Boavista 🆚 Porto | Dragão esbarra em Panteras determinadas

-

O Porto perdeu pontos no Bessa pela primeira vez desde 2007. Num jogo muito disputado na primeira parte, mas de sentido único na segunda, os golos só apareceram na etapa inicial, o primeiro por Toni Martínez, o segundo por Bruno Lourenço, que valeu o empate. Uma igualdade que deixa os “dragões” a cinco do líder Sporting – que goleou esta sexta-feira o Estoril Praia – e pode deixar a quatro do Benfica.

GoalPoint-2024-01-05-Boavista-Porto-Primeira-Liga-202324-Ratings

Porto sempre com o domínio

Boa primeira parte no Bessa, muito disputada e competitiva, com ocasiões para ambos os lados, mas ascendente natural dos “dragões”, que chegaram ao golo aos 23 minutos num lance confuso e finalizado por Toni Martínez. A resposta dos “axadrezados”, porém, não se fez esperar e Bruno Lourenço, aos 28 minutos, desviou de cabeça para o empate.

O jogo prosseguiu até ao descanso de novo com o Porto por cima, com mais iniciativa atacante, mas as “Panteras” conseguiram aguentar a igualdade. Marko Grujić era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.6. O médio acumulava o máximo de acções com bola (54), sete acções defensivas e havia ganho os seis duelos aéreos em que participara, incluindo quatro ofensivos.

No segundo tempo o Porto praticamente não permitiu que o Boavista atacasse. O domínio dos “dragões” foi total, a iniciativa ofensiva tinha praticamente só um sentido, mas a qualidade no momento da finalização era pouca. Nico González foi quem esteve mais perto do golo, aos 72 minutos, mas o seu remate em jeito saiu ligeiramente ao lado, repetindo Namaso nos descontos, num lance semelhante.

Até final destaque para uma escaramuça que acabou com a expulsão do boavisteiro Ibrahima Camará. Com este empate, os “azuis-e-brancos” ficam a cinco ponto do líder Sporting e poderão ficar a quatro do Benfica, que joga este sábado.

[ O Porto instalou-se no meio-campo boavisteiro ]

GoalPoint-2024-01-05-Boavista-Porto-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: João Gonçalves 👑

O Porto esteve sempre por cima no jogo, em especial no segundo tempo, altura em que pressionou bastante na procura do golo da vitória. Nesta fase, o guardião João Gonçalves teve de se aplicar e acabou por ser o melhor em campo. O “axadrezado” terminou com um GoalPoint Rating de 7.3, fruto de seis defesas, quatro a remates na sua grande área, tendo mesmo evitado 1.1 golos (defesas – xSaves).

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Boavista

Bruno Lourenço 6.3

O médio do Boavista gosta de marcar aos grandes e voltou a fazê-lo, com um belo golpe de cabeça. Bruno marcou no único remate que realizou.

Abascal 6.1

O central esteve praticamente intransponível, com destaque para 14 acções defensivas, entre elas quatro intercepções (máximo) e três bloqueios de remate.

Sasso 5.9

Ao seu lado, o francês acumulou dez acções defensivas e ganhou os três duelos aéreos em que participou.

Destaques do Porto

Marko Grujić 7.3

O melhor dos “azuis-e-brancos”. O sérvio cumpriu 97 acções com bola (máximo com Pepe), ganhou todos os sete duelos aéreos ofensivos em que participou e três de quatro defensivos, registou o máximo de recuperações de posse (10) e somou sete acções defensivas.

Pepê 7.3

Um dos mais esclarecidos do “dragão”, o brasileiro foi o mais rematador do jogo, com quatro disparos, dois enquadrados, completou três de quatro tentativas de drible e foi o mais carregado em falta (5), arrancando dois cartões a adversários. 

Evanilson 6.6

É o avançado portista em melhor forma. Evanilson fez a assistência para o golo do Porto, realizou três passes para finalização, ganhou três de cinco duelos aéreos ofensivos e somou dez acções com bola na área contrária (máximo)

Pepe 6.2

Dono do máximo de passes certos (81) e realizados (86), com 94% de eficácia, o central acertou sete de nove longos, fez 17 progressivos e quatro super progressivos e seis recuperações de posse.

Eustaquio 6.1

O médio, um dos jogadores em melhor forma no Porto, saiu aos 69 minutos com números algo discretos. Destaque para um passe de ruptura, oito recuperações de posse e três bloqueios de passe.

Toni Martínez 6.1

O espanhol parece ter recuperado a confiança de Sérgio Conceição e respondeu com um golo oportuno, três remates, todos enquadrados, tendo, porém, desperdiçado uma ocasião flagrante.

Wendell 6.0

O lateral somou o máximo de passes para finalização (4), teve êxito em três de seis cruzamentos e acumulou sete acções defensivas.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.