NA casa dos “lobos”, quem mais ordenou foram as “águias”. A equipa de Roger Schmidt superou um teste complicado perante um Arouca personalizado, arrojado e que criou diversas jogadas de perigo junto à baliza defendida por Trubin. O Benfica soube gerir melhor o ritmo da partida e acabou por ser mais eficaz nos momentos que definiram o rumo das incidências. Rafa – teve dois golos anulados – foi o Ás com um “tiro” certeiro e uma assistência que Kökçü finalizou, e Musa também marcou do duelo desta 16.ª jornada, que decorreu neste sábado.
“Águias” mais matreiras do que “lobos” atrevidos
À terceira foi de vez. Aos 14 e 30 minutos, Rafa ainda começou a festa, mas ambos os lances foram anulados, o filme teve outro desfecho ao minuto 39, altura em que o avançado português deu a melhor sequência a um passe açucarado de Di María e abriu a contagem.
🇵🇹 39' | Arouca 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
À terceira lá valeu!
Rafa volta a aparecer nas costas da defesa lançado por Di María e, à segunda, encosta para o fundo das redes#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/k00dL6nEoo
O Arouca não se deixou abalar e quase empatou, primeiro quando Kökçü perdeu a bola em zona de perigo e Trubin salvou-lhe a pele. Na sequência, Cristo atirou por cima e, já no período de descontos, Mujica ainda colocou a bola no interior da baliza, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.
🇵🇹 45' | Arouca 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Orkun Kökçü falhou 8 passes na primeira parte, 4 deles em zonas de risco#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/5goZL4TbQs
🇵🇹 23' | Arouca 0-0 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Arouca com 4 remates contra apenas 2 do SLB nestes primeiros minutos#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/OJLWo70TV4
Já antes do tento sofrido, o emblema da casa tinha deixado os “encarnados” em sobressalto numa “bomba” de Milovanov e num remate de Mujica – erro crasso de Otamendi – que saiu um pouco ao lado.
🇵🇹 42' | Arouca 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
SLB já soma 3 erros individuais resultantes em remates do Arouca (2 de Otamendi e 1 de Kökçü)#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/D6G0kWvd5y
Ao descanso, Rafa era quem mais ordenava, com um GoalPoint Rating de 6.6, fruto de dois remates, um golo, duas acções na área contrária e três passes progressivos recebidos.
🇵🇹 INTERVALO | Arouca 0–1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
🔴 Águia na frente ao "3º golo"
🔴 2 anulados, antes de Rafa 🇵🇹 marcar e valer
🟡 Trubin 🇺🇦 evitou o empate e arouquenses também com 1 anulado#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/Y5cB7lWI7S
🇵🇹 Arouca 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Rafa Silva 🇵🇹 6.7 🔝
🥈 Ángel Di María 🇦🇷 6.7
🥉 Ignacio De Arruabarrena 🇺🇾 6.0
🔻 Jason Remeseiro 🇪🇸 4.5#LigaPortugal #FCASLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/WgMYQ2i7a1
Foi logo a abrir a etapa final que o Benfica ampliou o “score”, com Rafa a assistir Orkun Kökçü. Apesar da vantagem “encarnada”, os arouquenses, pressionantes, nunca deixaram a equipa forasteira confortável, insistiram, persistiram e visaram o reduto de Trubin em diversas ocasiões. As “águias” ripostavam, deixando a partida muito viva e equilibrada, até que surgiu o inevitável Musa, lançado aos 72 minutos. O croata “matou” as esperanças do Arouca com uma grande finalização, naquele que foi o seu sexto golo esta época, o quinto na Liga.
🇵🇹 58' | Arouca 0-2 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
SLB já leva 15 perdas de posse no terço defensivo, acima da sua média no campeonato a cada jogo (12,1)#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/DPP7HvFnQ5
🇵🇹 85' | Arouca 0-3 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Golaço de Musa!
Croata antecipa-se bem após cruzamento de Kokçu e marca de calcanhar#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/ki4AY3bt4o
Esta é a primeira derrota dos “lobos” desde que Daniel Sousa assumiu o leme da equipa, pois nos cinco jogos anteriores em todas as provas tinham somado três vitórias e dois empates. Por sua vez, o Benfica, que não sofre desaires há dez partidas, volta a encostar-se ao líder Sporting e foge ao FC Porto.
[ Jogo equilibrado até nos posicionamentos médios… menos nos golos ]
MVP GoalPoint: Rafa Silva 👑
Após um período menos fulgurante, Rafa voltou a recuperar a forma com que se apresentou nos primeiros jogos desta temporada e está a ser crucial. Em final de contrato, o camisola 27 tem sido o pêndulo dos campeões nacionais. Nesta partida, foi responsável por três remates, um golo – dois foram anulados -, uma assistência, duas tabelas com progressão, 11 passes progressivos recebidos (recorde no jogo), seis acções com a bola na área do Arouca (outro máximo) e, para quem diz que não defende, ajudou a equipa com cinco acções defensivas, quatro das quais decorreram no meio-campo contrário. Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.9.
🇵🇹 Arouca 🆚 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Enquanto vai e não vai, Rafa Silva 🇵🇹 vai fazendo estragos ⭐️#LigaPortugal #FCASLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/uLD9IzWyoK
🇵🇹 53' | Arouca 0-2 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
2 golos e 4 assistências para Rafa nos últimos 3 jogos
(fora os anulados)#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/Qx4asIjNQg
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Arouca
Nino Galović 6.7
Foi a melhor unidade do Arouca, contabilizando 13 acções defensivas, entre as quais cinco intercepções e sete alívios.
David Simão 5.7
Pautou o jogo do Arouca com um remate, 12 passes progressivos, 15 passes falhados em 82 (82% de eficácia) e 104 acções com a bola, um máximo no duelo. Foi o jogador que mais passes recebeu no encontro (62).
Rafa Mujica 5.1
Muito em foco no duelo, acabou por ser perdulário com três remates, um oportunidade flagrante desperdiçada e três acções com a bola na área do Benfica.
Destaques do Benfica
Di María 7.5
De regresso ao “onze”, o argentino fez um bom jogo, muito dinâmico, soltou o talento com uma grande assistência para o golo inaugural, realizou dois remates, num dos quais ia fazendo um golaço, acertou oito dos nove passes longos que fez, carimbou 14 passes progressivos (máximo no duelo), seis super progressivos – já leva 25 no campeonato -, ganhou sete duelos, perdeu cinco e foi eficaz em três dos cinco dribles tentados.
🇵🇹 55' | Arouca 0-2 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Jogo teve 7 passes super progressivos
4 foram de Di María#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/fpHWUM6NkZ
Orkun Kökçü 6.7
Teve algumas dificuldades no período de maior aperto do Arouca, mas subiu de nível na parte final. Sai de cena com um golo, o segundo na Liga, uma assistência num período em que já actuava sobre o lado esquerdo, falhou 16 passes, metade de risco, venceu sete duelos, perdeu cinco, registou 11 recuperações de posse, 23 perdas (máximo negativo) e cinco acções defensivas.
🇵🇹 45' | Arouca 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Orkun Kökçü falhou 8 passes na primeira parte, 4 deles em zonas de risco#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/5goZL4TbQs
João Neves 6.4
Mais comprometido com as missões defensivas, libertou Kökçü e contabilizou sete duelos vencidos, cinco perdidos, 12 recuperações de posse, dez perdas e cinco acções defensivas.
Arthur Cabral 6.3
Embora não tenha marcado, realizou uma boa partida, demonstrou um bom entendimento com Rafa, movimentou-se por toda a linha de ataque, acabando por fazer um remate, dois passes para finalização, 26 acções com a bola, venceu seis duelos, perdeu nove e sofreu três desarmes.
Musa 6.1
O “suplente” de luxo que não precisa de muitos minutos sempre que sai do banco para facturar. Entrou aos 72 e marcou aos 85. Realizou dois remates, 15 acções com a bola e dois passes desperdiçados em dez feitos.
🇵🇹 88' | Arouca 0-3 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Musa precisa de apenas 73 minutos para marcar ou assistir neste campeonato
Só Banza (63) e Gyökeres (67) fazem melhor#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/0a0IVmp8xH
Morato 5.9
Não dá ao flanco esquerdo a profundidade que Grimaldo dava, mas não compromete e amiúde surge no ataque. O brasileiro protagonizou dois remates, nove passes falhados em 34 (79% de eficácia), sete duelos ganhos, seis perdidos, sete recuperações de posse, 17 perdas e sete acções defensivas.
Aursnes 5.7
Falhou seis passes de risco, carimbou três progressivos, venceu seis duelos, perdeu três, recuperou a posse em sete ocasiões, perdeu-a em 15 e foram seis as acções defensivas.
🇵🇹 73' | Arouca 0-2 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 6, 2024
Aursnes (30) e Di María (25) são os jogadores com mais passes super progressivos na Liga 23/24
Seguem-se Zaydou Youssouf e o Bruno Wilson, com 19#LigaPortugal #FCASLB pic.twitter.com/CxMM2dYgJj
Otamendi 5.6
Ia comprometendo com um passe mal medido – foram cinco os passes de risco falhados -, ganhou cinco duelos, perdeu quatro e obteve 13 acções defensivas.
Trubin 5.6
Foi determinante na forma como deteve o remate de Mujica à beira do intervalo, numa intervenção que evitou 0,8 golos (defesas – xSaves).