto, mas, fruto da consistência, já leva quase 600 pontos de avanço na classificação acumulada e também lidera o RTG do segundo escalão.
Rui Ferreira assumiu o Torreense depois de bom trabalho no Feirense e tem feito um bom percurso na equipa do Oeste. Em Setembro foram três vitórias e um empate, empate esse no dia de ontem frente ao Belenenses, que acabou por tirar alguns pontos. Ainda assim já é quarto na classificação acumulada.
O mês trágico de Ricardo Silva no Paços não augura nada de bom. Os “castores” ocupam lugares de despromoção e já foram eliminado das duas Taças.
Eis o “quadro de honra” do mês de Setembro:
Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.