OFC Porto vai ter pesadelos com a armada espanhola do Arouca. Mujica, Cristo e Jason arrasaram os “dragões” e embalaram os arouquenses na primeira vitória em casa diante do conjunto da Invicta. Numa partida intensa e emocionante, mas nem sempre bem jogada, a equipa de Daniel Sousa entrou literalmente a marcar, aguentou a resposta contrária, traduzida num golo de Evanilson, e foi mordaz nos contra-ataques. Francisco Conceição ainda reduziu, mas já foi tarde e os portistas deram (mais) um passo em falso na luta pelo título. À sétima tentativa, os “lobos” derrotaram pela primeira vez os portistas em casa.
“Lobos” espanhóis arrasam dragões
Não faltou animação em Arouca. Soou o apito inicial e, instantes depois…, a equipa da casa ficou na dianteira do marcador por obra e graça do suspeito do costume, Rafa Mujica, assistido por Cristo González. Os “dragões” foram lestos na resposta e, na conversão de uma grande penalidade, Evanilson deixou tudo empatado.
🇵🇹 5' | Arouca 1-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Digam uma dupla atacante melhor#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/YUSdximyQ1
🇵🇹 9' | Arouca 1-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Evanilson faz o empate
É ele próprio que ganha a grande penalidade, e está feito o 9º golo do brasileiro na Liga 23/24#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/7Rc3L83ikE
O ascendente “azul-e-branco” prosseguiu, era imensa a facilidade em penetrar o bloco contrário, mas as más decisões nos momentos da definição iam bloqueando a “remontada”. Os arouquenses não atacavam muito, mas sempre que o fazia eram quase letais. Foi assim que, num contragolpe, Pedro Santos centrou, a bola resvalou em Jason e Pepe acabou por desviar com uma das mãos, falta assinada que Cristo converteu da marca dos 11 metros.
🇵🇹 30' | Arouca 2-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Pepenalti por bola na mão e Cristo González não perdoa#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/5ogf1qaE57
Evanilson ainda festejou, mas estava em posição irregular e, em mais uma incursão, Mujica ficou a centímetros do 3-1. Até ao intervalo, registo para a saída por lesão de Alan Varela e para a entrada de Stephen Eustaquio. Pela primeira vez esta época, a equipa de Sérgio Conceição consentiu dois golos na primeira parte de um jogo.
🇵🇹 42' | Arouca 2-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Últimos 4 remates foram do Arouca
FCP não dispara há 15 minutos#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/cTPKv4Vuwk
Ao intervalo, Cristo era o jogador com maior projecção. O espanhol tinha um golo, uma assistência, três passes para remate, três recuperações, cinco perdas e um GoalPoint Rating de 7.0.
🇵🇹 INTERVALO | Arouca 2-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
🟡 Arouquenses surpreendem dragão ao intervalo
🟡 Anfitriões marcaram no 1º minuto
🟡 Já houve 2 penáltis, ambos convertidos#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/wqgskLoLL6
🇵🇹 Arouca 2-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Cristo González 🇪🇸 7.0 🔝
🥈 Rafa Mujica 🇪🇸 6.7
🥉 Wenderson Galeno 🇧🇷 6.4
🔻 Jason Remeseiro 🇪🇸 4.5#LigaPortugal #FCAFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/lSrWnIum1X
A etapa final manteve o ritmo intenso e os lances de perigo nas duas áreas. O FC Porto rondou o empate, Francisco Conceição e Evanilson eram os mais inconformados, mas De Arruabarrena ia-se agigantando e mantendo a vantagem dos anfitriões, que sempre que ripostavam deixando Diogo Costa e companhia em sobressalto.
🇵🇹 66' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Evanilson já sofreu 6 faltas, tantas como toda a equipa do Arouca#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/WfchnmwkmA
Cristo ameaçou, Mujica fez o mesmo, mas foi o outro elemento da armada espanhola, Jason, quem dilatou a vantagem com um golaço.
🇵🇹 61' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Faltava este da armada espanhola!
Jason faz o 3-1, após passe de David Simão#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/QQEHeSkIdj
Sérgio Conceição refrescou a equipa, chamou Taremi – regressado da participação do Irão na Taça Asiática –, os portistas ainda encurtaram distâncias por intermédia de Francisco Conceição, mas já foi tarde e os visitantes terminaram o duelo reduzidos a dez elementos após a expulsão de Fábio Cardoso no período de descontos.
🇵🇹 84' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Taremi tocou uma vez na bola nos primeiros 15 minutos que esteve em campo
Ali#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/c98bSE6jIK
🇵🇹 87' | Arouca 3-2 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Reduz Chico!
Sérgio aguentou o filho até ao fim e teve a recompensa#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/VHQQn6rg4g
Com o desaire, o FC Porto – sofreu pela primeira vez na Liga três golos e já perdeu 18 pontos, mais do que os 17 que deixou cair na última temporada – fica a sete pontos do duo da frente, podendo a distância ficar em dez pontos caso o Sporting vença o Famalicão na partida que tem em atraso. Já o Arouca venceu pela primeira vez o quarto desafio consecutivo na primeira divisão e ocupa o sétimo posto da tabela com 28 pontos.
[ Porto mais subido, mas de nada lhe valeu ]
MVP GoalPoint: Cristo González 👑
O avançado de 26 anos está a fazer uma época de sonho e, na noite desta segunda-feira, voltou a ser decisivo com mais um golo – o nono na prova e o 12.º em todas as competições – e foi um verdadeiro pesadelo para o FC Porto, tendo preenchido a folha de serviços com dois remates, uma assistência, num total de três passes para remate, 30 acções com a bola – duas na área adversária -, quatro recuperações de posse, oito perdas e duas acções defensivas. Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 6.7, e poderia ser mais, caso não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante.
🇵🇹 Arouca 🆚 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Cristo González 🇪🇸 descobriu Mujica no 1-0 e fez ele próprio o 2-1, de grande penalidade ⭐️#LigaPortugal #FCAFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/2sCuvqxhVW
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Arouca
David Simão 6.3
Foi o pêndulo do arouquenses com uma assistência, quatro passes progressivos, três passes falhados em 19 feitos, venceu um duelo, perdeu sete, atingiu as seis recuperações de posse, oito perdas e oito acções defensivas.
🇵🇹 81' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
David Simão não falhou nenhum passe até agora#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/U3OoBAzBCS
Jason Remeseiro 6.2
Foi crescendo de produção com a passagem dos minutos, tendo colocado a cereja no topo da exibição com o golaço que assinou. Ao todo, foi responsável por quatro remates, 36 acções com a bola, cinco duelos ganhos, seis perdidos, quatro recuperações e sete perdas.
Rafa Mujica 6.2
Incansável, voltou a fazer mais uma grande partida, destacando-se, desta feita, com cinco remates – máximo da noite -, um golo, uma condução progressiva, três recuperações de posse, dez perdas e dois cartões conquistados.
🇵🇹 1' | Arouca 1-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Quase ainda não tinham desligado a música e Mujica inaugurava o marcador!
13º golo no campeonato para o espanhol!#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/0RSU3VwP9Q
Destaques do Porto
Evanilson 6.5
Foi a unidade em foco do lado “azul-e-branco” com três remates, um golo – o nono na prova -, 28 acções com a bola, seis das quais na área do Arouca, ganhou oito duelos, perdeu cinco, gizou três conduções progressivas, seis perdas de bola e sofreu seis faltas (máximo no duelo).
🇵🇹 66' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Evanilson já sofreu 6 faltas, tantas como toda a equipa do Arouca#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/WfchnmwkmA
Galeno 6.5
Até aos 28 minutos, foi uma espécie de flecha com mira apontada à baliza do Arouca. Quase sempre perigoso nesta fase, carimbou três remates (dois enquadrados), três centros (um eficaz), quatro passes falhados, 44 acções com a bola – 11 das quais na área adversária – recorde esta noite -, levou a melhor em sete duelos, perdeu quatro e acumulou 11 perdas da posse, uma das quais esteve na origem do lance que desencadeou o 2-1.
Nico González 6.5
O médio esteve num bom plano com um remate, três passes para remate, acertou 36 dos 41 passes que fez (eficácia de 88%), venceu oito duelos, foi eficaz em quatro dos cinco dribles que arriscou, recuperou a bola em quatro ocasiões, perdeu-a em sete e foram cinco as acções defensivas.
Francisco Conceição 6.1
Quatro remates, um golo, dois cruzamentos (um eficaz), sete passes progressivos recebidos, cinco acções com a bola na área adversária, quatro duelos ganhos, sete perdidos, um cartão amarelo e dez perdas de bola.
🔝 Jogadores que precisam de menos tempo até ver cartão na #LigaPortugal 23/24*
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
1⃣ Ygor Nogueira 🇧🇷 (GDC) 87''
2⃣ Francisco Conceição 🇵🇹 (FCP) 97''
3⃣ Dener Clemente 🇧🇷 (PSC) 134''
4⃣ João Graça 🇵🇹 (RAFC) 141''
5⃣ Matheus Pereira 🇧🇷 (FCV) 142''
*mínimo 700 minutos jogados pic.twitter.com/rXDWcyzKDS
Diogo Costa 6.1
Ainda tentou adiar a festa do Arouca com três defesas, duas saídas pelo ar eficazes e três passes super progressivos.
Wendell 5.9
Tentou fazer a diferença no ataque com três remates (todos desenquadrados), 89 acções com a bola, nove duelos conquistados, oito perdidos, 15 perdas da bola (máximo no jogo) e oito acções defensivas.
Taremi 5.0
Lançado em cena aos 68 minutos, acabou por não conseguir “entrar no jogo”. Contabilizou apenas três acções com a bola, uma falta sofrida e um fora-de-jogo acumulado.
⚠️ As 3 ações com bola de Taremi 🇮🇷 nos 31 minutos que esteve em campo
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Uma delas foi… um lançamento lateral#LigaPortugal #FCAFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/vYxCepEtXS
🇵🇹 84' | Arouca 3-1 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Taremi tocou uma vez na bola nos primeiros 15 minutos que esteve em campo
Ali#LigaPortugal #FCAFCP pic.twitter.com/c98bSE6jIK
Pepê 4.9
Não apareceu para desequilibrar e passou ao lado da partida. Não realizou nenhuma acção de ataque relevante, das 50 acções com a bola, duas foram na área do Arouca, ganhou seis duelos, perdeu quatro e registou 12 perdas de bola.
Fábio Cardoso 4.9
Muitas dificuldades para travar a fúria espanhola do Arouca, acabou o jogo expulso. Até esse momento, tinha acumulado cinco recuperações de bola, seis perdas, sete acções defensivas e duas faltas cometidas.
Fábio Cardoso 🇵🇹 foi apenas o 4º jogador a ver mais do que um cartão vermelho 🟥 em jogos da #LigaPortugal 23/24
— GoalPoint (@_Goalpoint) February 12, 2024
Ygor Nogueira 🇧🇷 (Chaves), Riccieli 🇧🇷 (Famalicão) e Tiago Morais 🇵🇹 (Boavista) foram os outros pic.twitter.com/cHIiem5jwH
Pepe 4.4
Responsável por duas faltas, uma das quais originou a grande penalidade que “deu” o 2-1 a Cristo, dois remates, sete passes progressivos, quatro duelos vencidos, quatro perdidos e oito perdas de bola.
João Mário 4.4
Teve a pior nota do jogo. Não foi eficaz em nenhum dos quatro centros feitos, fez apenas uma recuperação de bola e perdeu a bola por 11 vezes.